› Mulher › Mães e Filhos
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Mães e Filhos
 
Esportes que estimulam a criatividade e confiança

Férias:
» Introdução
» Esportes que estimulam
» Quando você não tem férias
» Acampamento é uma boa opção?
» Férias não são tempo de culpa
» Férias de verão: confira os cuidados com a saúde da criançada
» Opine: qual é a melhor opção para as férias das crianças?

Veja também:
» Programas para fazer com eles
» Joguinhos para passar o tempo
» Os cuidados para viajar com eles

Se você quiser ocupar seu filho com uma atividade empolgante e educativa, a melhor solução é optar pelos esportes. Ainda mais porque é bem provável que ele não queira deixar essas aulas mesmo depois das férias acabarem.

Outro ponto a favor para os pais que trabalham é que o esporte gasta a energia da criança e ela não ficará em casa andando de uma lado para o outro pronta para fazer arte. Veja o que alguns esportes estimula na criança:

- Natação e capoeira, por exemplo, são esportes individualistas. A natação faz muito bem à saúde, mas não estimula o convívio em grupo. A capoeira, por exemplo, é um esporte no qual a criança aprende os movimentos sozinha.

- Futebol, vôlei e basquete: estimulam o espírito de equipe. Isso acaba se refletindo em casa e na escola. Os esportes coletivos são atividades propícias para fazer novos amigos. Nas férias, longe dos coleguinhas de classe, a criança pode se sentir um pouco sozinha se não tiver algo que substitua esses laços.

- Circo: aulas de trapézios, malabares e cama elástica. Crianças acima de sete anos podem aprender a andar com perna de pau e a fazer números aéreos. O mais legal desta atividade é que a criança aprende a ter consciência de próprio corpo (noção de equilíbrio, flexibilidade...)

- Equitação: além de aprender noções de montaria, como galope e trote sentado, a criança vai conviver diretamente com os animais. Ótima oportunidade para um contato mais estreito com a natureza.

- Surfe: Na praia ou na piscina (sim, dá para ter aulas de surfe também num clube ou academia), a criança aprende a subir na prancha, sentar, remar e se equilibrar nas ondas.

Também não se esqueça das atividades de iniciação musical e pequenos trabalhos manuais. Eles aumentam a auto-estima. Exemplos:

- Música, em geral

- Pintura (oficinas de óleo sobre tela)

- Poesia (oficinas de mímicas, dramatizações)

- Teatro de máscaras

- Culinária

- Dobraduras

- Jardinagem

Ana Paula Lima e Daniela Noyori/ Redação Terra

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade