Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops

O mundo é dos DJs

Conheça os programas que vão animar a festa

Cansado de ter que ficar carregando um monte de CDs e LPs para uma festa para garantir uma noitada de música boa? Se você é DJ profissional, amador ou almeja ser um, talvez seja a hora de converter seus discos para MP3 e usar o Mac para mixar a trilha sonora das baladas. Com um iBook ou PowerBook na mão e os programas que apresentamos nesta edição, o trabalho de DJ ficará muito mais fácil e, se quiser, completamente automatizado, já que alguns programas permitem que você não só prepare a lista de músicas que serão tocadas, como também fazem a transição e acertam o andamento das faixas sozinhos. Assim, você pode deixar o Mac trabalhar tranquilo e fazer uma social com os amigos.

QTdj

Feito em RealBasic, o QTdj tem como ponto forte sua playlist de dimensões generosas e bem fácil de gerenciar. Baseado completamente no QuickTime, o programa não tem grandes destaques e nem é voltado para DJs profissionais, apesar de contar com os efeitos delay, tempo e fade. É bugado e fecha sozinho ocasionalmente. Não vale muito o esforço.

BayTex Party!

A versão 3 do BayTex Party! ainda está em fase beta, mas é com certeza um dos melhores programas para o macmaníaco que quer ser um DJ computadorizado. Ele foi feito para quem tem múltiplas saídas de áudio em seu Mac (para que a fonte do headphone seja diferente do que está sendo tocado, por exemplo), mas funciona bem apenas com a interface padrão do computador, oferecendo dois "decks" com volume, comandos, equalizadores e displays independentes. O programa é compatível com arquivos MP3 ou QuickTime, e conta com mecanismo de busca e listagem de músicas, além da opção que salva como texto o playlist das faixas já executadas. Todos os botões podem ser controlados por mouse, teclado ou até automatizados com o resurso AutoMix. Para completar, é possível alterar o pitch (acelerar ou desacelerar) da música, determinar o número de batidas por minuto (bpm) e pedir para o software sincronizar duas faixas. Tem também o botão Brake, que pára a música diminuindo rapidamente sua "rotação". Falta só ter interface Aqua para ficar mais adequado ao OS X. A versão demo permite adicionar apenas 25 itens à playlist, e o software fecha automaticamente depois de 30 minutos. Tem também o Party! Lite, que é uma versão bem simplificada do programa, mas que funciona direitinho.

Obelisk

Ainda em fase beta, o Obelisk ganha o prêmio de interface mais intuitiva e elegante, com a ajuda do visual Aqua. Observar por dez segundos a interface já é suficiente para compreender como o programa funciona. Ele conta com dois "decks" que contam com quatro players com ajustes de volume e pitch independentes e playlists separadas. Adicionar arquivos é na base de arrastar e soltar, sendo possível realizar buscas rapidamente e listar as músicas por categoria. Para completar, o áudio de cada deck pode ser direcionado para diferentes saídas de áudio do Mac (se existirem outras). Pena que ainda tenha alguns bugs, mas quando chegar à versão final será uma ótima opção.

Tactile12000

O Tactile12000 é destinado aos DJs que gostam de trabalhar com vinil. Neste programa, os arquivos MP3 tomam a forma de LPs que rodam em dois toca-discos distintos, com variação de pitch e até mesmo a opção de escolher entre 33 e 45 "rotações por minuto". Você seleciona o ponto da música mexendo no braço da agulha e pode até mesmo fazer scratches virtuais (que não soam nem de longe como os reais). O software, que é gratuito e Open Source, tem transições automáticas ou manuais e controles de cue. Pode não ser o melhor, mais é certamente um dos programas mais simpáticos do gênero. Pena que é um pouco bugado.

Disco

Antes chamado de Vmix, o Disco é um software para DJ com todas as funções básicas necessárias para controlar o pitch e as transições das músicas. Durante muito tempo, foi um dos melhores programas do gênero, mas a falta de atualizações recentes deixou que outras opções melhores surgissem. De qualquer modo, ele é eficiente e fácil de operar, faltando apenas algumas funções automatizadas para facilitar as mixagens. Outro probleminha é o fato de fazer uma cópia do arquivo MP3 quando importa as músicas para a biblioteca. Com o tempo, a pasta Main Library pode ficar inchada inutilmente. A versão demo funciona por 10 minutos.

MegaSeg DJ

O MegaSeg é provavelmente o software para DJ mais conhecido entre os macmaníacos. Com sua interface estilosa e elegante, o programa faz crossfade entre as músicas, sincronia de batida e suporta múltiplas saídas de áudio para ouvir e acertar pontos de início das faixas. Oferecendo diferentes tamanhos de janela, inclusive tela cheia, integra-se facilmente ao iTunes e o iPod, o que facilita a importação de suas playlists. O MegaSeg não emprega a metodologia clássica de dois decks e, por isso, os controles não parecem um software clássico de DJ. Porém, ele funciona muito bem, trazendo ainda medidor de ganho e um recurso de ganho automático que compensa as variações de volume da música. Conta também com sistema de procura e categorização de arquivos e permite conectar um microfone com controle de volume independente. A versão demo tem o inconveniente de trazer a cada vinte minutos uma janela que interrompe o som e sugere que você compre o programa. Fora isso, é completamente funcional.

On Air

Programa bem pouco intuitivo, mas que conta vários recursos avançados para DJs e rádios, como a função AutoPitch, contagem de batidas por minuto e recursos de rede para acesso remoto a arquivos. A interface em "aço escovado" é estilosa, mas peca por trazer muitos botões pequenos que dificultam sua compreensão. O fato de rodar apenas no OS 9 também não ajuda. De qualquer modo, vale a pena dar uma olhada de perto.

DrDJ Free

O DrDJ Free é um pequeno programinha para quem apenas quer uma ferramenta para realizar as transições entre músicas no momento desejado. Tudo o que você tem a fazer é adicionar músicas à playlist é o DrDJ começa a tocá-las. No momento em que quiser, clique no botão Fade Now e o software fará o crossfade entre as faixas (que pode ser de até 20 segundos) ou então a transição será feita automaticamente quando a música estiver terminando. Não serve para DJs profissionais, mas funciona bem para quem só quer deixar o som rolar e curtir a festa.

Yow*

O Yow* (pronucia-se "Yowstar") é um daqueles programas que à primeira vista parecem difíceis e que, quando você vai ver, descobre que não tinha se enganado. Isso porque, em vez de implementar dois decks ou CD players, o programa traz quatro módulos de mídia interativa compatíveis com QuickTime que permitem carregar sons, imagens e vídeo. Tudo pode rolar ao mesmo tempo, com controles automáticos ou manuais para crossfades, scratch, pitch e também contador de batidas por minuto para sincronizar o ritmo das músicas. O Yow* conta com suporte a MIDI usando o OMS (Opcode Midi System), de modo que é possível comandá-lo a partir de qualquer controlador MIDI. O grande problema é que a interface é bem confusa e espartana, obrigando você a observá-la por algum tempo até entender alguma coisa. Os botões são pequenos e muitos não têm legenda. Fora isso, o programa é bem versátil.

DJ Mix

Nesse programa o termo DJ está sobrando um pouco. Ele não faz crossfades, nem ajusta pitch das músicas. Você tem dois tocadores de MP3 que suportam até oito faixas simultâneas cada um. Você carrega os arquivos, mas não é mostrada nenhuma informação sobre eles. Tudo o que você pode fazer é ajustar o balanço, volume, grave e agudo das músicas. Sem a possibilidade de criar crossfades entre elas, tudo fica meio sem sentido. A interface é simpática e original, mas poderia ser mais intuitiva e simples. A única vantagem é que o programa é gratuito. Como ainda está em fase beta, deve melhorar alguma coisa. Caso contrário, não vai muito longe.

Onde encontrar

  • BayTex Party! - 3,2 MB - www.baytex.net
  • Disco - 1,5 MB - https://www.intsys.fi/
  • DJ Mix - 4,6 MB - https://www.red-boy.net/
  • DrDJ Free - 328 KB - https://studwww.rug.ac.be/~lbdkeyse/softs
  • MegaSeg DJ - 1,9 MB - https://www.megaseg.com
  • Obelisk - 923 KB - https://www.coradine.com
  • On Air - 5,9 MB - https://www.thhdesign.com
  • QTdj - 2,2 MB - https://www.pigforce.com/QTdj/index.html
  • Tactile12000 - 3,3 MB - https://www.tactile12000.com/features/index.html
  • Yow* - 578 KB - https://www.yowstar.com/star.html

    Quem leva a vida de DJ a sério com certeza acha a qualidade do MP3 um lixo, só põe a mão em vinil e deve considerar este artigo um sacrilégio. Mas se deixar a ortodoxia de lado, não vai ter como não baixar alguns desses programas, principalmente se já tem um notebook da Apple. Os mais desencanados também não devem se esquecer que o iTunes permite que você edite playlists e já faz as transições entre as músicas automaticamente. Não é exatamente um programa feito para DJs, mas funciona bem na hora do aperto.

    Márcio Nigro
    Cometeu um erro grave na última edição, citando a música "Planeta Sonho", do 14 Bis, como sendo do Guilherme Arantes; ele já foi punido severamente.

  •