Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania Workshops

Macmania 109 - julho de 2003

A festa durou pouco. Um pouco antes desta edição ir para a gráfica, a Apple lançou um update do iTunes que passou a impedir que as listas de reprodução sejam compartilhadas pela Internet (via Rendezvous ainda rola) - recurso oferecido por alguns programas criados pela comunidade macmaníaca para a versão 4. A atualização veio justamente para acabar com a bandalheira. Por isso, se você ainda não tiver instalado a versão mais recente (4.0.1) do iTunes, pode manter a 4.0 para se divertir mais um pouco. De qualquer modo, ainda existem aplicativos camaradas que continuam funcionando tranquilamente. Por exemplo, você pode gravar as transmissões das rádios virtuais para o seu HD, do mesmo jeito que já fazíamos há muitos anos, quando pegávamos aquela fita Basf laranja e ficávamos esperando, de dedo no botão Rec, nossa canção preferida começar a tocar na rádio. Lembra?

ServerStore
42 KB - Freeware
www.thelittleappfactory.com

Quase imediatamente após ao lançamento do iTunes 4, com seu novo recurso de compartilhar músicas, saiu o ServerStore, um freeware bem bacana (apesar da falta de ícone próprio) em que você pode ver as bibliotecas compartilhadas por dezenas de usuários de iTunes e ouvir as músicas que quiser via streaming. Não tem muito mistério: você roda o ServerStore e já dá de cara com a lista de endereços. Basta selecionar um e clicar em "Load in iTunes". Nem sempre o usuário está online, e muitas vezes o streaming fica engasgando constantemente; mas funciona. E você pode ir adicionando os servidores legais à lista de favoritos. Ótimo para conhecer coisas novas. Porém, é o programa que mais foi prejudicado com a nova versão do iTunes.

RadioLover
2,1 MB - US$ 15
www.bitcartel.com

Para gravar rádios de Internet, o RadioLover é tudo o que você precisa. Traz uma boa lista de rádios para sintonizar a partir dele mesmo, e também acessa qualquer estação mostrada no iTunes. A qualquer momento você pode começar a gravar o streaming de áudio. Pode-se até copiar várias rádios ao mesmo tempo, dependendo da velocidade da sua conexão, e as músicas são nomeadas automaticamente (se a rádio fornecer essa informação). Também traz opções para gravação manual, determinando de quantos em quantos MB ou minutos a gravação será dividida. Conta até com um timer no qual pode-se determinar o mês, dia, horário e a duração da gravação, para que o aplicativo faça o trabalho enquanto você não está perto do Mac. O único detalhe é que, enquanto ele não for registrado, as gravações ficam limitadas a até 30 minutos. O que, pensando bem, é bastante generoso.

Streamripperx
355 KB - Freeware
https://streamripperx.sourceforge.net

Versão mais antiga do RadioLover. Oferece apenas as funções básicas, sem timer ou a opção de especificar o tamanho dos arquivos. Funciona apenas com estações de rádio que transmitem em MP3. Os formatos RealAudio, Windows Media, Ogg Vorbis e Peercast só são suportados no RadioLover. E só dá para gravar uma rádio por vez. Tirando essas limitações, funciona direitinho e é totalmente grátis.

iCommune 580 KB - Beta
https://icommune.sourceforge.net


Pequeno e simples, possibilita compartilhar pela rede ou Internet a sua biblioteca do iTunes, ou pastas específicas em seu Mac. Você pode também acessar as coleções de outros usuários do programa, que aparecerão entre as listas de reprodução do iTunes (só não rola com a versão 4.0.1). Assim, você pode ouvir as músicas via streaming (audição em tempo real durante a transmissão) ou até mesmo baixar as músicas. A versão que testamos era alfa ainda, mas funcionou tranquilamente. Acompanha também o Pickup, um pequeno programa para ajudar a fazer downloads do EMusic, um serviço de venda de música online.

MP3 Sushi
2,4 MB - Freeware
www.maliasoft.com/mp3sushi/index.html

Esse é bem bacaninha: transforma seu Mac numa rádio digital ou em uma jukebox acessível por uma rede interna ou pela Internet. É só escolher a pasta onde estão seus MP3 e pronto. A vantagem da opção jukebox é que o servidor apresenta em uma página Web todas as músicas que você quer compartilhar. Assim, as pessoas podem vasculhar sua lista e escutar uma canção específica. Já a rádio funciona da forma tradicional. Enquanto o programa está rodando, um menu na barra do Finder permite ligar ou desligar a rádio ou jukebox e ver as estatísticas de acesso.

A interface é bem simples e intuitiva, mas oferece opções avançadas, como definir o bit rate (taxa de compressão usada na transmissão), proteção de acesso e configuração de rede. Vem com o programa MP3 Buddies, que usa a tecnologia Rendezvous para encontrar todos os servidores de rádio ou jukebox na sua rede local.

iNet Stream Archiver 1,1 MB - US$ 15
www.xample.ch

Bom concorrente do RadioLover, gravando várias rádios simultaneamente e oferecendo um timer ainda mais completo, que permite determinar horários específicos para cada um dos dias da semana. E você pode determinar que o timer só funcione para escutar e não gravar.

A interface é simpática, mas não é tão intuitiva quanto a do Radio Lover. Pode-se filtrar as listas de rádios por palavras-chave ou por faixa de bit rate para que você, por exemplo, ouça apenas aquelas que transmitem rock a 96 kbps ou mais. Se você não registrar o iNet Stream Archiver, ele só funciona por 30 minutos de cada vez.

iSlurp 220 KB - Beta
www.oatbit.com

O iSlurp é, definitivamente, um bom amigo. Escrito em Java, o que ele faz é conectar-se às listas de reprodução do iTunes compartilhadas numa rede Rendezvous ou na Internet - neste último caso, bastando digitar o endereço. Depois de conectado, você verá a lista de músicas do usuário, onde será possível selecionar qualquer música e baixá-la para o seu Mac. Ridículo de simples. No entanto, não conseguimos conectar o iSlurp a servidores na Internet. Além, disso, letras acentuadas nos nomes das músicas aparecem na lista com os caracteres zoados.

Ao começar a fuçar nesses programas (e em outros que certamente existem por aí), você logo perceberá que nem sempre tudo funcionará maravilhosamente. Isso porque, quando a música não está no seu computador, existem fatores externos que podem atrapalhar seus planos, como a qualidade da conexão do servidor onde estão as músicas, ou se a rádio virtual (ou o usuário) está disponível no momento. Mas não se deixe desanimar quando isso acontecer. O mais importante é torcer para que esses aplicativos camaradas continuem existindo depois do update do iTunes.

Márcio Nigro
Acha que se existisse MP3 na época de Karl Marx, o mundo atual seria bem diferente.