› Mulher › Beleza e Saúde
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas

Beleza e Saúde
 
Hormônio do estresse pode causar acne e deixar pele oleosa

Um hormônio associado ao estresse, que afeta a liberação de óleos na pele, pode ser uma causa potencial de problemas cutâneos, como pele excessivamente oleosa ou seca, explicando a relação entre o estresse e o aparecimento da acne, afirmaram pesquisadores alemães.

"O estresse pode aumentar a produção de neuropeptídios na pele que regulam a oleosidade", disse o principal autor do estudo, Christos C. Zouboulis, vice-presidente do Departamento de Dermatologia da Universidade Livre de Berlim, Alemanha. "Essa é a primeira vez que uma evidência clara foi mostrada."

Pesquisas anteriores sugerem uma ligação entre o estresse ambiental e o desenvolvimento da acne. Os pesquisadores suspeitavam que a presença desse hormônio ligado ao estresse nas glândulas da pele poderia ser o mecanismo responsável.

Os cientistas estudaram o hormônio liberador da corticotropina, ou CRH, que mostrou ter uma função central na reação do corpo ao estresse. Zouboulis e sua equipe examinaram se o hormônio estava presente e agia nas glândulas sebáceas, que estão localizadas na pele e liberam óleos sebáceos.

No artigo, publicado na edição de 14 de maio da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores confirmam que, além de ser produzido pelo sistema nervoso central, o CRH também é feito pelas glândulas sebáceas da pele. Eles também descobriram que o hormônio pareceu estimular as glândulas da pele para aumentar a produção de óleos.

No entanto, o efeito do hormônio sobre a pele também foi influenciado pela presença de outros hormônios, como o do crescimento e a testosterona, indicando que a interação é mais complicada do que a simples relação causa e efeito. "Na verdade, provavelmente não há apenas um hormônio, mas a situação do jogo entre os jogadores diferentes", disse Zouboulis.

Caso esses resultados forem confirmados em mais estudos e em experimentos com pessoas, o CRH e um bloqueador de CRH poderiam ser produzidos em forma de remédio para ajustar a liberação de óleos pelo corpo, observou o co-autor da pesquisa, Samuel M. McCann, do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington, da Universidade de Louisiana, em Baton Rouge.

"Isso precisa ser checado em um tecido intacto e também "in vivo", para saber se será terapeuticamente vantajoso", disse McCann. "Vamos levar algum tempo para provar isso, mas há muitas esperanças."

Reuters Health

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade