› Mulher › Notícias
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Notícias
 
Drogas experimentais eliminam bactérias da infecção vaginal
Sexta, 16 de agosto de 2002, 13h41

Dois microbicidas vaginais que estão sendo estudados como forma de evitar infecções pelo HIV em mulheres mostraram-se capazes de eliminar as bactérias causadoras de uma infecção bastante comum na vagina: a vaginite bacteriana (VB).

De acordo com os pesquisadores, os resultados sugerem que esses compostos - que, em testes de laboratório, foram eficientes para inibir o HIV e outros patógenos transmitidos pelo contato sexual - podem oferecer uma nova maneira de combater a VB.

As conclusões indicaram ainda que o uso dos microbicidas na prevenção do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis não prejudicaria o equilíbrio bacteriano saudável existente na vagina nem aumentaria o risco de VB, informaram os autores.

O trabalho da equipe de Lourens J. D. Zaneveld, do Rush-Presbyterian-St. Luke's Medical Center, em Chicago (Illinois), foi publicado na edição de agosto da revista Antimicrobial Agents and Chemotherapy.

Os microbicidas vaginais são compostos que servem como uma barreira vaginal contra a infecção por patógenos transmitidos por via sexual. A esperança é que esses produtos em estudo também ajudem a combater a epidemia de Aids, especialmente entre as mulheres que vivem nas nações em desenvolvimento mais atingidas.

No estudo atual, a equipe avaliou dois novos microbicidas, atualmente em fase de testes clínicos: o sulfonato de polistireno e o sulfato de celulose. Ao menos nos testes feitos em laboratórios, os compostos inibiram o crescimento de vários tipos de bactérias que provocam a VB.

A vaginite bacteriana é a forma mais comum de infecção vaginal que afeta mulheres na idade reprodutiva. Algumas vezes, a doença se caracterizada por sintomas como corrimento, dor e ardência. Geralmente, a infecção não provoca grandes problemas, mas pode aumentar a suscetibilidade feminina à infecção por HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis.

A VB ocorre quando o equilíbrio normal entra as bactérias "boas" e "ruins" existentes na vagina é quebrado, e os microrganismos prejudiciais conseguem prosperar. Existe a preocupação de que o uso regular de microbicidas vaginais possa quebrar esse equilíbrio e aumentar o risco de VB.

Segundo a equipe, as conclusões indicaram que essa preocupação não deve ocorrer com esses dois microbicidas. Embora existam drogas disponíveis para combater a VB, "valeria a pena" testar os dois microbicidas como forma alternativa de tratamento, escreveram os pesquisadores.

Reuters Health

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade