Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops

Total control

Mantenha seu Mac sob vigilância

A palavra de ordem é controle. Muitas coisas estão acontecendo agora, no seu computador e na sua vida, e você tem que saber que coisas são essas. Isso tudo, claro, se você for um paranóico ou curioso (ou os dois!) e não consegue dormir à noite sem imaginar o que aquele monte de bits estão tramando contra você. Se você se encaixa nessa descrição, então aproveite esses sharewares que ajudam a manter um pouco mais de controle sobre o seu Mac e sobre a sua vida para ficar mais tranquilo e dormir sossegado. Se mesmo assim não ajudar, consulte um psicanalista.

WattchIT

Preocupado com o consumo de energia elétrica e com o apagão? Preocupado em atingir sua meta ou não? O WattchIT é um programinha baseado no FileMaker que ajuda a catalogar todos os seus aparelhos, o quanto eles consomem por dia ou mês e o quanto isso custa para o seu bolso. É claro que todas as informações estão preparadas para o consumidor americano, incluindo a unidade monetária, mas ele é simples o suficiente para que você possa adaptá-lo às informações brasileiras. Você pode agrupar seus aparelhos domésticos por cômodos e ver os totais de consumo e gastos por aparelhos ou por partes da casa. Mão na roda para estes dias de economia de eletricidade.




System Sentry

Shareware demo que monitora a situação da sua memória RAM, mostrando através de um gráfico (ou em uma opção de texto) como está a ocupação da memória. Assim como vários outros programas que fazem a mesma coisa, ele pode ser bastante útil pra quem tem pouca RAM e vários programas que consomem muita memória. Com ele, dá para ficar de olho em como ela está sendo consumida e o quanto ainda falta para ser usado. Simpático, apesar de instalar coisas no seu sistema e ser pago.

ThermoGraph

Você acaba de comprar um iMac e está preocupado porque ele parece ter a temperatura necessária pra cozinhar um ovo? Você acabou de comprar um PowerBook Titanium e está interessado em usá-lo como ferro de passar roupas? Baixe esse shareware e divirta-se acompanhando as variações de temperatura do processador do seu Mac. Apesar de não servir para muitas coisas (não, o seu Mac não precisa ser monitorado pra você saber se ele vai se incendiar), pode ser uma boa fonte de informações para curiosos ou para contar vantagens no balcão do bar para seus amigos. Funciona com processadores G3 e G4 e nos modelos mais recentes de Macs.




Overseer

Freeware para o Mac OS X que enche a sua tela com várias janelas com muitas informações sobre tudo o que está rolando com o seu sistema. As janelas trazem informações sobre quem está conectado à sua máquina, espaço de disco utilizado, conexões via Internet (endereços acessados), relatório sobre quem se "logou" na sua máquina e o que aconteceu com o sistema em determinado período, todos os processos correntes do sistema e estatísticas de memória. Grande aliado para quem precisa estar atento a tudo o que acontece com o sistema, e quer manter o controle sobre todos os processos. De graça.




TCP Manager Shareware para monitorar a conexão TCP do seu computador através de gráficos. Ao contrário de um monitor de conexões PPP, ele consegue monitorar conexões via cabo ou rede, e você pode ver quais endereços IP ele está visitando e qual o endereço IP da sua máquina. Ele também mostra um "log" (relatório) detalhado com tudo o que aconteceu enquanto você estava conectado. Boa ferramenta para verificar velocidade e estabilidade de suas conexões, com uma interface limpa e de fácil entendimento.




Xload

Programinha francês gratuito que mostra na tela do Mac OS X uma pequena janela com o gráfico de utilização do seu processador. Quando você passa o mouse por cima da janela, ele mostra a porcentagem exata do seu processador que está sendo usada. Bonitinho e não consome muito espaço visual e nem de memória. Para deixar em um canto da tela enquanto você trabalha em outras coisas.

Onde encontrar

O Mac OS X conseguiu embutir algumas coisas que nos ajudam a entender um pouco o que acontece com o sistema. Isso é uma grande novidade se você lembrar que nos sistemas antigos, o máximo que dava para saber do computador era o quanto de memória estava sendo utilizado e o consumo da bateria, por exemplo. Não que mais informações do que essas sejam vitais para o usuário comum, mas sempre é bom saber um pouco mais sobre o que acontece nas entranhas da máquina. Mesmo porque, controle de alguma coisa você tem que ter nesta vida!

Douglas Fernandes
douglasf@mac.com
Acabou perdendo um pouco o controle de sua vida.