Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops

iTunes nos trinques

A Apple, durante um bom tempo, passou ao largo da revolução do MP3. Mas esse "esquecimento" já está caindo no esquecimento. Os drives de CD-RW embutidos nos Macs e o iTunes hoje formam uma dupla dinâmica para os amantes do MP3.

O iTunes é um programa que toca não apenas MP3, mas também arquivos AIFF, WAV e SD2, além de CDs de música. Para completar, queima CDs de áudio a partir de suas playlists (listas de música), sintoniza rádios virtuais que transmitem programação pela Internet (clicando em Radio Tuner, na seção Source do iTunes, você acessa diferentes emissoras) e converte ("ripa") músicas do CD para os formatos MP3, AIFF ou WAV.

Com o lançamento da versão 1.1, o iTunes passou a funcionar com gravadores CD-RW de terceiros, como você já deve estar cansado de ouvir falar. Uma lista completa de equipamentos compatíveis encontra-se no site da Apple. Porém, você pode não saber qual mecanismo de drive está dentro de seu gravador. Para descobrir, abra o Apple System Profiler no menu da maçã, selecione a aba Devices & Volumes e então clique no triângulo próximo ao seu CD-RW (na seção FireWire ou USB). Um pequeno quadro mostrará o modelo e o fabricante de seu drive.

Uma maneira mais fácil de descobrir se seu drive é compatível com o iTunes é selecionar a opção Preferences no menu Edit, clicar na aba Advanced e olhar na área CD Burning da janela. Se os menus estiverem desabilitados, é porque seu drive não é compatível. Bom, como a edição 83 da Macmania já trouxe todas as informações que você precisava para queimar CDs no iTunes (O quê? Você não leu ainda?), vamos nos prender à tarefa de "ripar" CDs.

As favoritas

Já deu para perceber que, com o iTunes, é possível converter seu CD de áudio em arquivos MP3 (ripar). O processo é bem simples. Confira, passo a passo:

  1. Primeiro, você precisa, obviamente, inserir o disco que deseja "ripar" em seu computador.




  2. Abra o iTunes e o ícone do CD aparecerá na seção Source, à esquerda na janela. Clique nele e selecione as músicas que quer converter para MP3, clicando no quadrado que está ao lado do nome da música. Para selecionar todas as músicas de uma vez, pressione [?] e clique com o mouse em qualquer um dos quadrados que aparecem ao lado das músicas.




  3. Vá ao menu Edit ¡ Preferences. Na janela que aparece, clique na aba Importing e selecione MP3 Encoder na opção Importing Using. No menu Configuration, o iTunes já oferece três opções básicas de conversão MP3: Good Quality, Better Quality e High Quality, que usam, respectivamente, taxas de compressão (bitrates) de 128, 160 e 192 kbps (kilobits por segundo). Quanto maior o bitrate, melhor a qualidade e maior o tamanho do arquivo. De modo geral, a opção Good Quality funciona bem para a maioria dos casos, garantindo a qualidade do som e arquivos relativamente pequenos. O menu ainda oferece a opção Custom para que você determine suas próprias configurações de compressão (ver box).




  4. Ainda na janela Preferences, clique na aba Advanced e, em seguida, no botão Change para escolher a pasta em que você irá salvar as músicas convertidas. O menu Burn Speed seleciona em que velocidade será feita a gravação do CD. Os valores apresentados variam de acordo com o modelo do gravador. Os CD-RW internos da Apple suportam até 8x, que é o mesmo que a opção Maximum. Verifique se a mídia é compativel com a velocidade máxima de seu gravador (normalmente está escrito na embalagem). Se você não tem certeza, deixe em 4x, que é uma velocidade segura, apesar de mais lenta. Clique em OK.







  5. Antes de "ripar", as músicas precisam ser organizadas com nome, artista, a não ser que você goste de ver escrito "Track1", "Track 2" etc. e ter uma surpresa a cada música que toca sem saber se é "menino ou menina". Caso esteja conectado à Internet quando colocar um CD, o iTunes procurará automaticamente informações sobre o disco - como o nome das músicas, artista e estilo - e tudo isso aparecerá "magicamente". Mas também há o método manual. Conecte-se à Internet e selecione a opção de menu Advanced ¡ Get CD Track Names. Com isso, o programa tentará encontrar as informações. Se não estiver conectado ou se o CD for de um artista desconhecido, você terá que colocar essas informações. Para isso, selecione a faixa que você quer anexar as informações e pressione [?][I] (ou selecione Get Info no menu File) e depois, na caixa de diálogo que aparece, selecione a opção Tags. Escreva o nome da música, do artista e outras informações que achar necessárias.




  6. Agora é só clicar no botão Import, situado no canto superior direito da janela do iTunes, e as músicas selecionadas serão "ripadas" para a pasta que você determinou. Elas também serão adicionadas à seção Library do iTunes.




  7. Se quiser, você pode criar uma playlist (lista de músicas) com qualquer música da Library, clicando no botão com o símbolo "+" no canto inferior esquerdo da janela do iTunes. Um novo item chamado "untitled playlist" aparecerá na seção Source. Nomeie a playlist como quiser. Depois, é só arrastar todas as músicas desejadas para cima dela.




  8. Se você importar músicas de vários CDs, há a possibilidade de que haja uma ou outra música com volume muito diferente. Para corrigir isso, selecione a música que deseja ajustar, dê Play e pressione Command-I. Na janela Song Information, selecione a aba Option e ajuste o volume em Volume Adjustment, movendo o botão deslizante para direita ou para a esquerda até encontrar o volume desejado.






    Pronto. Agora você já sabe o caminho das pedras na hora de "ripar" seus CDs. Só não se esqueça de que o espaço no seu HD não é infinito.




Dicas importantes

  • Se você usa o iTunes para importar música de CDs de áudio e queimar essas faixas num CD-R, importe as músicas usando o formato AIFF. Ao contrário do formato MP3, o AIFF não degrada a qualidade do som. Para fazer isso, clique na aba Advanced nas preferências e selecione AIFF Encoder no menu Import Using. Mas tenha em mente que, como nada é comprimido no processo, os arquivos vão tomar mais espaço em seu HD (um CD de áudio de 74 minutos ocupa cerca de 740 MB).
  • Você pode ter notado que a extensão do iTunes fica com um "x" durante o startup caso você tenha o SoundJam também instalado em sua máquina. Para evitar isso, desabilite a extensão do SoundJam no Extensions Manager ou no ConflictCatcher. Mas não se preocupe: os dois programas vão continuar a funcionar normalmente.
  • Se você tentar criar um CD de áudio com o Disc Burner e receber esta mensagem de erro: "The format 'Audio CD' cannot be used because the formatting application could not be found", você terá que baixar uma cópia do iTunes e instalá-lo. Sem ele, o Disc Burner não consegue criar CDs de áudio.
  • Instalou o iTunes, desinstalou o SoundJam, mas os MP3 baixados continuam vindo com o ícone do SoundJam? Vá nas preferências do Napster e escolha o iTunes como tocador default.