Gravidez de famosas é diferente das mulheres anônimas

“Gravidez de famosas é diferente das mulheres anônimas”, diz médico

Michelle Achkar

Apesar de tantas informações disponíveis, a gravidez ainda é cercada de mitos, muitos deles reforçados pela imposição de um padrão de beleza que deve ser mantido mesmo durante a gestação.

Hoje se sabe que a mulher não pode e não precisa engordar 30 kg (recomenda-se de 9kg a 12 kg), mas também não precisa ficar comparando sua silhueta a de modelos com a alemã Claudia Schiffer, que aos oito meses de sua terceira gravidez poderia participar de um desfile de moda. Também não dá para comparar com as atuais celebridades brasileiras grávidas, cada uma com um perfil e um tipo de gravidez diferente, como Adriane Galisteu, Juliana Paes, Flávia Alessandra, Giovanna Antonelli, Vanessa Giácomo, entre outras. O controle de peso não é necessário apenas para a boa forma feminina, mas à saúde do feto, que recebe a quantidade de açúcar ingerida pela mãe. Dieta equilibrada e exercícios físicos, com acompanhamento médico, são os principais cuidados ao lado de um pré-natal durante os nove meses de gestação.

É bom lembrar também que alguns tratamentos estéticos devem ser evitados durante a gestação, por falta de estudos que comprovem ou não se prejudicam o bebê, como a aplicação de Botox. Além de não aumentar muito o peso, outros requisitos são imprescindíveis para que a pele volte ao normal após o parto. O uso de produtos para hidratação, como óleo de amêndoas ou de semente de uva para evitar estrias; protetor solar, para minimizar ou tentar evitar as possíveis manchas produzidas por alterações hormonais; manter uma atividade física recomendada pelo médico também são importantes.

Veja quais os principais cuidados que grávidas de perfis diferentes devem ter no quesito saúde. O médico Eliano Pellini, ginecologista e chefe do setor de sexualidade da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, comenta as atitudes e o tipo de gestação de algumas das famosas.

Especial para Terra

Fotos: Fabio Guinalz AgNews

Terra