› Mulher › Especial
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Especial
 
Concilie os filhos e o trabalho

Trabalho x Filhos:
» Introdução
» Como organizar seu tempo
» Faça um plano de carreira
» Supra a carência de seu filho
» Dê a sua opinião

Veja também:
» Ele já tem filhos. E agora?
» Tudo sobre casamento
» Acabe com as briguinhas
» Os dez inimigos da relação
» Divórcio. O que fazer nessa hora?

Você quer ser uma grande profissional ou uma grande mãe? Há pessoas que afirmam que não dá para ser as duas coisas ao mesmo tempo. O fato de uma mulher trabalhar pressupõe que a educação de seus filhos sempre terá uma lacuna, algo que nehuma avó, escola ou babá conseguirão suprir? Será que as mães que trabalham mantêm relacionamentos tão bons com seus filhos quanto as mães que estão em casa em período integral? Essas e outras dúvidas estão sempre presentes na vida de algumas mulheres. Mas, o que fazer?

"A partir da década de 60 a condição da mulher avançou bastante. Temos que ter muito jogo de cintura para lidar com essa situação. Ser maleável é requisito fundamental para as mulheres que querem ser uma boa mãe e ótima profissional", afirma Cristina Spera, gerente de conteúdo da empresa de Recursos Humanos Bumeran do Brasil. "Eu mesma tive que me readaptar quando nasceu minha filha. Eu estava com 24 anos, era recém-formada e optei por trabalhos com horários 'formais'. Meus sábados e domingos eram só para minha filha. Trabalhei muito como free lancer para que meu tempo com ela fosse maior", completa.

E o que dizem os psicólogos? Trabalho e filhos são incompatíveis? Madalena Ramos, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Casal e Família da PUC-SP, diz que não se observam grandes diferenças entre crianças de mães que trabalham e das que ficam em casa, desde que a figura materna e paterna estejam presentes quando possível.

"Há pequenas deficiências nas duas situações. A mãe que trabalha pode se sentir meio constragida em impor limites ao filho. Ela não quer estragar o pouco momento que passa com a criança, então deixa de lado as broncas na hora que elas deveriam e precisavam ser dadas. Mas a mãe que fica o dia inteiro em casa também pode 'falhar'. Ela é capaz de passar o dia inteiro num canto da casa e a criança no outro", completa a psicóloga. Ou seja, preze pela qualidade do tempo que você passa com seu filho. Às vezes, a quantidade não é a melhor opção.

Daniela Noyori/ Redação Terra

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade