Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania
Bê-a-bá

Conheça melhor o AppleWorks 6

O processador de texto mais bonito da plataforma Mac

Desde os primórdios da informática, as pessoas enxergam os computadores principalmente como um substituto da máquina de escrever - não importa o assunto ou o tema. Com o tempo, ele acaba se tornando uma ferramenta mais versátil para outros usos, como a Internet, mas quem nunca deu essa desculpa quando comprou seu velho amigo de guerra, que atire a primeira pedra. As opções de processadores de texto para Mac são várias, cada uma delas apresentando funções das mais diversas e complexas, tendo preços bem diferentes. Isso sem contar os SimpleTexts da vida, que vêm com o sistema mas não têm recursos muito, podemos dizer, profissionais (na verdade, além de negrito, itálico, sublinhado, tamanho e estilo de fonte... mais nada!). Atualmente, os Macs estão sendo vendidos com o chamado "pacote de produtividade" AppleWorks, que tem um processador de texto com algumas funções bem legais.

A última versão do AppleWorks, a 6.0, passou por uma boa reforma visual e estrutural: além de ser o primeiro programa grande "carbonizado" (pronto para rodar no Mac OS X), ele possui uma característica "herdada" do Office, o famoso Microsoft Office First Run, que é obviamente chamado de AppleWorks First Run. Se você realizar um clean install ou algo parecido, o First Run é capaz de consertar o estrago e reinstalar o que possa ter sido apagado. Como nas antigas encarnações do ClarisWorks, ele abre uma barra flutuante chamada Starting Points, ou seja, o ponto de partida para todos os programas que compõem o pacote: processador de texto, planilha eletrônica, banco de dados, apresentação, pintura e desenho. Para escolher um deles, basta clicar uma vez no ícone correspondente na barra (redesenhados e extremamente elegantes) e começar a trabalhar.

O processador de texto do AppleWorks não é cheio de firulas. Na verdade, ele é bem básico, seguindo a filosofia Claris (para os leigos claris=clareza em latim) com as funções mais comuns de qualquer outro de sua categoria: faz negrito, itálico e sublinhado (dã...), formatação do texto em colunas, tabelas, insere imagens, filmes de QuickTime, sendo que a integração com o QT é elevada à enésima potência, com tradução de texto e gráficos etc. Alguns botões importantes, como o de mudar fonte e seu tamanho, salvar, abrir arquivo, entre outros, não estão na barra flutuante do software (cada um dos aplicativos do AppleWorks tem uma barra diferente com as funções mais usadas em destaque); então, é preciso ir até o menu e escolher os comandos com o mouse ou então personalizar a barra, adicionando os botões que você quiser (Edit / Preferences / Button Bar).

12 dicas para saber tudo sobre o AppleWorks

Usar o processador de texto do AppleWorks é como usar qualquer outro programa com essa função, mas algumas dicas podem agilizar certos processos e também facilitar a vida de quem está começando agora a mexer no programa. Vamos a elas:

1 - Para criar uma tabulação específica, basta clicar na régua superior no local onde você quer colocar o ponto de tabulação. Para modificá-la, clique duas vezes no símbolo de tabulação na régua e escolha a nova medida - inclusive pode-se criar preenchimento de tabulação com pontos, traços etc.


2 - Na barra logo acima da régua, temos dois conjuntos de botões com números entre eles; um é para aumentar a entrelinha (os espaços entre cada linha do texto) e o outro para criar colunas. Quando se aperta o botão da direita, aumenta-se a entrelinha ou a quantidade de colunas; o da esquerda, faz o contrário.

3 - Para inserir uma figura ou um filme QuickTime, basta arrastar o arquivo diretamente do desktop ou da pasta onde ele está para a página do processador de texto. Para centralizar ou posicionar a imagem, pode-se usar a barra de espaços ou uma das opções de formatação de parágrafo (a imagem ou o filme se comporta como se fosse uma letra). Para redimensionar (alterar o tamanho), use o mouse: clique no canto inferior da figura e arraste-a para o tamanho desejado. Se você clicar apertando a tecla Shift, ela será redimensionada proporcionalmente. Para mudar de posição, clique com o mouse e arraste-a até o ponto de inserção desejado.


4 - Para acessar rapidamente certas funções de formatação, como tamanho da fonte, parágrafo, ou então a correção ortográfica, basta selecionar o texto e Control-clicar e o menu contextual será acionado.


5 - Cuidado com certas funções, pois elas não têm como ser desfeitas depois. Um exemplo: para colocar em ordem alfabética um texto, clique o botão Sort Paragraph (que fica ao lado do botão de ocultar caracteres invisíveis). Depois de selecionar como será feita a classificação, o AppleWorks avisa que aquela função não poderá ser desfeita depois - perguntando se você tem certeza de que quer fazer isso.


6 - Para colocar uma tabela no meio do texto, basta ir em Table / Insert Table e inserir a quantidade de colunas (columns) e linhas (rows) que a tabela deverá conter. Depois, coloque os dados (o Tab não funciona para ir de uma coluna a outra). Para escolher o tipo de linha de contorno da tabela, clique com o mouse sobre uma delas e Control-clique, ativando o menu contextual, e escolha a opção desejada.


7 - Para criar um modelo de documento, siga os seguintes passos: abra um novo arquivo, escolha o tamanho e a fonte que você utilizará, mude as margens e as tabulações como quiser e depois salve o arquivo (sem digitar nada) com o nome AppleWorks WP Options na pasta Templates dentro do folder do programa. Feche o documento (não precisa salvar as modificações).

8 - Para criar um link dentro do texto para um outro documento ou para um site da Internet, selecione o texto que você pretende usar, crie no botão Link Document ou Link Internet e, na caixa de diálogo, escolha o documento do AppleWorks que pretende ligar ou então o endereço da Internet. O AppleWorks automaticamente muda a cor do texto e o sublinha, transformando a seleção num link.

9 - Enquanto estiver editando o texto, para desligar os links que você criou selecione o texto e clique o botão que liga e desliga Links. Isso facilita o trabalho e evita abrir documentos ou o browser sem querer.


10 - Para criar uma página de Internet sem ter que saber linguagem HTML, escreva o texto, insira as imagens, gráficos ou filmes que você pretende usar, crie os links necessários e salve o arquivo como página de HTML no menu pop-up da caixa de diálogo Save As. Aviso: algumas formatações, como as de colunas, não são salvas neste formato.


11 - A Apple mantém no site dela um conjunto superbacana de modelos (templates) e também um jornalzinho (newsletter) com dicas para o AppleWorks. Para acessar, na barra Starting Points, clique na aba Web e espere o Mac conectar com a Internet. Depois, basta clicar no ícone que o software abre uma página HTML com os modelos. São várias opções (escritório, casa, para crianças etc). Escolha a que mais lhe agrada, faça o download (basta clicar no link) e depois salve o arquivo no seu HD.


12 - Na linha de coisinhas para pegar na internet, você pode baixar clip arts variados diretamente da Apple de uma maneira elegantésima com um mecanismo de busca com uma aparência bem similar a do Sherlock.