Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Profissionais de TI têm primeiro contato com Tiger

por Emerson Rezende

Alguns poucos (quando comparado ao número de macmaniacos existentes no mundo) desenvolvedores de software, consultores e administradores de TI dos EUA foram os primeiros a conferir em primeira mão a próxima atualização do sistema operacional para computadores Macintosh, o Mac OS 10.4, apelidado de Tiger.

A demonstração do Mac OS X Tiger ocorreu durante o evento O´Reilly Mac OS X Conference em São Francisco, Califórnia, há alguns dias (essa é a primeira vez que o Tiger aparece em público desde sua “avant premiére“ no Apple´s Worldwide Developer Conference, em junho). De acordo com Chris Bourdon, gerente sênior de produtos da Apple e responsável pela apresentação, esse deverá ser o maior lançamento de sistema operacional da história da companhia.

“A boa notícia é que o Tiger, de longe, possui
os recursos mais variados e poderosos do que qualquer outro produto que já fizemos. Já a má notícia é que há muita coisa nova para se aprender, o que deverá tomar algum tempo para todos se familiarizarem“, explicou Bourdon.

Bourdon explicou, por exemplo, que a nova arquiteura de áudio e vídeo do Tiger será dividida em três núcleos: Core Audio, Core Image e Core Video. Esses componentes do Xcode 2.0 (como é chamado ambiente de desenvolvimento do Mac OS X Tiger) permitirão a adição de diversos efeitos especiais na edição de música, imagem e de vídeos. Nesse úlitimo, será possível realizar progamações pixel a pixel ou efeitos e transições de ponto flutuante, por exemplo.

O Core Video também dará suporte ao novo codec QuickTime H.264/AVC, o qual promete oferecer um sistema avançado de compressão de vídeo. Baseado na tecnologia opensource H.264, esse componente “pode escalonar arquivos de vídeo desde o formato para telas de celulares até para formatos de alta-definição“, disse Bourdon.

Mas o maior destaque deverá ser o Spotlight, um novo mecanismo de pesquisa interna que vai categorizar todo o conteúdo armazenado no Mac. Ele é baseado no sistema de metadados que já é utilizado pelo iTunes (e que é parecido com o do Google Desktop, lançado recentemente). Vale a pena mencionar tambéo o Automator, um sistema de automação de tarefas que visa facilitar a criação de scripts usando a função drag and drop de ícones.

O negócio mesmo é esperar o lançamento do Tiger, que está programado para o período entre março e maio do ano que vem. E nenhuma palavra sobre preço foi mencionada.