Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania
Resenhas

Kodak MC3

Câmera transformer toca MP3, fotografa e filma

Pode parecer estranho, a princípio, mas acredite: aparelhos multifuncionais como a Kodak MC3 são o futuro. Em um gadget pouco maior que um mouse, você tem uma câmera fotográfica, uma filmadora e um tocador de MP3. Tudo por um preço um pouco maior do que você pagaria por apenas um tocador de MP3. Claro que a qualidade das fotos e filmes não chegam perto das de equipamentos mais profissionais (que são bem mais caros), mas esse não é o objetivo da MC3. Ela é a câmera da balada, da viagem para a praia que depois você vai uploadar no seu blog para a turma ver. Só diversão.



O que mais impressiona na MC3 é a sua integração com o Mac OS. Basta plugar a câmera em uma das portas USB (pode ser até na do teclado) que ela monta o disquinho que está na câmera no seu Desktop, com ícone e tudo. Aí é só dar dois cliques e arrastar a pasta de imagens para o HD. Nada de softwares de upload confusos e lentos. Ripou um disco e quer colocar algumas faixas na MC3? Selecione as faixas, dê um control-clique e escolha no menu contextual a opção "Copy to MC3" e pronto. Além do cabo USB, a Kodak oferece um berçinho opcional bastante simpático. Outro acessório bacana é um cabo com três pinos RCA, com o qual você pode passar suas fotos e filmes em slideshow numa TV. Cool!

Com resolução única de 640 x 480, as fotos obviamente não tem qualidade para impressão, mas quebram um bom galho para quem quer imagens para colocar na Web ou simplesmente guardar em algum canto do HD sem ocupar muito espaço. A MC3 não tem flash, portanto convém estar em um ambiente bem iluminado para tirar boas fotos. A resposta do disparador é rápida, mas em compensação, a foto fica congelada na câmera por alguns segundos depois que você clica.

Os videozinhos (320 x 240 pixels), até que impressionam e trazem a vantagem de já vir em formato nativo QuickTime. Como tem cara de câmera fotográfica, a MC3 é perfeita como "câmera espiã". Pendure-a no pescoço e faça seus filmes inconspícua e sub-repticiamente. Um falantezinho mono na parte de trás reproduz o som da gravação, captado por um minúsculo mas poderoso microfone do lado da lente. Só faltou uma opção para gravar áudio.



A MC3 vem com um cartãozinho CompactFlash de 16 MB, o que é pouco (veja quadro) para quem quer aproveitar das capacidades multímidia do aparelho. Com certeza vai ser preciso comprar um cartão extra (ou vários) para armazenar tudo o que você quer de música e ainda ter espaço para bater suas fotos e gravar seus vídeos. O problema é que esses cartões ainda estão caros. Um de 64 MB custa ao redor de R$ 400, quase a metade do preço da câmera.

Como tocador de MP3, a MC3 peca por ter poucos ajustes de equalização (pop, rock, classical e jazz) e de exigir que as músicas a serem copiadas para o aparelho tenham nomes no estilo DOS (oito caracteres mais extensão .mp3). Os tags com nome da música e intérprete aparecem no visor, mas às vezes misteriosamente não aparecem, não descobri porque. O som com fones de ouvido é muito bom. Ela é também um pouco trambolhuda quando comparada com tocadores como o Rio ou o Nomad. Mas, peraí! Eles não tiram fotos! O maior problema da MC3 é que ela come muito rapidamente as três pilhas palito que utiliza. O sistema que avisa que sua bateria está no fim (uma luz verde piscando na sua cara, seguida pelo desligamento total do aparelho) é irritante.

A MC3 impressiona pelo tanto que faz com tão pouco tamanho. Com certeza existem câmeras digitais mais poderosas e tocadores de MP3 menores e com mais funções. Mas quem está atrás de um aparelhinho apenas para se divertir, com um preço adequado, não vai se arrepender.

Em uma MC3 com cartão de 16MB você guarda:
· 80 fotos
· 13 minutos de MP3 a 160kbps
· 1:20 minuto de vídeo

KODAK MC3
Kodak: www.kodak.com.br
Preço: R$ 890


Pró Pelo preço de um tocador de MP3, você ainda leva uma câmera de vídeo/foto

Contra Você vai gastar o dobro com cartões de memória e pilhas