Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops

De Volta ao passado

Douglas Fernandes

Emuladores são programas que reproduzem parte ou todas as informações técnicas sobre o hardware de um computador (ou de um console de videogame) e que "enganam" o seu Mac de forma que velhos programas ou jogos funcionem como se estivessem em seu hardware original. Se já era legal emular computadores mais antigos no Mac, agora ficou muito mais divertido no Mac OS X. O Mac fica mais estável e, se houver alguma pane no emulador (e geralmente dá!), o seu Mac não trava e você não tem que restartá-lo na mão. E também porque é muito engraçado olhar um programa antigo mandando ver no meio da modernidade Aqua. Faça sua terapia de regressão e volte no tempo com essas velharias.

MacMame - 3,6 MB - Freeware
https://macmame.org

GeoMame - 1,5 MB - Freeware
https://mac.emuhq.com/geomame

Lembra quando você economizava umas moedas e se acabava no fliperama da esquina? Esses dias estão de volta. Você pode ter no seu Mac OS X os melhores e mais populares jogos de vídeo (arcade, como são conhecidos lá fora) do passado. Tesouros como Rally-X, Ghosts & Goblins, Double Dragon, Defender, Pac-Man e mais centenas de outros jogos. A emulação é perfeita, e na maioria das vezes é possível utilizar cheats (trapaças) em alguns jogos - como apertar um botão e conseguir velocidade máxima de corrida no Hyper Olympics, por exemplo. Alguns jogos não funcionam muito bem, mas isso depende da ROM que você baixou. Não há novidades na versão para OS X - tirando, é claro, a interface Aqua.

Existe uma versão do MAME chamada GeoMAME, exclusiva para jogos do padrão NeoGeo, que inclui algumas funções adicionais, como teclas para comandos "combo" ou golpes especiais, por exemplo.

Power64 - 1,6 MB - US$ 25
www.infinite-loop.at/Power64/index.html

Emulador do Commodore 64 - popular computador da década de 80, famoso na época por trabalhar muito bem com som e vídeo. A qualidade do emulador é excelente: ele dá suporte a todo tipo de periférico e até configura o teclado do Mac para ficar compatível com o do Commodore. O mais impressionante é que, graças à sua velocidade e agilidade, você também consegue usar vários "Commodores" ao mesmo tempo, abrindo uma janela para cada tela como se fossem vários computadores.

Também não é muito difícil encontrar softwares compatíveis com ele pela Internet, o que certamente fará a alegria dos seus antigos fãs.

Palm Emulator - 1,0 MB - Freeware
www.palmos.com/dev/tools/emulator

Evolução do antigo Copilot, ele é co-desenvolvido e distribuído pela própria Palm para usuários que querem testar os vários modelos de Palm ou desenvolver programas para ele. Funciona com ROMs de todos os modelos de Palm. Você precisa se cadastrar no site da Palm como desenvolvedor para poder acessar as ROMs, suporte técnico e informações. O processo de cadastro exige que você preencha um formulário que será avaliado pela Palm para ver se eles deixam você ter acesso.

E isso geralmente demora umas duas semanas. Achar as ROMs pela Internet em algum site pirata é muito difícil; portanto, o melhor caminho é o legal, mesmo. Além das ROMs, você precisa de arquivos de skins (tem de graça no site da Palm) para colocar a "cara" do modelo do Palm na tela. A emulação é muito boa e dá para se divertir fuçando nos diversos modelos de Palm e testando programas. Boa opção para quem quer experimentar um Palm antes de comprar, ou para quem está em dúvida se deve ou não usar determinado programa.

Generator - 600 K - Doação opcional
www.bannister.org/software/generator.htm

O Generator é um emulador de Mega Drive Open Source e multiplataforma, com versões para Linux, Windows, Mac OS e até mesmo para o console Sega Dreamcast. Ele possui dois modos diferentes para emulação de vídeo: para maior velocidade e compatibilidade e para emulação precisa dos processadores de som YM2 612 (FM) e SN76489 (PSG). Há suporte a cheat codes, como os códigos para vidas infinitas, seleção de fases ou invencibilidade usados com o acessório Game Genie. O emulador aceita ROMs nos formatos .SMD e .BIN, e elas podem ficar compactadas com Gzip para economizar espaço em disco. É recomendado o uso do Blitter Library Plugin, que adiciona vários modos de vídeo extras, reproduzindo com fidelidade a imagem de uma TV ou monitor de arcade para os emuladores escritos por Richard Bannister. Isso melhora o desempenho do Generator, Boycott, Boycott Advance, SMS+ e fMSX. Para quem faz questão da emulação mais precisa possível, vale a pena.

FMSX - 941 KB - US$ 20
https://bannister.org/software/fmsx.htm

Versão "carbonizada" do fMSX, emulador do MSX e computadores compatíveis com ele. O MSX foi fabricado aqui no Brasil com os nomes Expert e Hot Bit, e prometia na época vários jogos e programas "sofisticados" para serem usados em casa. Podia-se ligá-lo a um monitor ou a uma televisão e usar cartuchos, fitas cassete ou disquetes para transferir dados. Foi concorrente direto do Apple II, e na época (meados dos anos 80) conquistou uma legião de fãs e seguidores que até hoje guardam com carinho seus cartuchos. Para esses, nada melhor do que fazer o seu Mac OS X se transformar em um MSX e reviver aqueles dias de glória. O emulador funciona de maneira bem simples e programas para ele são fáceis de serem encontrados pela Internet. Diversão garantida.

Boycott Advance - 410 KB - Freeware
www.bannister.org/software/ba.htm

É um emulador de Game Boy Advance para o Mac OS, clássico ou X. Ele pode rodar a maioria dos jogos atualmente disponíveis para o Game Boy Advance, embora lentamente (um G4 é o requisito mínimo de sistema). A emulação do hardware de som do console é completa e praticamente perfeita, com apenas alguns jogos exibindo ruídos fora do normal. Modos de vídeo extras podem ser adicionados através da Blitter Library Plugin, e você pode fazer suas próprias ROMs a partir de seus cartuchos originais, utilizando acessórios como o Flash Linker Advance, um aparelhinho chinês que passa os cartuchos para um cartão Flash, encontrado à venda em alguns sites na Internet. O mesmo desenvolvedor também criou o Boycott - emulador de Game Boy, Super Game Boy, Super Game Boy II e Game Boy Color, que funciona tanto no Mac OS X quanto no sistema clássico, com excelente compatibilidade.

Snes9X - 685 KB - Freeware
https://emulation.net/snes

Excelente emulador do videogame Super Nintendo (também conhecido como Super NES). A emulação é bastante boa e rápida, e deixa você desabilitar em alguns jogos os cenários de fundo para ganhar mais velocidade. Salvar o jogo também é bem simples e sem segredos. Já existia uma versão igualmente eficiente para o Mac OS clássico, e essa versão "carbonizada" repete as mesmas boas características. Excelente diversão, mesmo para os "infiéis" que não sabem o que é Castlevania, Super Mario World, StarFox, Contra e outros clássicos.

SMS+ - 575 KB - Freeware
www.bannister.org/software/sms.htm

O Sega Master System foi um videogame que não conseguiu ganhar a guerra travada com a Nintendo, embora fosse superior, o que resultou em menos títulos de jogos. Apesar de terem tecnologia de 8 bits, os jogos são bem interessantes e o emulador é bem robusto e estável. Está bem longe da qualidade de outros videogames, mas é bem interessante e gostoso de jogar. Ele também suporta jogos do Game Gear, que foi um videogame portátil (apesar dos seus 20 cm de largura) com tela colorida e que usava a mesma tecnologia do Master System.

Stella - 258 KB - Freeware
https://emulation.net/atari2600

O Stella é um velho conhecido dos tarados pelo Atari 2600, aquele que você ganhou no Natal há uns 20 anos e logo em seguida ganhou uma tendinite de tanto jogar Enduro e River Raid. Ele emula todas as ROMs de Atari, que são facilmente encontradas na Internet, com a mesma qualidade tosca dos jogos originais. Nesta versão para o OS X, aparentemente ele ficou mais lento do que era nos sistemas anteriores e com alguns problemas no processamento do som; isso é muito perceptível nos computadores menos velozes, como por exemplo nos iMacs mais antigos. De qualquer forma, é um ótimo remédio para matar a saudade daquelas tardes em que tudo o que importava era bater o recorde no Missile Command ou no H.E.R.O.

vMac - 845 KB - Freeware
www.bannister.org/software/vmac.htm

Algo bastante inusitado: um Mac Plus funcionando dentro do OS X no seu Mac atual. E para que isso? Para os saudosistas (sempre eles!) relembrarem como era difícil a vida usando um Mac antigo, com um sistema revolucionário mas que ainda engatinhava. Ou para abrir suas primeiras ilustrações feitas em MacDraw, guardadas em um disquete empoeirado que milagrosamente ainda funciona. Vale notar como as coisas evoluíram. É um prazer, por exemplo, jogar aqueles jogos antigos em preto e branco, quando cor ainda era um luxo. Para ele funcionar, você vai precisar de uma ROM do Plus original, que dá para conseguir usando um programa específico para capturar as informações de um Mac Plus (se você tiver um por perto), ou tentando garimpar uma ROM pirata (perdão!) pela Internet. Você também vai precisar de uma imagem de um disquete do System 6 original para "ligar" o Mac Plus. Esse está disponível de graça no site do autor.

Quase todos esses emuladores são facilmente encontrados em um site muito bem organizado, o Emulation.net (www.emulation.net), onde é possível pegar emuladores para outros computadores, videogames e calculadoras científicas que ainda não foram atualizados para funcionar com o Mac OS X. Alguns emuladores fazem falta, como o "Catakig", que emula o Apple II. Outros, como o MacMESS (que emula diversos computadores e consoles) e o UAE (que emula o Commodore Amiga), já têm novas versões, mas ainda são muito instáveis. Falta também os desenvolvedores deixarem os programas melhor adaptados para o uso no OS X, para que eles consigam aproveitar todo o poder do novo sistema; alguns deles ainda estão muito fraquinhos. Enquanto isso, baixe o seu emulador preferido e mate as saudades dos velhos tempos!


Douglas Fernandes
douglasf@mac.com
Espera ansioso por um bom emulador de Apple II para o Jaguar.
*Colaborou Rafael Rigues