Clique para ver a capa ampliada
EDIÇÃO 134
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 JOGOS E TESTES
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 IMAGENS DA SEMANA
 INTERNET
 MODA
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA

 

 

– Exclusivo Online

Música

Qual é a música maestro Milani?!!!
Aos 80 anos, Osmar Milani, maestro de confiança de Silvio Santos por 30 anos, hoje se dedica à Orquestra de Baile, viaja pelo Brasil e pelo mundo, mas sente saudade da correria da tevê

Arquivo Pessoal
Milani, aos 12 anos, como estudante do colégio São Luiz, em São Paulo

FILHO DE PEIXE - Bisneto, neto e filho de músicos, Milani estudou até o segundo-grau quando, em 1939, deixou São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo, para integrar a orquestra de Orlando Ferri e, mais tarde, trabalhar no Cassino Guarujá. Em 1946, no entanto, a festa acabou. "O jogo foi proibido pelo presidente Eurico Gaspar Dutra", diz ele, com ar de reprovação. "Aquele época foi a melhor, quando o Guarujá, sim, era Guarujá", suspira.

De volta à São Paulo, passou por quase todas as rádios da cidade: Cultura, Record, América, Bandeirantes, Gazeta. Foi maestro titular da Rádio Nacional e estreou na tevê quando a Rede Globo comprou a TV Paulista, em que a apresentadora Hebe Camargo comandava um programa chamado O Mundo é das Mulheres.

Milani conta que jamais se esquecerá do dia em que a colega lançava em seu programa a bebida Cynar. O convidado do dia era o então governador Ademar de Barros que a provou e reprovou. "Mas que porcaria!", exclamou no ar, lembra o maestro. Milani tampa o rosto. "Acha que pode?, pergunta.

Arquivo pessoal
Milani, Isaurinha Garcia e Silvio Mazuca

No programa de Dercy Gonçalves, compôs arranjos e tocou quatro sinos para prestigiar os entrevistados do dia. Eram pai e filho, fabricantes dos instrumentos. O maestro recebeu os parabéns de Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, ex-todo poderoso da Globo e hoje consultor da emissora) pessoalmente. "Foi uma das coisas mais bonitas que já fiz", diz sorridente. Também compôs trilhas de aberturas de programas como Em Nome do Amor e o extinto Alô, Christinah!, ambos do SBT.

O maestro acompanhou também a carreira de Sílvio Caldas e trabalhou na última apresentação de Francisco Alves, mas Vicente Celestino nem pisou no palco. Milani ensaiava com um jovem cantor da época e Celestino aguardava sua vez. Passou o tempo inteiro rodeando o maestro e não resistiu. Chegou bem perto e cochichou: "Essas músicas são uma m...". O cantor morreu no hotel, no mesmo dia.

Milani guarda com carinho uma batuta que ganhou de Orlando Silva. "Ela é preta e os agradecimentos estão gravados em ouro", orgulha-se. O jornalista Boris Casoy também já deu uma de tiete do maestro. Estava Milani em seu camarim quando o apresentador bateu na porta. Pediu licença e mostrou seu convite de formatura que anunciava: "Osmar Milani mais 20 violinos". "Achei extraordinário, o Boris é muito gentil", comenta.

Arquivo Pessoal
Orquestra de Baile em ação

LUA-DE-MEL - A "patroa" Marlene, como se refere a esposa, guarda fotos e recortes de jornal do marido famoso. "Quando a gente se for, vão passar pelo menos um mês rasgando papel", afirma a dona de casa que nunca acompanhou o marido em suas viagens. "Ela entende", diz o maestro, casado "graças a Deus" há 44 anos. "É uma pena que os casamentos não durem mais, falta compreensão e também dinheiro para manter uma família", diz ele que tinha sete irmãos, também músicos. Mantém contato com a única irmã, Abgail, que mora na Itália. O único filho é médico, pai de Bia, de 7 anos, e Júlia, de 4.

Para a felicidade do avô a mais velha toca piano. Ele também "conhece o teclado" ainda que não seja um pianista. "Para comandar a orquestra, não é preciso tocar todos os instrumentos, basta conhecer a tacitura instrumental, saber até onde ele pode ir", explica. E o maestro vai longe.

<<anterior

 




Búzios
Quiromancia
Horóscopo chinês
Altar Virtual
Cartomancia
Novo Tarô
Biscoito da sorte
Realejo
Bola 8
Par perfeito
I-Ching
Runas
Vidente
Numerologia
Horóscopo
 
ENQUETE
Você acha que o senador Eduardo Suplicy e Ana Miranda formam um bom casal de namorados?
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
A segunda versão de Casa dos Artistas entrou no ar e, mais uma vez, arrasou a audiência da Globo. Qual é o segredo de Silvio Santos?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL
© Copyright 1999/2002 Editora Três