› Mulher › Especial
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Especial
 
Sobre Carlos Castaneda

Castaneda
» Aprendizes de Castaneda fazem seminário no Brasil
» Sobre Carlos Castaneda
» Sobre o Seminário
"Sempre que o diálogo interno pára, o mundo desaba e surgem extraordinárias facetas novas, como se estivessem cuidadosamente guardadas por nossas palavras." - A Roda do Tempo, Carlos Castaneda.


De Carlos Castaneda pouca coisa se sabe com certeza. Há muita controvérsia sobre sua origem. Ele pode até ter nascido no interior de São Paulo! Castaneda seguiu a orientação de Don Juan, um índio Yaqui de Sonora, México, que recomendou a ele apagasse sua história pessoal como parte de seu aprendizado. Por isso sua vida pessoal sempre esteve envolta em mistério.

Nos anos 60 Castaneda desenvolvia estudos de pós-graduação em antropologia na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Em suas pesquisas de campo, conheceu Don Juan, que passou a ser a principal fonte de seu trabalho acadêmico.

Ao longo dos anos, Don Juan ampliou sua influência sobre Castaneda, tornando-se seu guia na busca de desenvolvimento e conhecimento pessoal. Este extenso conjunto de conhecimentos, originados a partir da antiga cultura Tolteca, da época pré-colombiana, foi transmitida oralmente ao longo dos séculos. Os praticantes dos ensinamentos eram chamados de feiticeiros, ou guerreiros. Os líderes de um grupo de feiticeiros era conhecido como Nagual. Don Juan Matus, ele próprio, era um Nagual, e liderava um desses grupos.

Ao longo do tempo, e através dessa figura quase mítica que é Don Juan, Castaneda vai se envolvendo cada vez mais com a filosofia e os conceitos do misterioso mundo dos Naguais. Don Juan explicou que os antigos feiticeiros descobriram, através de práticas que desafiam os limites do que conhecemos como realidade, que é possível aos seres humanos perceber a energia tal como ela flui livremente no universo. Este fato traz decorrências práticas e diretas na vida, podendo ser usado com propósitos objetivos.

Num determinado momento o próprio Castaneda se torna o novo Nagual e, portanto, herdeiro da tradição da linhagem de Don Juan, conhecida como "Caminho do Guerreiro." Esta reviravolta é contada ao longo da obra de Castaneda.

Seus livros relatam as experiências, conhecimento e percepção da vida que Don Juan lhe ensinou. Segundo Castaneda "São necessários anos de treinamento para que possamos lidar inteligentemente com o mundo cotidiano. Nosso aprendizado - seja ele raciocínio ou tópicos formais - é rigoroso, porque o conhecimento que tentamos aprender é muito complexo. O mesmo critério se aplica ao mundo dos feiticeiros: seu aprendizado, baseado em ensinamentos orais e na manipulação da consciência, embora seja muito diferente do nosso, é igualmente rigoroso, porque seu conhecimento é tão, ou talvez ainda mais, complexo".

Um Encontro com o Silêncio Interior - Seminário sobre os Passes Mágicos de Carlos Castaneda
Hotel Fazenda Spa Ch'an Tao, Serra do Japi - Jundiaí, SP, no dia 28 de novembro.
Mais informações: www.tensegridade.com.br

Redação Terra

 Volta | Capa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade