Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops

Criando tabelas no Quark

Como desempenhar facilmente uma das tarefas mais chatas da editoração

Começar a mexer em um programa de editoração, como o QuarkXPress, é uma coisa relativamente fácil, difícil é dominar todos os meandros e macetes do programa. Uma tarefa que faz qualquer detepista iniciante empacar é a execução de tabelas. O primeiro impulso de alguém que nunca fez uma tabela é sair separando as colunas de texto com espacinhos, a coisa mais errada que se pode fazer. Aqui damos um passo-a-passo para você aprender o básico e alguns truques para executar facilmente lindas tabelinhas. Mãos à obra!

Antes de começar, fica combinado que todo mundo usará a fonte Helvetica no corpo 12, Ok?

Primeiros tabs

Começaremos falando da tabulação, peça-chave de uma tabela. Primeiro, vamos ver como funciona essa função. Abra uma caixa de texto com 15 cm de largura por uns 2 cm de altura; use a barra de medidas para checar (View ¡ Show Measurements). Digite:

Agora dê um [Tab] antes do "a" e outro antes do "no". Copie e cole isso mais duas vezes, nas linhas de baixo.

É importante que você deixe um zoom com o qual seja possível visualizar toda a sua caixa na tela. Assim, ficará mais fácil fazermos nossa primeira tabulação; mais para frente você entenderá o porquê.

Selecione tudo ([Command][A]), vá ao menu Style e escolha a opção Tabs [Command][Shift][T]. Surgirá uma caixa Paragraph Attributes, com a abinha Tabs ativa. Repare que sobre a sua caixa de texto surgiu uma régua; é justamente por causa dela que a visualização da caixa de texto deve ser completa - fica difícil trabalhar enxergando apenas meia régua.

Perceba que na caixa existem várias setinhas (Left, Center, Right, Decimal, Comma e Align On). Hoje, vamos nos prender apenas às três primeiras setinhas - já é o suficiente para você criar suas tabelas.

Selecione a setinha Left e clique na régua sobre a medida 4 cm (utilize a caixa Position para acertar). Clique em OK.

Opa, já houve um avanço no texto, certo? Mais uma vez: selecione tudo e dê [Command][Shift][T]. Clique novamente na setinha Left e, desta vez, simplesmente digite 10 (uma setinha deverá aparecer sobre os 10 cm). Utilize o botão Apply para visualizar o resultado. (Dica: clique uma vez em Apply com [Option] pressionado e a atualização passará a ser automática.)

É, ficou muito longe; precisamos consertar isso. Clique bem em cima da setinha dos 10 cm e arraste-a para 8 cm. Bem, melhorou. Clique em OK.

Para entender melhor o que se passa, vá ao menu View e escolha Show Invisibles ([Command][I]). Aparecerão marcas indicativas de final de parágrafo, espaços e setas antes das tabulações. Volte à caixa de ajuste e experimente mudar as medidas (clicando nas setinhas da régua e arrastando-as) para 3,5 cm e 6,5 cm. Depois, experimente as medidas 6,5 cm e 11 cm. Desabilite a opção Invisible (View ¡ Hide Invisibles ou [Command][I]).

Resumo da ópera: cada seta "invisível" daquelas diz pro seu texto aonde ele deve ficar. Não importa se sua tabela tem duas ou quinhentas linhas: tudo o que for selecionado vai ficar alinhadinho. Muito bem, agora que você já pegou o espírito da coisa, vamos engrossar esse caldo.

Tabulando listas

Abra uma caixa de texto com 18 cm de largura por 4 cm de altura e dê um Get Text (File ¡ Get Text) no arquivo filmes. Digite o seguinte texto, sem quebrar as linhas (a não ser onde está indicada a tecla [Return]):

126[Tab]O Império Contra-Ataca[Tab]
Ficção[Tab]George Lucas[Tab]
11,00[Return]
1636[Tab]Dias Melhores Virão[Tab]
Musical[Tab]Cacá Diegues[Tab]
9,80[Return]
2365[Tab]Assassinos por Natureza[Tab]
Ação[Tab]Oliver Stone[Tab]7,50[Return]
3265[Tab]New Wave Hookers[Tab]
Pornô[Tab]The Dark Bros.[Tab]
10,50[Return]
366[Tab]As Amazonas na Lua[Tab]
Comédia[Tab]Joe Dante e outros[Tab]
11,80[Return]
4698[Tab]Marte Ataca![Tab]Comédia[Tab]
Tim Burton[Tab]10,20

Perceba que entre o código, nome, gênero, diretor e preço existe um [Tab]. A partir daí, vamos montar nossa primeira tabela. Selecione todo o texto ([Command][A]), chame a caixa Tabs ([Command][Shift][T]) e vamos começar a colocar nossas amigas setinhas. Clique na seta de alinhamento à esquerda e digite 2. Clique em Set. Repita a operação, digitando 8 e 11. Agora, clique em Apply para ver o resultado.

Falta apenas alinharmos o preço, e para isso vamos usar o alinhamento à direita, como manda o bom senso. Mete bala: clique na setinha Right e digite 17. Clique em OK. Tcharam! Se você não pulou nenhuma etapa, o resultado deverá ser este:


Tabulando um calendário

Que legal, você já está ficando craque nesse negócio de tabulação. Então, vamos complicar um pouco mais a coisa. Vamos deixar essa tabela um pouco e partir para a próxima. Uma das coisas mais legais de se fazer é um calendário. Então, mãos à obra.

É bem provável que, ao pegar uma tabela em formato texto, ela venha cheia de sujeiras como dezenas de espaços em branco separando as colunas ou vários tabs em vez de um só. Lembra aquela opção que mostra os caracteres invisíveis (Show/Hide Invisibles)? Pois então; use e abuse dela para eliminar esses caracteres e criar os tabs corretamente. Lembre-se: apenas um tab antes de cada avanço de texto.

Abra uma caixa de texto com 7 cm de largura por 5 cm de altura. Quem digitar vai ter que ativar a opção Invisibles.

O caractere ¶ no Quark representa quebra de parágrafo ou [Return].

D[Tab]T[Tab]Q[Tab]Q[Tab]S[Tab]S[Return]
01[Tab]02[Tab]03[Tab]04[Tab]05[Tab]
06[Tab]07[Tab]08[Tab]09[Tab]10[Tab]
11[Tab]12[Tab]13[Tab]14[Tab]15[Tab]
16[Tab]17[Tab]18[Tab]19[Tab]20[Tab]
21[Tab]22[Tab]23[Tab]24[Tab]25[Tab]
26[Tab]27[Tab]28[Tab]29[Tab]30[Tab]31

Agora ficou fácil. Chame a caixa de Tabs. Clique na setinha Left e coloque as tabulações nas seguintes posições: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Prontinho!

Experimente colocar quatro tabs antes do dia 1. Agora apague dois desses tabs. Viu que maravilha? O texto recorre alinhadinho.

Dica: coloque o dia 1º no sábado, insira um Janeiro 2000 ali em cima e distribua mini-calendários para seus amigos pecezistas, só para lembrá-los de que no Mac não existe o bug da virada do ano 2000.

Embelezando as tabelas

Para finalizar, vamos voltar à tabela dos filmes. Duplique a caixa e prepare-se para mexer em algumas coisinhas. Primeiro, que tal alinhar os códigos dos filmes à direita? Selecione todo o texto e chame a caixa de Tabs.
Agora, crie uma setinha de alinhamento à direita em 1 cm.
Clique em OK.

Epa, parece que tem alguma coisa errada aí. Mas não tem. Para arrumar isso, basta colocar um tab antes dos códigos dos filmes.
Vai lá, tenta.

Agora vamos experimentar trocar o alinhamento dos gêneros dos filmes por um centralizado. Selecione todo o texto e abra a caixa Tabs novamente. Para eliminar uma setinha, basta clicar sobre ela e arrastá-la para fora da régua. Elimine a setinha de alinhamento à esquerda e coloque no seu lugar uma de alinhamento centralizado, mais ou menos em 8,5 cm.

Por último, vamos ensinar como colocar corondel, que são aqueles pontinhos de preenchimento entre um tab e outro, usados em índices e tabelas de preços. Na caixa de Tabs, clique na última setinha de alinhamento (a do preço, à direita). No campo Fill Characters (caracteres de preenchimento), digite um ponto (.). Clique em Apply para ver o resultado. Troque o ponto por um asterisco e veja o que acontece.

Experimente também fechar o alinhamento do nome dos diretores para mais ou menos 10 cm e o gênero para uns 8 cm (clique sobre as setinha e arraste-as). Clique em OK.

Agora o resto é purpurina: fundos, fios etc. Não vá fazer suas tabelas que nem a minha; confio no seu bom gosto.

Pronto!

Você já está apto a criar tabelas cabeludas. Na próxima oportunidade, vamos falar um pouco das Rules, que quebram um galhão em tabelas mais complexas.

Marcos RS
Pilota o Quark diariamente, mas gosta mesmo é de pilotar uma churrasqueira.