Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops

A rádio perfeita

Faça a sua programação pessoal de rádio pela Internet no Live365

Você já cogitou da existência da rádio perfeita? Uma estação tão fantástica que só toque as músicas que você curte? Uma rádio que "se permite" tocar seleções de Chico Buarque, Sex Pistols, Prodigy, Ravi Shankar e canto gregoriano sem qualquer constrangimento? Não precisa tentar procurar essa estação no seu rádio FM, pois ela não existe. Não ainda. Na verdade, ela está esperando para ser criada e transmitida através da Internet. Por você.

O site Live365 é o ponto de partida para quem está insatisfeito com a mesmice das rádios comerciais. Além de programar a sua própria rádio completamente de graça, você pode acessar mais de 30 mil "emissoras" criadas por outros usuários. Com o auxílio de um tocador de MP3 com suporte a streaming (iTunes, SoundJam, RealPlayer, Audion ou Macast), você pode escutar qualquer uma dessas rádios.

Você decide

A grande vantagem do Live365 em relação a outros sites de rádios personalizadas é que você não precisa escolher as músicas que vai tocar a partir de uma lista pré-definida. Em vez disso, você tem 365 MB (daí o nome Live365) à disposição nos servidores do site para preencher com os arquivos MP3 que quiser. Conforme veremos adiante, o bom funcionamento e a qualidade do som de sua rádio dependerão da sua conexão. Vejamos como criar, passo a passo, sua própria rádio no Live365.

  1. A primeira coisa a fazer, evidentemente, é abrir o browser e digitar o endereço www.live365.com. Na página de abertura, clique no link Broadcast, no alto da página.






  2. No lado direito da página que se abre, você tem os campos para usuários cadastrados se "logarem". Como você ainda não está cadastrado, clique em Sign Up Now.






  3. Preencha os campos do cadastro. Nos dois primeiros você digita o email (Email Address). No campo seguinte, define o seu nome de membro (Member Name). Em Password e Re-type Password, coloque e confirme a sua senha. Escreva o número de seu CEP (Zip Code, sabe-se lá para quê) e escolha no menu o país (Country). Os menus Age (idade) e Gender (sexo) são opcionais.
    Por fim, defina seu gênero favorito de música ("What's your favorite genre?"). Se quiser assinar os newsletters semanais LiveWire e RadioFree, marque as caixinhas no item Newsletter. Preenchidas todas as informações, clique no botão I Accept.






  4. Uma página confirmará seu cadastro (você será informado se o member name escolhido já pertencer a alguém, ou se faltar alguma informação). Em seguida, você receberá um email com instruções e o link para "logar" no Live365.






  5. Abra seu programa de email e espere chegar a mensagem. Chegou? Jóia. Clique no link incluído no email (ou copie e cole no browser). A página de login de novos membros vai aparecer. Digite sua senha e clique em Log In.






  6. Você verá a página de boas-vindas. Clique no último link, "Create your own station", para começar a criar a sua própria rádio.






  7. Aqui você vê duas opções para a transmissão de sua rádio. Clique em Personal Broadcasting.






  8. Das opções de transmissão, a que nos interessa é a Studio365. Para facilitar o processo, clique no link "Start here" no topo da página.






  9. Marque a bolinha ao lado de Basic Broadcast e clique no botão Next no pé da página.

  10. Muito bem: chegou a hora de começar de fazer o upload de suas músicas em MP3 para os servidores do Live365. Mas, antes, você terá que converter as músicas que quer tocar em sua rádio. Para isso, você precisa levar em conta a velocidade da sua conexão. Não é preciso dizer que o acesso à Internet por banda larga (DSL ou cabo) torna tudo mais rápido e divertido. Nesse caso, você poderá converter as músicas em arquivos MP3 com compressão (bitrate) de 56 kbps (o máximo aceito para transmissões de streaming no Live365), que deixa a qualidade de áudio bem razoável.
    Se você mantiver o som estéreo e com sample rate de 22 kHz, será possível fazer o upload de algo em torno de 200 a 300 músicas para a rádio. É possível deixar tudo em mono, o que permitirá colocar o dobro de arquivos, mas haverá perda considerável na qualidade. Faça o teste com seu compressor de MP3 favorito (sugestão: iTunes) e avalie.
    Quem se conecta à Internet via modem terá que trabalhar com compressões MP3 ainda maiores. Para modem de 56K, as músicas têm que estar com bitrate de 32 kbps, enquanto que para modem de 33K a compressão tem que ser de 24 kbps. Isso compromete bastante a qualidade do áudio, mas sua rádio ainda será "escutável". Para conexões mais lentas do que isso, o suicídio é uma alternativa melhor...
    É importante notar que a compressão escolhida, seja qual for, não pode ter bitrate variável, ou a música não irá tocar.






  11. Já converteu algumas músicas para sua rádio? Beleza. Vamos dar continuidade à criação da rádio.
    Essa é a página de upload. Clique no botão Browse. Ache o arquivo no seu HD e dê OK.
    O nome do arquivo aparecerá no campo branco ao lado do botão. Agora, clique no botão Web Upload para iniciar a transmissão. O processo pode demorar um pouco, o browser aparentemente fica parado e você chega a pensar que nada está acontecendo ou que o seu Mac travou. No Internet Explorer, por exemplo, você verá que nem a barra de progresso no pé da janela avança. Não se preocupe, é assim mesmo. Espere um pouco e a página será atualizada.






  12. Logo abaixo, você verá que o arquivo foi adicionado à sua lista de MP3.
    No topo dessa lista, você verá quantos megabytes estão sendo ocupados do total disponível de 365 MB. Esse número será sempre atualizado a cada nova música acrescentada. Caso queira apagar alguma música, basta selecioná-la e clicar no botão vermelho Delete.
    Uma dica legal: para acelerar o processo, é possível abrir duas ou mais janelas do browser e fazer vários uploads simultâneos.
    Também é possível editar as tags de cada arquivo, selecionando-o e clicando no botão Edit ID3 Tag. Com isso, uma janela vai abrir e você poderá editar o nome do artista (Artist), faixa (Track) e álbum. Depois é só clicar no botão Save & Sync. No entanto, o ideal é editar as tags no seu tocador de MP3, antes de fazer o upload. Isso poupa trabalho.






  13. Você já tem músicas suficientes para dar o pontapé inicial da sua rádio? Então role a página de upload até o final e clique em Studio365.

  14. O Studio365 é onde você dará o nome da sua rádio e criará a playlist, entre outras coisas. Entenda aqui todas as opções e comandos disponíveis:

    1. Broadcast Title: É o nome que a sua rádio terá para os ouvintes do Live365.

    2. Broadcaster Web: Site Se você tiver home page própria, digite o endereço.

    3. Genre: Nesses três menus, você diz quais são os gêneros de música que sua rádio vai tocar. Isso é importante para que ela possa ser listada corretamente no diretório do Live365. Se sua rádio só tocar um estilo, use apenas um dos menus.

    4. Minimum Connection Speed: Determina a velocidade mínima de conexão com a Internet que o ouvinte necessita para poder curtir a rádio. Isso depende da compressão dos arquivos MP3.

    5. Station ID: Assim como nas rádios convencionais, você pode inserir uma pequena vinheta personalizada que vai rolar quando alguém acessar sua rádio ou no decorrer da programação. Para definir a vinheta de entrada (Pre-Roll Station ID), clique no botão Add e localize o arquivo MP3 em seu disco. Faça o mesmo para a vinheta que será inserida periodicamente entre as músicas (In-Stream Station ID). Você também pode deixar os campos em branco se não quiser nenhuma vinheta personalizada. De qualquer modo, o Live365 insere suas próprias vinhetas durante a programação e, caso você tenha definido as suas próprias, é possível determinar se elas vão entrar antes (Before) ou depois (After) das do Live365.

    6. Save Station Info: Clique em Save para salvar as informações da sua estação.

    7. Create or Edit a Playlist: É possível criar várias playlists (listas de músicas) e salvá-las com qualquer nome. Na primeira vez que você usa o Live365, o menu apresenta apenas a opção "Create new playlist". Depois de criadas as playlists, você poderá selecioná-las no menu ou deletá-las clicando em Delete Playlist.

    8. Which Songs?: Nesse campo aparecem listadas todas as músicas disponíveis (as que foram "uploudadas"). Você pode escolher as que serão incluídas numa playlist selecionando-as individualmente (clicando com o a tecla [?] pressionada) ou selecionado todas (clique no primeiro item da lista e, com o [Shift] apertado, selecione a última música). Feito isso, clique no botão Add.
      No menu abaixo, você define se o mesmo MP3 pode aparecer múltiplas vezes numa playlist: No (não), Prompt (você é avisado antes) e Yes (sim). Caso queira editar, acrescentar ou deletar arquivos MP3, clique no botão Upload/Delete/Edit MP3s (aí você cai na página de upload).

    9. What Order?: Aqui você define a ordem das músicas. Selecione uma da lista e use os botões Up ou Down para mudar sua posição na lista. Clique no botão A to Z para colocar em ordem alfabética e em Random para criar uma ordem aleatória (se você marcar a caixinha Shuffle Play, dá no mesmo). Para excluir algum item, simplesmente selecione-o e clique em Delete.

    10. Save Playlist: Clique em Save para salvar sua lista. Uma caixa de diálogo no browser pedirá para você definir o nome da playlist.

    11. Playlist Analyzer: Clicando nesse botão é possível examinar suas playlists para saber se apresentam alguma inconsistência (como arquivos com bitrate ou frequência acima do permitido, por exemplo). Os itens considerados inconsistentes serão apresentados em vermelho e com uma caixinha marcada. Rolando a página até o fim, você acha a função de remover todos os itens marcados da playlist. Utilizando esse recurso, descobri que o Live365 considera inconsistentes os arquivos codificados como Joint Stereo (em vez de Normal), apesar de eles rolarem sem problemas na hora do streaming.

    12. Broadcast: Na primeira vez que o Studio365 for utilizado, você verá apenas a opção Restart Broadcast, que serve para "recomeçar" (no caso dos novatos, iniciar) a transmissão da rádio. Quando você retornar a essa página posteriormente, verá mais duas opções: Stop Broadcast (parar transmissão) e Queue Playlist, que determinar que certa playlist toque em seguida a outra.

    13. Send Radio Cards: Clicando no ícone do envelope, o seu programa de email abrirá com uma mensagem pronta para avisar seus amigos da sua rádio e oferecendo um link direto para ela. Só que é em inglês. Sugestão um tanto óbvia: mantenha o link e reescreva o resto da mensagem.

  15. Pronto! Depois de clicar em Restart Broadcast, a "rádio perfeita" já está no ar. Para encontrá-la, digite o nome dela no campo Search for no alto de qualquer página do Live365. Para escutá-la, clique no ícone amarelo do alto-falante.






  16. O Live365 rola com qualquer programa em seu Mac que seja capaz de receber streaming de MP3. Se você nunca tiver feito o streaming anteriormente, é bem provável que apareça uma janela de configuração (Listening Setup), com quatro etapas.
    Clique em Continue e o site fará o teste para verificar a velocidade de sua conexão. Na janela resultante, verifique se a opção correta está selecionada (p. ex., DSL/T1). Clique em Continue (Start Over significa "reiniciar").
    Na etapa seguinte, Choose Settings, você poderá conferir os programas que fazem streaming de MP3: iTunes, Audion, SoundJam, Macast e RealPlayer. Ao lado de cada um há links que levam às respectivas páginas de download, caso você queira baixar algum. Clique em Continue.
    A próxima etapa serve para verificar a configuração. Clique no botão amarelo do alto-falante. Você ouve algo (um dos programas rodará automaticamente)? Se sim, clique em Yes; se não, vá para o próximo passo.
    Clique no botão Done na tela de Congratulations. A Player Window da rádio vai aparecer. Clique no botão Play (no centro). Beleza, você já pode escutar qualquer rádio do Live365.































  17. Se não rolou nenhum som, mantenha a calma. É que o seu browser não está configurado para receber stream de áudio. Vamos ver como configurar manualmente o Internet Explorer para fazer o iTunes tocar sua rádio.
    Vá até o menu Edit > Preferences do browser. Selecione a opção File Helpers, na seção Receiving Files, clique no botão Add e preencha os campos da seguinte maneira:
    · Description: mp3 stream
    · Extension: pls m3u
    · MIME Type: audio/x-scpls
    · Application: Clique no botão Browse e localize o seu player de MP3 (no nosso exemplo, o iTunes).
    · File Type: PLAY
    · File Creator: hook
    · Enconding: Selecione a opção Binary Data e marque as caixinhas "Use for incoming" e "Use for outgoing".
    · Download Destination: Escolha Download Folder no menu.
    · Handling: Selecione Post-Process with Application no menu How to Handle; clique no botão Browse e localize o iTunes novamente.




Clique em OK e depois em Save na janela de Preferences.

Pronto! O browser já é capaz de lidar corretamente com o link da rádio online, acionando automaticamente o seu tocador de MP3. Com certeza montar sua rádio desse modo dá mais trabalho do que em outros sites que oferecem uma lista própria de músicas. Porém, a possibilidade de ouvir só as músicas que você quer - sem intervalos - já compensa tudo.

Agora, a rádio perfeita já existe. Para mim chama-se Sapolio Radio e todos estão convidados a ouvi-la no Live365.

Mácio Nigro
Criou a Sapolio Radio, que toca Pat Metheny, King Crimson, Zappa, Chico Buarque, Queen, Judas Priest, Tom Waits, Beach Boys e outras incongruências...