Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Relatos do Mac OS X 10.3.6

por Emerson Rezende

Depois da publicação da nota Muita cautela ao instalar o update Mac OS X 10.3.6, minha caixa postal acolheu uma série de e-mails de leitores comentando a respeito, o que me deixou muito satisfeito com sua repercussão.

Uns se diziam indignados por achar que ela carregava demais no alarmismo. Outros já achavam que, mesmo tendo havido um certo excesso de zelo por parte desse repórter que vos escreve, o apelo no sentido de se tomar cuidado nesse momento era justo, já que havia relatado ipsis literis o que aconteceu comigo e meu querido iMac G3 400MHz.

Vou citar dois exemplos. Um foi o e-mail do leitor e usuário MacIntosh Antônio Carlos Portella. Em um tom jocoso, ele me endereçou uma mensagem cujo título era “Troca de máquina, véio”. Dono de “um G5 e outros G4”, Portella contou que sua experiência com o 10.3.6 foi a melhor possível. “Instalei no meu e não deu nenhum erro. Sem contar que tenho três HDs Firewire, sendo dois FireWire 800 (sic) e não rolou nada de errado (não foi citado qual era o outro HD externo)”, disse.

Já o outro veio do leitor e apoiador ferrenho da MacMania Irineu De Carli Júnior, consultor especializado em MacIntosh. Neste, o tom que imperou foi o da temperança. De Carli sugeriu que o melhor ato de precaução que os usuários podem fazer é esperar uns dois ou três dias depois do anúncio oficial de qualquer atualização para ver se a Apple divulga algum relatório sobre problemas que tenham ocorrido com algum computador depois de ter instalado os updates.

Para ele (como para mim também), alguns usuários poderiam ter “culpa no cartório” na maior parte dos casos em que ocorrem problemas na instalação de updates. Isso porque na hora de atualizar os seus Macs, eles estariam deixando de tomar algumas providências como “bootar” o CD original do Mac OS X, rodar o DiskUtility na opção “Reparar” para acionar o comando “Reparar Permissões”.

Além disso, De Carli diz que nunca se deve baixar a atualização básica, ou seja, a que eleva a 10.3.5 para a 10.3.6, e sim o pacote Combined Updates. “Pois, além de atualizar a máquina, o Combo verifica e corrige qualquer discrepância do Sistema anteriormente instalado”, explicou. Depois de instalado, é necessário repetir o procedimento de “Reparar Permissões” e verificar se há alguma outra atualização disponível no site da Apple como os relacionados à segurança virtual ou correções em drivers do Java ou do QuickTime, por exemplo.

No final, a lição que fica é que não há porque ter medo em atualizar o Mac OS X quando se está fazendo tudo corretamente. “Se algo sair errado, muito provavelmente é porque já deveria haver algum problema anterior que não havia sido percebido ou sanado”, concluiu De Carli. Convidamos o Irineu a fazer uma matéria para uma edição futura da revista (ela vai voltar, mas apenas para aqueles que acreditam).

E, novamente, agradeço a força e as contribuições que temos recebido de nossos leitores para que a MacMania volte aos seus dias de glória.