Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania
Resenhas

SimCity 3000

Erguer cidades não é tarefa para qualquer Mac

Quase seis meses depois da versão PC, sai para Macintosh o game SimCity 3000, o simulador cabeçudo que faz de você o todo-poderoso, ou se preferir, uma espécie de prefeito responsável pela prosperidade ou decadência/desgraça de uma cidade.

Como diferencial das últimas versões, SimCity 3000 apresenta centenas de novos edifícios, e você verá pessoas se locomovendo, além de ônibus, caminhões, carros de passeio, do Corpo de Bombeiros e da Polícia, dentre vários elementos de sua cidade.

Também foram acrescentados vários novos edifícios especiais, dados como prêmios. Se você atingir um certo nível de população, vai receber uma universidade, um campo de golfe, um centro de pesquisas médicas e muito mais.

Você terá todo o controle, mas esse poder de nada adiantará se você não for ao mesmo tempo zen e um excelente estrategista para enfrentar a guerra da vida urbana e proporcionar bem-estar aos seus munícipes. Nunca baixe a guarda nesta versão de SimCity, mais difícil de jogar e menos condescendente com os erros, mesmo nos níveis mais fáceis.

Pense em tudo, do lixo à Arte. Além do tráfego, desenvolvimento, energia e água, agora você tem de administrar o lixo. Se deixado de lado, vai se acumular nas ruas e poluir suas águas. Esse é um dos novos grandes desafios a se dominar no desenvolvimento de uma cidade bem-sucedida.

Os habitantes, quando não estão satisfeitos, deixam você e sua cidade num total abandono. Isso sem falar em greves, rebeliões, doenças, altos índices de criminalidade e poluição, além de catástrofes e até um ataque alienígena. Mas é sempre possível aprender com os erros. Principalmente quando estão em jogo vidas virtuais.

Estão presentes réplicas de edifícios famosos de todo o mundo. Há o complexo das Nações Unidas, a catedral de Notre Dame e as pirâmides do Egito, dentre outros marcos. Você pode colocar até dez marcos em qualquer cidade.

Um outro grande desafio é fazer negócios com as cidades vizinhas. Você pode vender a elas seu lixo, por exemplo, ou aceitar o de outras cidades – por um preço.

Mas fique sabendo que é preciso cacife para ser prefeito de SimCity. O jogo exige, no mínimo, um chip PowerPC de 180 MHz em sua máquina (603, 604 ou G3). O simulador ainda exige uma capacidade de processamento que pede memória virtual de 128 MB e ocupa 257 MB de disco (você pode jogar pelo CD, mas aí o jogo fica muito lento). Lamentável.

Não quero depreciar, mesmo porque não dá para fazer isso com um jogo que tem, na sua versão 3000, um produto muito bem idealizado, sofisticado e tão cheio de sutilezas em sua compreensão da vida urbana moderna que dá para jogar seguidas vezes e ainda assim se surpreender com seu aspecto desafiador.


SimCity 3000
Electronic Arts: 11-5505-3713
Preço: R$ 82


Cláudia Tenório

Pró Cenários bem mais detalhados; novos desafios administrativos

Contra Lento; impossível de jogar em Macs não-G3; exigência absurda de HD