Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Apple corta barato da Real

por Emerson Rezende

Acabou-se o que era doce para a RealNetwoks e para quem resolveu adquirir o iPod Photo querendo ouvir no aparelho suas músicas no formato RealPlayer. O usuário que baixar a última atualização do firmware do iPod não mais poderá ouvir músicas baixadas pelo Harmony, concorrente do iTunes, de propriedade da RealNetworks.


De acordo com a própria Real, os iPods ainda estão habilitados a tocar as canções digitais em formato RealPlayer, o que agradou bastante diversos representantes da indústria fonográfica que ainda sonham com a compatibilidade universal entre os vários formatos de arquivos de som e vídeo e os diversos hardwares dos tocadores de mídias em geral.

Foi em março desse ano que Rob Glaser, CEO da RealNetworks, iniciou seu calvário ao enviar diversas solicitações à Apple para aumentar a variedade de formatos de áudio a serem aceitos no iPod. Mesmo tendo recebido sucessivas negativas da empresa de Steve Jobs, Glaser não se deu por vencido em em julho de 2004 lançou a tecnologia Harmony que, entre seus recursos, iria permitir que as músicas compradas em sua loja virtual fossem compatíveis com o iPod. Para tanto, a Real deu um jeito de recriar o seu sistema de proteção de direitos autorais, o Helix DRM, no formato FairPlay DRM da Apple, quando ele fosse carregado no iPod.

Mas a Apple não anda nem um pouco satisfeita com isso e afirmou que sua concorrente "tem a ética e usa as táticas de um hacker" para promover seus produtos. No momento, a Apple alertou os usuários de iPods a não baixar músicas da loja virtual da Real, a Harmony, porque "esses arquivos não mais vão funcionar nos atuais, nem nos futuros iPods".