Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania
Bê-a-bá

Uma rede cheia de programas

A Internet é o local ideal para procurar softwares para Mac

Ah, a Internet! Um lugar maravilhoso para arranjar coisas bacanas. De games a programas, de updates a MP3... Tem de tudo: softwares comerciais (aqueles que você paga, recebe a licença e usa para o resto da vida), os sharewares (que também são cobrados, mas podem ser usados de graça por um período de teste) e freewares, os grátis.
Mas, antes de ir se atirando de cabeça na Rede, é aconselhável que você, macmaníaco aplicado, tenha dominado alguns conceitos básicos.
Por exemplo: é bom saber que os programas disponíveis na Web geralmente estão em formatos compactados. Isso é feito para que ocupem menos espaço e baixem mais depressa, mas também para que fiquem menos "corrompíveis" durante as transmissões.
Você vai identificar esses formatos pelas extensões .bin, .hqx, .sit, .sea, .zip... Não se assuste. Essa salada de letrinhas só quer dizer que você vai precisar de um programa para descompactar o seu software depois de baixá-lo.

StuffIt

No Mac, o programa de descompactação obrigatório é o StuffIt Expander, que vem junto com o Mac OS (é instalado na pasta Internet Utilities). Ele é uma versão gratuita do StuffIt Deluxe, da Aladdin Systems (www.aladdinsys.
com). A versão paga (ver resenha na Macmania 73) tem alguns "poderes" a mais e maior integração com o sistema, mas o StuffIt Expander já dá pro gasto.
Ele descomprime os formatos MacBinary (.bin), BinHex (.hqx), StuffIt (.sit) e Zip (.zip), bastando arrastar o programa compactado para o ícone do StuffIt. É até conveniente deixar um alias (atalho) dele no desktop.
Arquivos com a extensão .sea (Self-Extract Archive) nem precisam do StuffIt: são auto-descompactantes. Basta clicar duas vezes neles para liberar seu conteúdo.

BinHex e MacBinary

É bom fazer uma divisão aqui: BinHex e MacBinary não são formatos de compressão, mas de codificação. Eles convertem os programas em arquivos "de texto" para que possam ser transmitidos facilmente pela rede. Por isso, normalmente são maiores que os arquivos .sit.
Se o seu browser está bem configurado, você nem vai precisar saber onde está o StuffIt Expander. Ao "perceber" que está baixando um arquivo "estufado", o browser vai automaticamente chamar o StuffIt para descompactá-lo. Se o browser (ou o servidor onde está o arquivo que você quer baixar) estiver mal configurado, porém, você poderá dar de cara com uma página Web com uma verdadeira sopa de letrinhas em vez de baixar o seu arquivo. Isso também acontece se você estiver tentando baixar um arquivo de Mac em um PC sem o StuffIt for Windows (sim, ele existe!).

Como baixar pelo browser

Baixar um programa pelo browser não requer prática nem habilidade. É só clicar no link ou ícone de download e esperar baixar. O Internet Explorer traz duas vantagens em relação ao Netscape: o próprio ícone do arquivo no desktop tem uma barrinha de progresso do download, e o browser tem uma janela chamada Download Manager ([?][M]) que administra todos os downloads. Caso sua conexão caia, é possivel pedir Reload e continuar a baixar o arquivo. Dependendo de certos fatores, a conexão pode até continuar do ponto onde parou.
Para baixar imagens de uma página, nada mais fácil do que clicar nelas e arrastá-las para o desktop. Isso vale para Explorer e Netscape.

Download Manager do Internet Explorer

Outros métodos de download

Baixar programas pelo browser é o modo mais simples de catar coisas na Internet. Mas não é o mais eficiente. Quando você estiver disposto a ampliar seus horizontes, experimente os programas abaixo:

· FTP
Programas de FTP são as ferramentas dos usuários profiças. FTP é um protocolo da Internet específico para transmitir arquivos; permite continuar um download interrompido, é mais rápido e serve tanto para baixar quanto para subir arquivos e páginas para servidores. Os programas de FTP mais populares são o Interarchy e o Fetch. O Interarchy (ex-Anarchie) tem até uma função que o abre automaticamente quando você clica em um link de FTP no browser.

· Monica
Para pecezistas acostumados com o GetRight e o Go!zilla, que "sabem" continuar downloads interrompidos, o Monica (homenagem a Miss Lewinsky) é a salvação. Gerencia múltiplos downloads e mostra todos os dados referentes aos arquivos que estão sendo baixados.

Monica: interface feia, mas eficiente

Hotline
Pioneiro do P2P desde 1996 (peer-to- peer, transmissão direta de computador para computador). Com ele, qualquer computador pode ser um servidor de programas, músicas e o que mais der na telha. Tanto o programa cliente quanto o servidor são gratuitos e estão no CD-ROM da Macmania.

Hotline: Anos à frente de Napster e Gnutella

Cuidados

Softwares passam por vários estágios de desenvolvimento antes de estarem prontos para uso. Um deles é o de teste beta. E é bom você saber que softwares betas têm bugs (aliás, muitos bugs), e a probabilidade de um desses softwares instalado no seu Mac travar tudo é grande. Existem alguns que fazem questão de continuar em beta para sempre (como o Napster e o ICQ), e é plausível acreditar que nunca cheguem a uma versão final oficial. Tenha sempre em mente que programas beta, alfa ou coisas do gênero devem ser usados com cuidado.

E os vírus? Os arquivos e programas disponíveis na Internet estão espalhados por servidores no mundo todo. Por isso, a maioria dos sites não se responsabiliza por problemas que eles possam trazer, principalmente vírus. Eles alegam que cada usuário é responsável por checar a presença de eventuais vírus antes da instalação. Então, o negócio é ficar atento e manter um bom antivírus sempre à mão (a propósito, existem diversos freewares e sharewares antivírus na Web). Mesmo assim, isso não é motivo para paranóia. Existem poucos vírus para Mac. µ

DICA
Se você está em uma rede de empresa e não está conseguindo baixar programas pelo browser, é possível que seja preciso configurar o painel de controle Internet para aceitar conexão pelo modo passivo (passive mode). Acesse o painel de controle, clique na aba Avançado (Advanced) e marque o quadradinho Use FTP Passive Mode (Passive).

Onde Procurar

Macintosh Product Guide
https://guide.apple.com/usindex.lasso
A própria Apple mantém uma lista completa de todos os programas e equipamentos compatíveis com Mac. Por ser dividido em categorias, é fácil encontrar os sites dos fabricantes ou desenvolvedores e fazer o download das demos ou comprar os programas.

MacShare.com
www.macshare.com
Traz uma divisão legal por categorias na página inicial e também tem uma área de dicas e referências. O ponto (extremamente) negativo é que ele está desatualizado.

VersionTracker
www.versiontracker.com
É o local ideal para procurar um programa ou update para Mac. A lista de atualizações dos softwares tem atualização diária. Basta digitar um trecho do nome ou uma característica do software, que o mecanismo de busca se encarrega de encontrar tudo o que tiver a ver. No site há link para download direto ou para ir para a página do desenvolvedor.

Tucows
https://allmacintosh.uol.com.br
Outro site de programas com muita coisa e divisão por categorias, facilitando a busca. Há uma área especial de aplicativos para Mac, bem completa.

MacGamersLedge
www.macgamersledge.com
Mais conhecido como "MacGamer.com". Um baú de demos dos melhores games para Macintosh.

MacUpdates
www.macupdates.com
Antes, esse site era a área de downloads para Macintosh da ZDNet, mas passou por uma grande reformulação, e agora a navegação está bem mais fácil. Na verdade, o visual foi copiado do VersionTracker, mas a facilidade de baixar programas, não. Que pena...