Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Servidor de Entretenimento Digital da Apple?

por Emerson Rezende

A Merril Lynch, uma das consultorias financeiras e tecnológicas de maior credibilidade do mundo, divulgou um relatório no início da semana o qual prevê que a Apple pode ser uma das empresas que podem se destacar em um dos conceitos tecnológicos de maior potencial no mercado de eletrônica doméstica, que é o de servidores domésticos de entretenimento digital (ou Digital Entertainment Home Servers).

Apesar de já ter dado um tiro n'água em outubro, quando previu que o lançamento do iPod Photo ocorreria no ano que vem (o que acabou acontecendo dias depois), a Merril Lynch voltou a consultar seu oráculo e disse: a Apple pode ser uma das maiores potências desse novo mercado, podendo ultrapassar a plataforma de hardware PC (que estaria equipada com o software Microsoft Media Center). Segundo a consultoria, se ela conseguir desenvolver um equipamento com preço razoável que reúna as funcionalidades de uma filmadora digital, mais os recursos dos programas iTunes, iPhoto, iDVD e da conectividade do AirPort Express, a empresa de Steve Jobs poderá dominar essa categoria emergente.

A Microsoft, porém, não estaria fora do páreo tão facilmente. Apesar de a consultoria não acreditar que um PC se torne o equipamento central de um servidor de entretenimento por ser um muito complexo e instável demais para ser utilizado como um eletrodoméstico, a empresa de Bill Gates conseguiria dar um passo importante se conseguisse lançar o Xbox 2 até o segundo semestre de 2005, ou seja, antes do lançamento do PlayStation 3.

A hipótese mais plausível para a Merril Lynch sobre qual seria o equipamento mais viável para se tornar uma central de diversão para residências é a seguinte: os consoles de games seriam elevados a uma categoria superior de equipamento eletrônico. A outra - mais difícil de acontecer - seria a criação de uma máquina totalmente nova para esse mesmo fim.

E a Merril Lynch foi ainda mais longe: se o padrão PC não for aceito, os prováveis líderes desse mercado seriam a Apple, a Sony e a IBM, enquanto os perdedores poderiam ser a Intel, a Hewlett-Packard e a Dell. "E mesmo que o Xbox tenha sucesso nesse novo mercado, a Microsoft iria ter que abrir mão de seu domínio no mercado de PCs", sentenciou o documento.

Como diria o Velho Guerreiro, "a Apple está com tudo e não está prosa"...