Fotos: Roberto Oliveira
[ TRÊS ANOS SEM CHICO SCIENCE ]

[ MESTRE INSUPERÁVEL ]

[ ORIGINALIDADE ]

[ UMA GRANDE LIÇÃO ]

[ PERNAMBUCO PASSOU A INFLUENCIAR ]

[ MÚSICAS ]

 
Com Chico, Pernambuco Passou Também a Influenciar

Mais que um fenômeno musical, ele foi um fenômeno cultural que, em tão pouco tempo, modificou profundamente a maneira do pernambucano se ver.

por Pedro Mendes


 
A meu ver, não há prova maior de pernambucanidade do que a música de Chico Science e o movimento Mangue Bit. A Nação Zumbi e Chico, em particular, quase que literalmente resgataram a cultura pernambucana de um lago de águas paradas e a colocaram dentro do mangue. Não há nada mais vivo, revigorante, pleno de riqueza e harmonia que os manguezais que circundam Olinda e o Recife. E a música de Chico Science e de seus companheiros tem esta fertilidade.

Mais que um fenômeno musical, ele foi um fenômeno cultural que, em tão pouco tempo, conseguiu modificar profundamente a maneira de o pernambucano ver a si mesmo, fortalecendo praticamente todos os setores da cultura local - teatro, cinema, pintura, moda - e influenciando artistas de vários estados mesmo antes de deixar o Recife.

Hoje, Pernambuco tornou-se uma vitrine cultural brasileira, elevando assim a auto-estima da nossa população, que deixou de ser apenas um povo meramente influenciado para torna-se uma "nação" influenciadora.

 


 

Outras matérias

 

  • Chico Science & Nação Zumbi (Fotos)