› Mulher › Especial
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Especial
 
Mulheres estão cada dia mais empreendedoras

Histórias
» Introdução
» Idéias financiadas
» A pecuarista
» A jornalista
» A vice-presidente
» A mulher da tecnologia
» Da física para a comunicação
» As mulheres do passado
O papel da mulher na sociedade cresce a cada dia e já não há como negar sua importância em termos econômicos. No Brasil, elas representavam, em 2003, 46% dos empreendedores do País, contra 29%, em 2000, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). O número de famílias chefiadas por mulheres também tem crescido significadamente. De acordo com o IBGE, o aumento foi de 30% entre 1993 e 2003.

O reflexo dessas mudanças é sentido no dia-a-dia das mulheres e das instituições. Um exemplo é o Sebrae, uma das mais importantes instituições ligadas ao empreendedorismo, que criou o Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora para reconhecer iniciativas femininas bem-sucedidas.

A gerente da área de educação da instituição, Mara Elaine de Castro Sampaio, diz que as mulheres começam seus negócios a partir de uma necessidade ou por perder o emprego ou porque não trabalhavam e agora têm que assumir a chefia da casa.

Para Mara Elaine, as mulheres geralmente são mais flexíveis para conduzir uma equipe e têm mais facilidade para agir coletivamente e para negociar.

Segundo a gerente do Sebrae, a instituição atendeu, entre 2001 e 2004, 2.740 mulheres no Empretec, um programa desenvolvido pela ONU e realizado no Brasil pelo Sebrae para despertar nos participantes as características necessárias para gerenciar com sucesso o seu negócio. Nos cursos de gestão, que duram menos tempo, o Sebrae recebeu 28 mil mulheres entre janeiro de 2003 e janeiro de 2005.

Redação Terra

 Volta | Capa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade