Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops Ponha o Jaguar para correr

Você quer instalar o Jaguar, mas está meio receoso de não saber como botar o bicho para funcionar corretamente? Então veja a seguir o roteiro básico de instalação e tire suas dúvidas sobre a nova versão do OS X.

Roda na minha máquina?

  • Segundo a Apple, qualquer G3 ou G4 com 128 MB de RAM serve. Mas o melhor é ter, pelo menos, um G3 350 com 256 MB de RAM. A partir daí o Jaguar já roda sossegadamente, apesar de não tão "esperto" quanto o Mac OS 9 em todas as situações.

  • O Quartz Extreme, nova tecnologia de desenho de tela do Jaguar, acelera bastante o sistema, mas precisa de uma placa de vídeo de última geração para entrar em ação. Por outro lado, mesmo em máquinas não compatíveis com o Quartz Extreme, o ganho de velocidade do Jaguar sobre o Mac OS X 10.1 é considerável, como você viu na página 4.

    Em quais modelos de Mac rola Quartz Extreme?
    iMac Só no iMac G4 ("abajur")
    iBook Maio de 2002 em diante
    eMac Qualquer um
    PowerBook G4 Modelos com drive Combo
    G4 torre 533 MHz em diante

  • Placas de upgrade de processador em Macs anteriores ao G3 ou G4 são capazes de rodar o Jaguar, mas é necessário que o produto já conte com o driver específico para o OS X 10.2.
    É bom lembrar que o desempenho do sistema não será exatamente igual ao de um Mac com o mesmo processador original, pois os outros componentes internos (memória RAM, barramento e disco) continuarão mais lentos do que os das máquinas mais atuais.

  • O número de programas fundamentais ainda não portados para o OS X hoje é muito pequeno. Entre os grandes fabricantes, a ausência mais notável é da Quark, que já prometeu a versão nova do QuarkXPress para o início de 2003. Mesmo assim, o Quark é (quase) perfeitamente utilizável dentro do ambiente Classic. Outra lacuna são os programas de áudio, que por acessarem diretamente o hardware não funcionam dentro do Classic. A Apple "botou uma pilha" nos fabricantes ao comprar a Emagic e lançar rapidamente o Logic para o OS X. Mas muitos desenvolvedores de programas e plug-ins ainda não divulgaram seus planos para o novo sistema. Mesmo assim, como o Jaguar traz avanços notáveis no gerenciamento de áudio e MIDI, convém instalar o sistema, nem que seja para tomar conhecimento das mudanças.

  • É muitíssimo recomendado ter Internet de banda larga. O Mac OS X foi feito para ser utilizado com conexão rápida e permanente à rede. Atualizações online do sistema e programas como iChat, iCal, iTunes e o .Mac fazem muito mais sentido com esse tipo de acesso.

    Como Instalar?

  • Instalar é fácil, mas demora mais que nas outras versões. O Jaguar vem em dois CDs de instalação: um com o sistema básico e outro com aplicativos (iTunes, iMovie etc.) e drivers de impressoras e outros periféricos. Na instalação, o Mac ejeta o primeiro disco e pede o segundo para completar o processo.


    O instalador inclui opções novas para a atualização de sistemas existentes


    Escolha apenas os recursos e idiomas que você vai precisar, para não encher o HD à toa


    O Mac ejeta o CD 1 e pede o segundo para terminar a instalação

  • É possível instalar em cima de uma versão anterior? Pode, mas fique esperto: alguns programas shareware ou freeware que funcionavam perfeitamente no 10.1 podem simplesmente ficar desorientados no 10.2. Isso ocorre principalmente com aqueles que utilizam o Dock ou mudam funções do sistema. Por via das dúvidas, verifique a compatibilidade dos programas com o Jaguar antes da mudança e use a versão mais recente de cada um.

  • Para ganhar um tempo na instalação, em vez do pacote básico (1,9 GB) escolha apenas os drivers de impressora e idiomas que você vai realmente usar. Você economiza um bocado de megas e um bom tempo na instalação.

  • Um recurso bem legal é a instalação limpa (clean install), que coloca os arquivos antigos do OS X numa pasta separada e cria um sistema novo do zero. É mais ou menos como acontecia no Mac OS 9, com a diferença que agora há uma opção que preserva as informações de usuários e configurações de rede.
    Para jogar fora a pasta de sistema velha, é preciso "logar" como usuário root ou reiniciar pelo Mac OS 9.

  • No processo de instalação, na fase de escolher o disco onde será instalado o sistema, clique em Opções (Options) e depois em Arquivar e Instalar (Archive and Install). O sistema vai se encarregar de grande parte do "trabalho sujo", movendo sua pasta de usuário, configurações de rede e aplicativos para os lugares certos no novo sistema. Mas você ainda terá de acertar algumas coisas na mão, mesmo.
    No diretório raiz do HD aparecerá uma pasta chamada Previous System. Dentro dela, na pasta Biblioteca (Library), estão todas as preferências de programas que não são da Apple. Para saber quais você pode mover sem problemas, verifique as pastas (e subpastas) que não existem na Library nova e mova tudo sem trauma. Mas atenção! Não substitua pastas ou arquivos que já existem na Biblioteca do OS X 10.2, como fontes e plug-ins de Internet, sem antes verificar a data de criação e também o número da versão. Use o Obter Informações (Get Info) para tirar suas dúvidas.


    Ligando na rede

  • Você pode agilizar o processo: preencha todas as informações de rede (local ou para conexão discada) durante a configuração do OS X. Depois, ficará mais fácil conectar-se com a Internet ou à rede local. Se você quiser deixar isso para depois, simplesmentente tecle [command][Q] na tela de registro do Jaguar, logo após escolher o país e o teclado.

  • Se você pulou o processo de configuração inicial do Jaguar, vá ao painel Rede (Network) nas Preferências de Sistema. selecione "Ethernet integrada" (Show Ethernet built-in) no menu Mostrar e preencha os dados de rede na aba TCP/IP (rede local ou Internet de banda larga) ou PPPoE (Internet de banda larga).

  • Para conexão discada, escolha Modem Interno (Show Modem) e preencha a aba PPP com as informações do provedor.

  • Não esqueça de ativar o AppleTalk, na aba de mesmo nome, e ligar o compartilhamento de arquivos - primeiro item na aba Serviços (Services) do painel Compartilhamento (Sharing). Senão, você não verá os outros computadores na rede local ou ninguém enxergará o seu. Ou as duas coisas.


    Demorou mas rolou: acessar e navegar dentro de um servidor Windows agora é exatamente tão fácil quanto fazer o mesmo em um Mac

  • Para acessar uma rede Windows, na preferência Compartilhamento clique em "Compart. Arquivos Windows" (Sharing Windows Files).


    Demorou mas rolou, parte 2: acessar e navegar dentro de um servidor Mac agora é exatamente tão fácil quanto fazer o mesmo no Windows

    PC x Mac

    Para poder acessar seu Mac pelo PC, vá ao painel Contas (Accounts) e habilite a opção "Permitir ao usuário iniciar sessão desde o Windows" ("Allow user to log in from Windows"). Depois disso, um simples Ir > Conectar ao servidor ([command][K]) no Finder o colocará dentro da rede Windows e seus domínios (domains).

    No PC, abra o Ambiente de Rede, clique em Toda a Rede e encontre o Mac no domínio Workgroup (o padrão do Windows). Clique duas vezes no ícone e coloque seu nome de usuário e senha. Não é possível conectar como Convidado (Guest).

  • Para tudo ficar mais fácil, utilize o mesmo nome do computador para o Rendezvous e para o compartilhamento local. (O nome para o Rendezvous não pode ser muito longo.)

  • Para navegar na Internet via conexão discada, use o programa Conexão à Internet (Internet Connect). Ele utiliza as informações da sua conta de acesso ao provedor (telefone, login e senha) previamente cadastradas no painel Rede.

    Banda larga

    Se você tem Internet de banda larga e já havia configurado a versão anterior do OS X, não encontrará nenhuma novidade no Jaguar. De qualquer modo, vale a pena falar um pouco sobre os principais protocolos de acesso e dicas para configurar o Mac para acesso à rede.

    PPPoE
    Selecione a opção "Ethernet integrada" (Built-in Ethernet) no menu Mostrar (Show); clique na aba PPPoE e habilite a caixinha "Conectar usando PPPoE" ("Connect using PPPoE"). Depois, é só inserir o nome da conta e a senha. O número IP será fornecido automaticamente pelo provedor.

    DHCP
    Selecione a opção "Ethernet integrada" no menu Mostrar, clique a aba TCP/IP e escolha DHCP no menu Configurar. No campo "ID Cliente DHCP", você digitará o endereço fornecido pelo provedor - por exemplo, login. virtua.com.br ou login@jato.com.br.

    AirPort
    Se você utiliza uma base AirPort, você provavelmente não precisará configurar absolutamente nada. Apenas ache sua rede wireless pelo menu do AirPort. Se ela não conectar, cheque se o Airport está selecionado como conexão ativa e o DHCP está habilitado.


    Impressoras e periféricos

  • Para ter certeza se o seu periférico (impressora, scanner, câmera digital) rola no Jaguar, visite o site do fabricante para saber se há um driver compatível com o novo sistema. Se não houver, o jeito é esperar...


    Autorize, um a um, todos os serviços de rede do seu computador no painel Compartilhamento


    O site da Apple contém listas completas dos dispositivos e periféricos suportados pelo Jaguar

  • Visite também a página no site da Apple (https://www.apple.com/macosx/upgrade/devices.html) que tem informações e listas de periféricos compatíveis com o Jaguar.

  • Muitos periféricos já vêm com os drivers para OS X no CD do produto. Mas, não custa checar no site se há uma versão mais recente, inclusive para ter certeza se ele funcionará com o Jaguar.

  • No caso de impressoras, o Mac OS X já vem com os principais drivers para modelos recentes das marcas HP, Canon, Epson e Lexmark. Instale apenas aqueles que você vai usar.

  • Para compartilhar uma impressora USB, é necessário primeiro habilitar a opção "Compart. Impressora" (Printer Sharing) no painel Compartilhamento e também instalar os drivers do dispositivo em cada Mac. Depois disso, é só abrir o Centro de Impressão (Print Center) e a impressora compartilhada estará disponível para todos os usuários.

  • Scanners ainda são uma pedra no sapato do Mac OS X. Poucos são os que funcionam ou tem drivers. Para resolver essa situação, use o programa VueScan (www.hamrick.com) ou o SilverFast (www.silverfast.com). Os dois são nativos no OS X e funcionam com uma grande variedade de marcas.

  • O Jaguar traz uma luz para o problema dos scanners sem driver. O Captura de Imagem (Image Capture) oferece a última versão da tecnologia TWAIN. Teoricamente, ele deve reconhecer qualquer scanner compatível com TWAIN. Infelizmente, em nossos testes isso não aconteceu. A Apple só afirma categoricamente que ele funciona com alguns modelos de scanner da Epson.

    Márcio Nigro
    Sérgio Miranda
    Colaborou Rainer Brockerhoff

  •