› Mulher › Mães e Filhos
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Mães e Filhos
 
Quando você não tem férias para acompanhá-lo

Férias:
» Introdução
» Esportes que estimulam
» Quando você não tem férias
» Acampamento é uma boa opção?
» Férias não são tempo de culpa
» Férias de verão: confira os cuidados com a saúde da criançada
» Opine: qual é a melhor opção para as férias das crianças?

Veja também:
» Programas para fazer com eles
» Joguinhos para passar o tempo
» Os cuidados para viajar com eles

Segundo a psicóloga Denise Arduim, criança geralmente gosta de ficar em casa, ou seja, num ambiente familiar. Se você está sem tempo para acompanhá-la o dia inteiro, veja a possibilidade de deixá-la com algum parente ou amigos. "Mesmo que a mãe trabalhe e não consiga reservar aos filhos muito tempo, a avó, por exemplo, pode preencher esse espaço, até mesmo a babá ou uma empregada de confiança", afirma Denise.

A solução encontrada nas férias por Nilce da Silva, cientista social, professora da Faculdade de Educação USP, foi levar as filhas para o trabalho. "Quando elas eram menores (hoje, uma tem sete e a outra, 14 anos), eu pagava as levava para o trabalho ou pagava uma escolinha nas férias. Eu não acho que passar a tarefa de cuidar para os avós seja a melhor solução. A não ser que eles se ofereçam", completa.

Uma solução encontrada por muitos pais que trabalham é fazer um "rodízio de filhos". O que é isso? É um acordo entre os pais para que um se responsabilize por algumas crianças durante um dia da semana. O importante deste acordo é que as crianças sejam amigas e gostem de passar o tempo na casa de outra pessoa. "Eu já estou bolando um rodízio com algumas amigas que moram perto. Como meu filho gosta de brincar com as crianças delas, esta foi a solução mais prática que encontrei", afirma Regina Crivelli, 35 anos.

Se você quiser matriculá-la num curso, não veja esta opção como um modo de "tampar buraco". "O ideal é uma semana de curso e três semanas de férias, pois ela precisa de descanso", afirma a psicóloga.

Se seu filho já for um adolescente, surge mais uma dúvida. Deixá-lo viajar com um amigo é uma boa? O ideal é que ele sempre viaje acompanhado dos pais da outra criança. Tente conhecer a família antes. Desta forma, você ficará mais tranqüila e as chances de algo dar errado serão mínimas.

Ana Paula Lima e Daniela Noyori/ Redação Terra

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade