Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops

Jogos que vale a pena baixar

Nem só de trabalho vive o Mac

Qual é o motivo para você ter um computador? Trabalho, aprendizado, possibilidade de ganhar um dinheirinho com ele, pesquisas na Internet, email e mais um monte de bobagens que você inventa para convencer seus pais, sua mulher e seus filhos de que o seu computador é útil para alguma coisa. Mas na verdade você sabe, e eu sei, que o motivo de ter gastado uma grana pra comprar um Mac foi simplesmente o de poder ficar jogando por horas a fio sem que ninguém encha o seu saco, não é? Se concorda com isso, dê uma olhada no que separamos para você ficar brincando o dia todo e esquecer o resto do mundo!

GLFighters



Não sei se dá pra chamar de jogo, mesmo porque ainda não foi acabado, mas de qualquer forma é possível brincar bastante com esse programa totalmente baseado na arquitetura 3D OpenGL, embutida no Mac OS. Você controla um robô e o computador ou um amigo controla o outro. O objetivo é um matar o outro com vários tipos de armas (incluindo um sabre de luz Jedi!). Mas a diversão mesmo fica por conta de várias opções de mudança de fundo, edição do labirinto, efeitos em 3D e mais um monte de outras coisas. Obviamente, tem um zilhão de bugs e coisas esquisitas, mas mesmo assim é interessante o suficiente para ser baixado e testado.

Airburst



Esse é daqueles jogos insanos que faz você perder noites de sono e horas de trabalho tentando quebrar o próximo recorde. Como explicá-lo? Você e mais três jogadores (que podem ser controlados pelo computador ou por seus amigos se acotovelando no mesmo teclado) ficam em cima de nuvenzinhas formadas por bexiguinhas (meigo, não?). Uma bolinha fica batendo de um lado ao outro, acertando e furando as bexigas da sua nuvem e das dos outros jogadores, e tudo o que você tem a fazer é se defender da bola e esperar que no final você tenha menos bexigas estouradas do que os outros jogadores (quando tem todas suas bexigas estouradas, eles ficam sem sua nuvem e caem). Na verdade, é uma variação de jogos estilo "paredão", com gráficos bem legais e ação rápida, como um bom jogo deve ser.

Native Assault



Como existem poucos jogos com idéias novas para o MacOS X, a moda é trazer jogos do passado para tentar fazer algum sucesso no novo sistema operacional. Um dos muitos "clássicos" que você pode achar por aí é o Native Assault, que teve seus dias de glória quando se chamava "Missile Commander" e era o cartucho que vinha de brinde quando você comprava um Atari. O objetivo do jogo é proteger prédios do ataque de mísseis inimigos, atirando contra eles (assunto bastante atual...). O jogo é bem feitinho e traz algumas novidades, como a possibilidade de comprar mais poder de fogo ou gastar seus pontos ganhos para reconstruir os prédios. Boa diversão para o OS X.

NERDS Rope



Mais uma versão do velho jogo da cobrinha, que cresce a cada vez que come a comidinha, tornando mais difícil sua movimentação dentro de um quadrado (de certa forma, à semelhança do GLTron). Nessa versão, além dos gráficos bonitinhos, existe um monte de bônus e obstáculos para ajudar ou dificultar a sua vida. Como na versão original, exige muitos reflexos e destreza para não colidir com nada. E ainda tem várias referências ao filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate", o que vai levar à loucura os seguidores de William Wonka e seus Lumpa-Lumpa. (Em tempo: NERDS é uma marca de bala...)

Captain Bumper



Ajude o "Capitão Parachoque" a recuperar sua carga de "bananos" (sim, bananos, o que quer que isso signifique), arrumar sua nave e salvar a princesa de nome estranho. Tudo isso tendo como inimigos um bando de alienígenas esquisitos (você já viu algum alienígena que não fosse esquisito?). O jogo tem cara e música infantis, mas é extremamente gozado e desafiante para qualquer idade. O desenho dos cenários e dos personagens é bem no estilo desenho animado, e tudo o que você precisa fazer é o batido "atirar em tudo que se mexe" e "tomar cuidado pra não destruírem sua navezinha". Fora isso, você precisará de muita sorte (também conhecida no mundo dos jogos como "rabo") para avançar pelas fases, cada vez mais difíceis. Na realidade, esse jogo é uma demo; a versão integral tem de ser comprada no site do fabricante. Mas a demo já é muito boa.

GLTron



Se você tem por volta de 30 anos, deve ter se emocionado quando assistiu no cinema à estréia do filme "Tron", no começo da década de 80. Foi um dos primeiros filmes a usar computação gráfica como ferramenta para criar visuais incríveis. No filme, o herói era sugado para dentro de um jogo de fliperama e deveria fazer o possível para vencer sempre e ainda descobrir um jeito de voltar à sua vida normal. Hoje, depois de tantos anos, você pode ter no seu Mac um jogo gratuito inspirado no filme, incluindo as motinhas "mutcholôcas" reproduzidas com fidelidade absoluta. O objetivo é pilotar a sua moto por uma área quadriculada contra três oponentes e manter-se vivo por mais tempo que os outros sem bater nas paredes que todas as motos vão criando em seu rastro. O jogo é muito rápido e exigente nos reflexos. Cuidado para não ser sugado para dentro do seu Mac!

Bushfire



Não. Não é um jogo em que você tem que pôr fogo no presidente americano... Se você ainda se lembra e gosta dos jogos antigos pela sua simplicidade e pelas horas de diversão que eles ofereciam, não vai ter dificuldade em gostar desse. A fórmula é a mesma de jogos antigos como "Choplifter" e "Defender", com uma levada ecológica: você pilota um helicóptero para apagar incêndios em uma floresta. Para isso, precisa a todo instante reabastecer seu helicóptero com água e transportar os bombeiros que ajudam a salvar as árvores. Os gráficos são muito legais e você tem um mapinha na tela que ajuda a encontrar os focos de incêndio. Se você ainda é daqueles que prefere um bom jogo simples a um desses complicadíssimos que existem hoje, baixe agora.

DopeWars



Campeão dos campeões no quesito "politicamente incorreto", Dope Wars transforma você em nada menos que um traficante de drogas internacional. Você tem uma tabela de preços de drogas que varia de cidade para cidade; pode-se comprar barato para depois vender caro, depositar seu dinheiro em um banco, comprar armas, pedir dinheiro emprestado ou ir até o hospital para ser curado dos tiros da polícia. Volta e meia, viciados roubam suas drogas ou você acaba se dando mal de algum outro jeito. Junta mais dinheiro aquele que for mais esperto no comércio (o programa informa quando aparecem ofertas ou alta demanda de drogas). Terminado seu trabalho em um país ou em uma cidade, você pode ir para outro lugar do mundo para "negociar" mais. Apesar de o tema do jogo ser um tanto pesado, e dos pouquíssimos gráficos, é divertido e de graça. (Como as drogas, o primeiro sempre é de graça... depois que vicia, é bem mais caro!)

Reckless Drivin'



Mais um na linha "politicamente incorreto". Você dirige por uma estrada e ganha pontos jogando os outros carros para fora ou batendo o suficiente neles para destruí-los. Você também deve fugir da polícia, atropelar cachorrinhos e incendiar ônibus escolares. E pode utilizar recursos "sujos" como mísseis, por exemplo. Essa "aula" de civilidade já fazia sucesso nos sistemas antigos, e agora está disponível para o Mac OS X também, mas com alguns probleminhas de adaptação. De toda forma, é diversão garantida.

Pillars of Garendall



Sempre que se fala de jogos para Mac, não se pode ficar sem falar da Ambrosia, veteraníssima desenvolvedora de jogos e sharewares diversos. Dessa vez, um de seus novos títulos é um jogo no estilo adventure ou RPG, daqueles que você controla um personagem que deve falar com pessoas, lutar e pegar coisas para concluir seu objetivo. O enredo do jogo, como você deve imaginar, tem coisas como reis, princesas, dragões e ogros, que estão lá para atrapalhar ou ajudar. Se você gosta desse tipo de jogo, não vai se decepcionar.

Return to Castle Wolfenstein



Renascimento da série clássica que fez sucesso ainda na época do Apple II (Castle Wolfenstein e Beyond Castle Wolfenstein) e, mais recentemente, no Mac e no PC (Wolfenstein 3D). Wolfenstein foi um dos grandes responsáveis pela popularização de jogos de tiro em primeira pessoa. O jogo está de volta em uma versão para teste no Mac OS X, com a mesma temática da Segunda Guerra Mundial, porém muito mais sofisticado e com visual matador. Nesse teste é possível apenas jogar via rede local ou conectado à Internet. No primeiro caso, a diversão e a improdutividade na firma estão garantidas. Para jogar pela Internet, a coisa é mais complicada. Você precisa ter uma boa conexão de banda larga e achar um servidor de Wolfenstein não muito distante (dica: escolha o com menor ping). Supridas essas necessidades, é só cair matando. Literalmente.

A grande decepção é ver que o MacOS X, embora seja bastante poderoso em recursos, ainda não tem jogos à sua altura. Tudo o que você pode encontrar são versões adaptadas de jogos antigos ou coisas novas ainda sem acabamento. Mas felizmente parece que a indústria de jogos aos poucos vai se tocando da necessidade de desenvolver novidades para o X, e aos poucos vão aparecendo sinais de que um dia teremos uma safra de jogos muito legais para acompanhar os novos tempos da Apple. Enquanto isso, divirta-se nos sistemas mais antigos, pois ainda tem muita coisa legal por lá.

Onde encontrar
· Airburst - 6.8 MB - www.strangeflavour.com/airburst.html
· Bushfire - 11.1 MB - www.strangeflavour.com/games.html
· Captain Bumper - 18 MB - www.macrun.com/US/04_downloads/downloads.html
· DopeWars - 816 KB - www.likelysoft.com/dopewars
· GLFighters - 6.8 MB - www.idevgames.com/html/contest/entries.php3#GLFighters
· GLTron - 3.2M - www.gltron.org/download.html
· Native Assault - 3.2 MB - www.AdrenalineEnt.com/downloads.html
· NERDS Rope - 2.6 MB - www.wonka.com/InventionRoom/dwnld_nerdsrope.html
· Pillars of Garendall - 29 MB - www.AmbrosiaSW.com/games/pog
· Reckless Drivin' - 5.5 MB - https://reckless.x2.nu
· Return to Castle Wolfenstein - 10.5 MB - www.macupdate.com

Douglas Fernandes
Ainda acha que os jogos de antigamente eram mais legais.