› Mulher › Especial
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Especial
 
As propriedades da cor



Cromoterapia
» As cores pintam beleza
» As propriedades da cor
Veja também:
» Saiba como ter harmonia em casa com o Feng Shui
Este tratamento vem sendo utilizando desde que no século XIX, Edwin Babbitt publicou sua teoria global prescrevendo cores específicas para uma série de infeções. Anos depois, o teste de Lüscher demonstrava que as cores estimulam diferentes partes do sistema nervoso. As cores são determinantes no estado de ânimo da pessoa, por isso escolher uma ou outra pode ser decisiva para melhorar.

Depois dos passos do dinamarquês Niels R. Finsen, Prêmio Nobel 1903 e especialista em tratamentos de cromoterapia, muitos médicos e psicólogos coincidem em afirmar que conhecendo com detalhe as preferências dos pacientes pelas cores, podem fazer um diagnóstico muito preciso de seu estado de saúde e de ânimo, de seu caráter, de suas capacidades e habilidades, além de ter uma idéia bastante exata das ansiedades e desejos, assim como do stress que os pacientes padecem.

As cores, asseguram, podem ser muito beneficentes e também nocivas, embora não seja fácil estabelecer regras de influência, pois tudo depende da reação concreta que geram em cada paciente. Os especialistas em cromoterapia associam as cores e as emoções da seguinte forma:

Azul: É a cor da tranqüilidade. Atua como calmante, ajuda a conciliar o sono, além de atenuar as dores menstruais, as dores de cabeça e os transtornos estomacais. Por seu efeito relaxante, é muito recomendável para pintar as paredes do quarto.

Verde: Proporciona maior atividade cerebral, acalma o estado de ânimo e atua como desintoxicante. É a cor do relaxamento por excelência, reduz a tensão.

Amarelo: Estimula a capacidade intelectual e o aparelho digestivo, curas as dolências hepáticas e as dores musculares, eleva o ânimo, proporciona otimismo e alegria, portanto se converte em uma cor imprescindível para as pessoas com tendência à melancólica e à tristeza.

Violeta ou lilás: Intensifica a capacidade intelectual das pessoas, ambas são cores muito relaxantes. Em tratamento, ajuda a solucionar problemas de baço, circulatórios e nervosos, além de reduzir a angústia.

Vermelho: Aumenta a tensão, incrementa a circulação sangüínea, é cicatrizante e eleva a libido. Também consegue fazer com que os mais preguiçosos trabalhem.

Laranja: É a cor da vitalidade, alegria e felicidade. Em tratamento, ajuda a se desfazer do medo, dos estados depressivos e obsessivos. É tonificante, desperta o apetite e favorece as relações sexuais.

Preto: Aumenta o cansaço do corpo, exige um maior desgaste de energia no organismo. Após um dia inteiro vestido de preto se pode sentir particularmente esgotado e deprimido.

Rosa: Limpa a mente de pensamentos negativos, proporciona energia e suaviza o caráter, estendendo para a doçura, a constância e a delicadeza.

EFE

 Volta | Capa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade