Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Muita cautela na hora de instalar o Mac OS X 10.3.6

por Emerson Rezende

A Apple acaba de liberar o Mac OS X 10.3.6, um upgrade que promete melhorias em diversas áreas do computador. Mas não custa nada lembrar que é preciso muita calma nessa hora.

Para começar, há duas opções dessa atualização (que é na verdade um "big pacotaço", ou seja, uma série de aprimoramentos que serão feitos de uma vez só). Uma delas é o update exclusivo para transiçãoo da versão 10.3.5 para a  10.3.6, que pesa "apenas" 34MB. A outra, que é o Combined Update , visa a atualização completa para as versões anteriores à  10.3.5. Por isso, pode ser considerado um legítimo peso-pesado digital: tem 93MB.

O usuário deve se precaver para que nenhum efeito indesejado aconteça, como a perda de arquivos ou configurações importantes. Em primeiro lugar, é interessante avaliar se realmente é necessário atualizar a máquina. Afinal, a regra de "não mexer em time que está ganhando" pode ser bastante válida nesse caso.

O meu caso, por exemplo. Tenho um iMac DV 400MHz, 256MB de RAM e disco de 10GB. Instalei o Mac OS X 10.3.6 em mais ou menos 30 minutos (para baixar, levou mais ou menos meia hora com o Speedy 600Kbp/s). Terminado todo o calvário, qual minha surpresa: minhas configurações de usuário haviam sido totalmente zeradas. Perdi minhas senhas (não a de administrador, pelo menos), bem como os documentos que estavam na minha pasta compartilhada e na pasta desktop.

E (mais uma vez) cuidado! É preciso atenção redobrada dos usuários que utilizam HDs externos FireWire 400. A própria Apple admite que o computador não mais conseguiria montar esse tipo de unidade depois da instalaçãoo do Mac OS X 10.3.6. Também existem insinuações em diversos sites e listas de discussão de que esse problema também ocorreu com drives da MacAlly e Acomdata.

Mas se você é uma pessoa de coragem ou saiba direitinho o que está fazendo, pode baixar o update na página de downloads na area de Suporte do site da Apple ou acionar a Atualização de Software, clicando na "maçã" no canto superior esquerdo do desktop.