Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Intego lança primeiro encriptador para iChat

por Emerson Rezende

Preocupado com suas conversas via iChat? Agora há um software que garante a privacidade dos usuários do software de mensagens instantâneas nativo à plataforma Macintosh: o ChatBarrier X3 da Intego.

O programa é um encriptador baseado, segundo a empresa, em uma tecnologia de 512 bits utilizada pelos militares norte-americanos. Essa é uma das garantias dada pela Intego de que só os que dispõem do programa vão conseguir entender o que está sendo conversado, o que quer dizer que tanto o emissor quanto o receptor devem ter o ChatBarrier X3 instalado.

E para garantir que nenhum hacker ou cracker mais esperto consiga quebrar o sistema de encriptação, a Intego garante que possui um sistema de atualização constante que muda o padrão de
codificação do programa de tempos em tempos (em freqüência não especificada).

"Muitas pessoas que têm entrado em contato conosco estão preocupadas e querem uma solução contra o US Patriot Act" (Ato Patriota dos EUA - uma lei aprovada pelo governo Bush logo após os atentados de 11 de setembro que permite, entre várias sanções às liberdades civis, que órgãos governamentais tenham acesso ao conteúdo de qualquer correspondência do território americano sem ordem judicial)", contou Laurent Marteau, presidente da Intego. "Essa lei é sobre interceptação de comunicações eletrônicas e as
pessoas não estão gostando nada disso. Esse foi o motivo por termos criado o ChatBarrier".

A empresa vai oferecer a partir da semana que vem um pacote de segurança para internet chamado Internet Security Barrier X que, além do ChatBarrier, traz firewall, anti-vírus, anti-spam e um software de gerenciamento de backup e de conteúdo na web. Ele deverá custar US$ 99 (R$272) lá na terra do Tio Sam.

Mas se você quiser só experimentar alguns desses produtos, pode baixar as versões demo acessando no site da www.intego.com/demo.