BELEZA E SAÚDE
Notícias de Beleza
Notícias de Saúde
Entre em Forma
TotalFit
IstoÉ Saúde
Plástica & Beleza
Spa Virtual
Terra Saúde

CARREIRA
Profissão

ESOTERISMO
Monica Buonfiglio
Horóscopo
Porto do Céu
Revista Planeta

RELACIONAMENTO
Almas Gêmeas
Martha Medeiros
Seduzindo
Afinidades astrais
Sexo & Namoro

GASTRONOMIA
Água na Boca
Luiz Cintra
Receitas
Vinhos

CHAT
Converse na sala
Viva a Mulher


GRAVIDEZ E FILHOS
Meu Bebê

ELES
The Boy
Guia do Homem

GERAL
Bela

MODA
Exclusivo!
MorumbiFashion

BELEZA E SAÚDE
Lute contra a tensão com a aromaterapia
Quarta, 18 de julho de 2001, 11h30

A correria da vida moderna quase sempre tira o tempo em que podemos relaxar e cuidar da nossa saúde. Existem, no entanto, uma série de tratamentos que podem ser usados para combater os males do estresse, nem que seja apenas uma hora por semana. Uma das armas que temos contra estes males é a aromaterapia, que proporciona bem-estar físico, mental e espiritual.

A aromaterapia usa óleos essenciais que podem ser combinados com banhos, massagens, escalda-pés e outras delícias que proporcionam momentos de relaxamento e aliviam a tensão. Os óleos essenciais usados na aromaterapia equilibram as emoções e cuidam da saúde e da beleza de todo o corpo. São a alma das plantas e possuem, em cada uma de suas gotas, o princípio ativo de sua espécie de origem.

Tratamento para a mente e o corpo
Os óleos são extraídos de flores, como a lavanda, o gerânio, a rosa e o jasmim; de frutas, como o mandarim e o limão, de madeiras, como o sândalo e o cedro; e de ervas, como o alecrim e a menta. Existem mais de 30 tipos de óleos essenciais e cada um deles possui mais de 100 componentes que atuam em conjunto, tratando a mente e o corpo.

Quando inalado, o aroma deste óleo chega ao cérebro, onde passa a liberar substâncias de efeito relaxante ou estimulante. Em contato com a pele, são capazes de estimular o metabolistmo, ativar a circulação sangüínea e fortalecer o sistema imunológico. A aromaterapia também pode funcionar como auxiliar em tratamentos psicológicos. Ao sentir um determinado odor, a pessoa pode resgatar histórias alegres ou tristes da infância ou de um passado recente.

Poder concentrado
Com exceção da lavanda e da rosa, os outros óleos não devem ser passados puros sobre a pele, já que são muito concentrados e devem ser diluídos em óleos-base. A proporção deve ser de cinco gotas de óleo essencial para 10ml de óleo base. Os cítricos (laranja, limão), devem ser evitados, mesmo diluídos, quando você for se expor ao sol, porque causam queimaduras e manchas na pele.

Para criar um aroma mais harmonioso ou para realçar a ação medicinal, os óleos podem ser misturados entre si com moderação. Para finalidades terapêuticas, é recomendável misturar no máximo três óleos. Mais do que essa quantidade corre-se o risco de alterar a estrutura molecular dos óleos e a ação no organismo passa a ser diferente da esperada. É melhor fazer a mistura dos óleos na hora em que forem ser utilizados, em pequenas quantidades.

Para saber mais como aproveitar os segredos da aromaterapia, procure uma clínica ou loja especializada.

Terra Espanha



    Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados.
All rights reserved. Aviso Legal