Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Cherry OS pode ser plágio do PearPC

por Emerson Rezende

Um dos lançamentos mais controversos da história recente da informática pode ser uma fraude completa. Esse é o principal rumor que cerca o Cherry OS, o recém lançado software que custa somente US$50 (R$143) e com o qual é possível emular o sistema operacional Mac OS X em um PC com Windows.

Além de ainda não existir ninguém do ramo confirmando se o tal programa funciona mesmo, o seu autor, Arben Kryeziu, da empresa havaiana especializada em video stream Maui X-Stream, é acusado de ter roubado o código da fundação PearPC, criadora do software de mesmo nome e com o mesmo objetivo do seu clone havaiano.

Especialistas em todo o mundo andam levantando a sobrancelha sobre a viabilidade de tal software, além de estarem seriamente desconfiados
de o Cherry OS não se tratar de um golpe. Alguns acusam a companhia por estar fazendo propaganda enganosa sobre um produto fictício para atrair a atenção de todos para o seu serviço de streaming video baseado em Java.

Dave Schroeder, analista de sistemas sênior da universidade de Wisconsin, examinou uma cópia do pré-release do Cherry OS que foi baixado diretamente do site da Maui X-Stream. A conclusão é que esse software seria um PearPC com uma embalagem diferente. “Cheguei a comparar os nomes de várias funções e configurações em ambos os software e todos batem entre si”, disse Schroeder. “Realmente, eles estão usando muito do código que já existia no PearPC”.

Kryeziu admitiu que a sua empresa não soube administrar corretamente o lançamento do Cherry OS, pois considera que o software ainda não estava pronto e a demanda por ele estava muito subestimada. Ele jura de pés juntos que o software não contém uma linha de programação sequer do PearPC e que foi fruto exclusivamente de quatro meses de trabalho áduo no seu desenvolvimento. Mais: afirma categoricamente que o programa realmente funciona.