Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops

Inutilidades domésticas

Conheça os melhores programas que não servem pra nada

Para que existem computadores? Até onde se sabe, informática é algo sério, algo que tem sido desenvolvido há anos para melhorar a vida do ser humano, seja oferecendo conforto, diversão ou ajudando a descobrir a cura de doenças e a construir melhores carros ou aviões. Aí, você procura na Internet programas interessantes e úteis para aumentar sua produtividade e encontra absurdos que não servem para absolutamente nada! Uma verdadeira falta de bom senso e um desperdício enorme do tempo das pessoas que escreveram tais programas. Ou não...


MooSB


Você pode programar esse freeware para "mugir" como uma vaca cada vez que conectar ou desconectar aparelhos nas portas USB ou FireWire, ou quando algum programa for aberto ou mesmo quando algum disco for montado no seu desktop. Você pode escolher os tipos de mugido também, como "vaca feliz", "vaca brava" e mugidos de bezerro. Tão inútil quanto o anjo da guarda da família Kennedy.

Tea Timer


Programa estúpido para ajudá-lo na árdua tarefa de fazer chá. Como você sabe, chá é algo muito difícil de se fazer e obviamente você precisa de um Mac de última geração rodando o Mac OS X para avisá-lo de que o chá está pronto. E ele faz isso perguntando quanto tempo vai demorar o seu chá e depois coloca um reloginho no Dock. E no final ele ainda mostra uma janela com a foto do Big Ben ao som das badaladas do próprio. Não perca seu tempo!

RollYourOwn


Imagine assim: você gasta uma grana comprando um excelente computador. Gasta seu tempo configurando o seu Mac, deixando ele redondo e esperando tirar o melhor dele. Instala o sistema mais revolucionário na sua máquina e fica babando com todos os efeitos visuais da interface e pensa em todas as possibilidades que esse novo mundo pode te trazer. Aí então você pega um programa como o RollYourOwn para fazer o seu Mac superpoderoso jogar dados de jogos RPG??? E o pior é que a cara do programa é sofrível! É um dos piores programas já vistos. E cá entre nós: se você tem dinheiro pra comprar um Mac, tenho certeza de que deve ter sobrado algum para comprar uns míseros dadinhos de RPG.

Cat-in-the-Dock


Alguém pode me dizer porque você colocaria um ícone de um gato mal-educado no seu Dock? De tempos em tempos o cretino arrota, grita, explode, fala alguma frase de algum filme, imita Al Pacino em "Perfume de Mulher", fala "Rosebud" com a voz do Orson Welles e mia muito. Pra quê tudo isso? Não tenho a menor idéia. Até é engraçadinho, mas depois de dois segundos enche muito o saco. O fabricante (que está fechando as portas) tem mais algumas bobagens em seu site, que talvez valham a pena baixar. É de graça (alguém pagaria por isso?).


ThermoInDock


Um ícone para o seu Dock (pode se tornar uma janelinha para a sua tela também) que mostra a temperatura da CPU do seu Mac e monta um gráfico com a variação. E daí? O que significa que esse troço esteja a 20ºC dentro da minha máquina? Em que isso muda a minha vida? E o pior é que nem há tanta variação para você dizer: "Poxa, minha CPU estava super quente hoje!" Sem noção...


Eyeballs


Um dos programas mais inúteis, tradicionais (do tempo do Mac preto e branco) e simpáticos que já apareceram, agora em nova versão para o OS X. Se você nunca o viu (isso é possível?), trata-se de um par de olhos que fica na barra do menu acompanhando o movimento da setinha do seu mouse aonde quer que ela vá. E a nova versão vem com novidades! Você pode pedir para que os olhos fiquem passeando pela sua tela e, quando você aproxima a seta dos olhos, eles fogem! Agora você também pode criar seus próprios olhos e escolher entre alguns tipos esquisitos para ficar espionando seus movimentos. Muito legal, mas estupidamente inútil.


Mouse Distance Measurer


Vamos dizer assim: é um odômetro para o seu mouse. Ele vai calculando quantos metros o seu mouse andou desde que você ativou o programa e mostra a "quilometragem" em uma janela na sua tela. Me desculpe, mas eu tentei achar alguma utilidade para isso, e não obtive sucesso.
Sei lá, de repente você pode dizer ao seu chefe que está com tendinite porque percorreu com o seu mouse em apenas um dia 30 quilômetros. Ou então mandar seu mouse para a revisão dos 10 mil quilômetros para ver se ele fica melhor.


JediMaker


Para os tarados pela série "Guerra nas Estrelas". Funciona assim: você escreve o seu nome, o nome de solteira da sua mãe e a cidade em que você nasceu. Com esses dados, ele usa uma técnica científica (científica o caramba!) para mostrar como ficaria o seu nome se você morasse em uma galáxia muito, muito distante. E você também pode ficar sabendo como ficaria o seu nome se você fosse um Sith, caso simpatize mais com o lado negro da Força. O meu nome Jedi deu "Ferdo Pasao". Com um nome desses, com certeza acabaria me juntando à turma de Darth Vader.


EightBall


Feito sob medida para aqueles que nunca conseguem se decidir sobre o que fazer. Derivado da bola preta (também conhecida como Bola 8 ou "decision maker") para a qual você pergunta algo que não sabe a resposta, chacoalha e vê através de um visor respostas como "sim", "não" ou "pergunte mais tarde". Nessa versão, você instala um ícone da tal bola preta no seu Dock e, quando clica nela, obtém respostas para as suas dúvidas. Muito inútil. Aqui vai uma dica da Bola 8: "Preciso de um programa como este?". Resposta: "Claro que não!"


Dock Lawn


O que eu posso dizer? Você substitui os ícones dos programas que mais usa, como Photoshop, Mail ou Internet Explorer, por outros que parecem estar sobre um gramado. Para os programas que ainda não têm o ícone equivalente na grama, você pode utilizar imagens com grama apenas ou com algumas flores. Meigo? Você ainda não viu nada... Espere até ver os anões de jardim que abrem e fecham os olhinhos. Para instalar esse ícones, você vai precisar de um programa como o Iconographer X e o Adium para os anões, e precisará ler as instruções que vêm junto com o pacote de ícones. Ou seja, muito trabalho para algo tão esteticamente duvidoso.


Onde encontrar

  • Cat-in-the-Dock - 1.9M - www.stimpsoft.com/downloads.htm
  • Dock Lawn - 2.4M - https://iheartny.com/xicons/
  • EightBall - 126k - www.inferiis.com/software.html
  • Eyeballs - 68K - www.sticksoftware.com/software.html
  • JediMaker - 1.0M - www.railheaddesign.com
  • MooSB - 173k - https://homepage.mac.com/nima/FileSharing.html
  • Mouse Distance Measurer - 645k - https://alphaomega.software.free.fr/indexus.html
  • RollYourOwn - 380K - www.versiontracker.com
  • Tea Timer - 278K - www.versiontracker.com
  • ThermoInDock - 60K - https://homepage.mac.com/takashi_hamada/Acti/MacOSX/ThermoInDock/index.html

    Defendo uma teoria que diz que, quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais coisas inúteis aparecem. Claro que no mundo real tem muitas coisas inúteis, mas aí é até discutível, dependendo do gosto de cada um. Na informática isso é bem visível, e muitas vezes você se depara com programas absurdos, mas bem engraçados. Esta é a segunda vez que sai uma matéria sobre programas inúteis, e ainda tem material para fazer muitas outras. Esperamos que esse pessoal tenha sempre muita criatividade (ou a falta dela!) para nos dar essas pérolas.

    Douglas Fernandes
    douglasf@mac.com
    Achou muitíssimo inútil escrever este texto...

  •