Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Digital Heaven lança Multicam Lite para Final Cut Pro

por Emerson Rezende - colaborou: João Velho

A empresa britânica Digital Heaven anunciou hoje em Londres, na feira MacExpo 2004, um novo software para edição multicâmera, direcionado especialmente para os usuários do Final Cut Pro. Esse era um dos recursos mais reinvindicados pelos entusiastas do programa de edição da Apple, e há, inclusive, uma expectativa generalizada de que ele venha a ser incorporado em uma futura versão do software.

O Multicam Lite permite a edição de até três câmeras simultâneas em tempo real. Ele funciona de forma independente e ao mesmo tempo integrado com o Final Cut Pro 4.1 ou versão mais recente, trocando seqüências de edição através de arquivos XML (Extensible Markup Language). São aceitas seqüências com clipes de vídeo nos formatos DV, DVCPRO25 e OfflineRT, e o software conta com amplos recursos de ajuste de corte (trimming) e troca de câmera. Quando o trabalho no Multicam Lite termina, a edição pode ser retomada no Final Cut Pro, para a adição de efeitos e saída para fita ou arquivo de vídeo.

A Digital Heaven espera lançar o Multicam Lite até o final de dezembro, pelo preço de US$295 (R$815). Também já está previsto o lançamento do uma versão mais robusta, o Multicam Pro, para o primeiro semestre de 2005, com capacidade de edição simultânea de até 20 câmeras em tempo real.