Fotos: Roberto Oliveira
[ TRÊS ANOS SEM CHICO SCIENCE ]

[ MESTRE INSUPERÁVEL ]

[ ORIGINALIDADE ]

[ UMA GRANDE LIÇÃO ]

[ PERNAMBUCO PASSOU A INFLUENCIAR ]

[ MÚSICAS ]

 
"Faz O Que Tu És, Que Dá Certo" - Uma Grande Lição

A música de Chico Science era perpassada de uma grande autenticidade, o que serviu de lição para muitos artistas que integram a atual cena musical.

por Silvério Pessoa


 
Pernambuco, ao longo de sua história, tem sido um motor propulsor de muitas transformações, tanto no plano político como no cultural. Vejo Chico Science como o bico de foguete de novas mudanças, ocorridas no plano musical, tanto a nível estadual, como nacional e internacional.

Sua fórmula de fazer arte, embora ousada e vanguardista, era também das mais simples. Chico costumava dizer: "Faz o que tu és, que dá certo". É essa autenticidade, essa busca sistemática da verdade do indivíduo e do mundo em que ele habita, uma de suas maiores contribuições, servindo de lição para muitos artistas que formam a atual cena musical pernambucana.

O Cascabulho vai exatamente por aí. A gente assumiu uma postura étnica, voltando-se para a auto-afirmação e transformando em matéria-prima para o nosso trabalho a rica diversidade cultural do Estado. Isso sem voltar as costas para o que existe de bom no resto do mundo.

Aconteceu com o Mangue, sem Chico, o mesmo que aconteceu com o reggae, sem Bob Marley: Uma grande semente foi plantada Um dos grupos onde essa postura torna-se também bastante visível é, obviamente, o Nação Zumbi, que voltou a produzir e a atuar com todo talento e criatividade. Aconteceu com o Mangue, sem Chico, o mesmo que aconteceu com o reggae, sem Bob Marley. Uma grande semente foi plantada e bons frutos continuarão sendo colhidos por muito tempo.


 


 

Outras matérias

 

  • Chico Science & Nação Zumbi (Fotos)