Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops

Xarewares para o X

O futuro já começou!

Você pode achar o Mac OS X esquisito, brega ou complicado demais. Mas em uma coisa é preciso dar a mão à palmatória. Ele é tudo o que os desenvolvedores de software sempre quiseram. Possibilidade de programar em várias linguagens (Objective C, C++, Java), um kit de desenvolvimento que vem junto com o sistema, compatibilidade total com o mundo Unix e protocolos padrão da Internet, só para começar. O resultado? A indústria de sharewares está a todo vapor, fazendo programas novos a cada dia. Já existem vários programas que se aproveitam da nova estrutura do sistema operacional, muitas atualizações de programas antigos e um bom número de freewares que simplificam a vida de quem está usando o X. E já tem também alguns daqueles programas que você não vivia sem nos sistemas mais antigos. Eis aqui algumas das novidades.

Massinova
https://massinova.main-net.com/dockling.html
O Massinova vai agradar os fãs da música eletrônica. Você instala o bicho e um ícone aparece no seu Dock. A partir dele, você entra em contato com o site do programa e consegue votar em uma parada das músicas do estilo mais pedidas, podendo ouvi-las como se fosse uma estação de rádio virtual (através do iTunes do Mac OS X). Excelente idéia de interatividade e uma grande esperança para que apareçam programas como esse para todos os outros estilos de música (não esqueçam o bom e velho rock, por favor!).


Joguinhos freeware
TheCowCatchingGame: https://homepage.mac.com/mwengenm
Tux Racer : www.sunspirestudios.com
Não são lá grande coisa, mas já dá para se divertir até a chegada dos jogos "de verdade". São feitos com a tecnologia OpenGL, que garante um visual maneiro.
Em TheCatchingCowGame, você pilota um UFO que tem que recolher vacas de um campo. Para ajudar, você pode usar bombas e campos de força. Estranho? Há uma semelhança descarada com a série "South Park".
Tux Racer é o primeiro de uma série de joguinhos portados do Linux, e é protagonizado pelo seu pinguim-símbolo. É uma corrida de slalom na qual, em vez de usar esquis, o bichinho desliza na neve de barriga.


Mensageiros instantâneos Fire: www.epicware.com/fire.html
Gerry's ICQ Carbon: https://homepage.mac.com/gerrysicq/index.html
ICQ 2.6X: www.icq.com/download/step-by-step-mac.html

Se você estava com medo de passar para o X e ficar sem o seu programa de mensagens, não precisa mais se preocupar. Os dois principais programas compatíveis com o ICQ
(o Gerry's ICQ e o ICQ original) têm agora versões "carbonizadas".
Na verdade, não existem muitas diferenças entre eles e as versões "clássicas". Tudo funciona do mesmo jeito, como antigamente. Basta você escolher seu programa favorito e sair usando (todos são gratuitos).
Há ainda o Fire, programa exclusivo para o X que é simultaneamente compatível com ICQ, AIM (da AOL), IRC, MSN (da Microsoft e Hotmail), Yahoo e Jabber, e tem de longe a interface mais bonita (ou menos feia). Ele ainda está em desenvolvimento. Quando estiver realmente pronto, vai ser um arraso.

PPP Monitor
https://homepage.mac.com/rominar/monitor.html
Apesar de parecer muito simples e com pouca utilidade, o PPP Monitor é interessante por usar bem a interface do X e por ter sido bem resolvido o suficiente para não atrapalhar o resto da tela.
A sua janela (que você pode largar em qualquer lugar da tela ou colocá-la no Dock) é transparente e mostra um gráfico com os dados enviados e recebidos pelo modem. As opções de visualização são boas, mas o visual geral dele podia ser melhor. Se você quer uma boa desculpa para usá-lo, está aqui: é de graça.

Browers alternativos
iCab 2.5b2: www.icab.de/download.html
OmniWeb 4.0: www.omnigroup.com/products/omniweb
PCalc 1 MB www.pcalc.com/english/about.html

Eis duas boas opções de browsers se você não quiser usar o bugado beta do Internet Explorer 5.1 que vem com o Mac OS X.
Os dois são simples, mas com todas as funções que um browser deve ter. Em nossos testes, o alemão iCab (que também existe para o Mac OS clássico e até para Macs 68k) é mais rápido que o OmniWeb, que por sua vez é bem mais rápido que o Explorer. O iCab tem uma interface similar à do Explorer e é de graça até o dia em que expirar e tiver de ser substituído por uma versão mais nova. A empresa diz que ele passará a ser pago, mas até hoje não fixou uma data.
O OmniWeb emprega às últimas consequências os recursos e firulas visuais do Aqua. A tipografia é particularmente impecável e, dentre os browsers para o X, ele é o único cujo gerenciador de downloads não dá problema. Mas apresenta algumas deselegâncias das versões mais antigas do Netscape (anteriores ao 6.0) e ainda fica lembrando que você tem de pagar por ele. Você pode baixar a versão demo, compatível com o Mac OS 9, e testá-la por sete dias. Após esse período, é preciso pagar a taxa de registro de US$ 16.

GraphicConverter
www.graphicconverter.net/us_gcdownload.html
Enquanto o Photoshop não chega em uma versão "carbonizada", por que não usar o GraphicConverter? No sistema clássico, ele já fazia sucesso como editor simples de imagens e conversor de arquivos. Tem todas as ferramentas básicas (pincéis, filtros de manipulação de imagem, texto) e funciona bem e rápido no X.

SETI@home
https://setiathome.ssl.berkeley.edu/macosx.html
O velho protetor de tela que ajuda a humanidade a achar ETs está de volta em uma versão para o X, aproveitando-se da velocidade do novo sistema. Para você que chegou agora, uma explicação rápida. O projeto SETI é um sistema de processamento distribuído que utiliza computadores do mundo todo para ajudar a analisar emissões de rádio coletadas do espaço, a fim de descobrir evidências de vida inteligente fora do nosso planeta (não, por enquanto ele não achou nada, mas tenhamos fé). Ele divide automaticamente os cálculos matemáticos entre todas as pessoas que têm esse programa instalado em seus computadores. Se você quiser ajudar, é só baixar e instalar na sua máquina.

EightBall
www.inferiis.com/mac
Um "inutilitário" clássico do Control Strip já tem versão para o X. Essa "bola oito mágica" fica no Dock e tudo o que você tem a fazer é clicar nela para saber a qualquer instante as respostas para problemas prementes e mistérios profundos. A versão atual do cyber-oráculo oferece 36 respostas diferentes.

Douglas Fernandes