Clique para ver a capa ampliada
EDIÇÃO 134
 CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 BATE PAPO
 GALERIA DE FOTOS
 JOGOS E TESTES
 MULTIMÍDIA
 QUIZ
 SEÇÕES
 ACONTECEU
 BASTIDORES
 CELEBRIDADE
 DIVERSÃO & ARTE
 ENTREVISTA
 ESTILO
 EXCLUSIVAS
 IMAGENS DA SEMANA
 INTERNET
 MODA
 MUNDO
 QUEM SOU EU?
 REPORTAGENS
 URGENTE
 SERVIÇOS
 ASSINATURAS
 ASSINE NEWSLETTER
 EDIÇÕES ANTERIORES
 ESPECIAIS
 EXPEDIENTE
 FALE CONOSCO
 PUBLICIDADE
 BUSCA

 

 

– Exclusivo Online

Sociedade
Wilma Motta sai da sombra de Serjão - continuação

Wilma com as filhas Fernanda (à esq.), Renata e Juliana: as mulheres de Serjão

Algumas lembranças do jeito peculiar do marido fazem Wilma gargalhar. Por mais que se dedicasse até 18 horas ao batente, Serjão aproveitava muito bem cada instante de folga com a família. A caçula Renata Motta, de 29 anos, lembra com saudades das viagens que o pai inventava nas férias.

Mais de uma vez enfrentaram até 40 dias de estrada, percorrendo todo o País. "Já fomos de São Paulo até Belém do Pará", lembra Renata. "Com 10 anos, conheci o sertão nordestino que meu pai adorava." Com sua morte, Renata virou o braço direito de Wilma no projeto e criou o site de divulgação do Instituto, em que assina uma breve biografia do ex-ministro.

Além de Renata, Wilma é mãe de Fernanda, 32 anos, e de Juliana, de 30. A primôgenita nasceu com sérios problemas congênitos, superados aos 15 anos, o que a obrigou a se dedicar integralmente ao lar nesse período, ficando "escondida" atrás de Serjão. Mas quem conheceu a dupla, sabe de suas semelhanças e afinidades ideológicas. O secretário Marcos Mendonça ressalta a garra e fibra de Wilma em alcançar seus objetivos. "Eles sempre lutaram pelos mesmos interesses", afirma.

DIÁLOGO - Se Serjão era de palpitar, por exemplo, sobre o desempenho da empregada do lar, as mulheres de sua vida também metiam a colher na sua vida profissional. Tudo pontuado pelo diálogo. Foi o que aconteceu quando o nome de Sérgio Motta foi cogitado para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PSDB na eleições de 1996. As mulheres vetaram e ele cedeu.

Todas as filhas do casal Motta estão casadas. "Elas encontraram suas âncoras afetivas", conta satisfeita, a mulher que viveu por quase 35 anos com o mesmo homem. Então, Wilma resolveu vender sua casa em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, e alugar um flat na mesma região. Em breve, espera se mudar para um confortável apartamento que está em construção na Vila Madalena.

Wilma entre amigos como o governador Mário Covas

Wilma também já foi proprietária de um bar, o Paulistano, localizado no Itaim, mas acabou vendendo sua parte no negócio. Lá, costumava reunir os amigos e assim se sentia à vontade caso a saudade de Serjão apertasse. "Ia até a cozinha e chorava, sem constragimento", lembra.

Entre os bens mais queridos do marido, figurava a Fazenda Córrego da Ponte, em Buritis, Minas Gerais. Serjão era sócio do presidente Fernando Henrique Cardoso num negócio pelo qual Wilma admite não se interessar. "Por isso, vendi a parte dele", diz. Sem querer, acabou se livrando de um abacaxi. Recentemente, a fazenda foi cercada por integrantes do movimento Sem-Terra e o exército baixou por lá.

A família ainda se desfez da casinha que tinham em Porto de Galinhas, em Recife (PE). Embora o ex-ministro gostasse muito de lá, a família já não dispõe de tempo e pique para aproveitá-la. Wilma, aliás, admite ser uma pessoa preguiçosa. Diz que não se cuida. Talvez por confiar nos genes familiares. "Costumo caminhar de vez em quando", afirma ela, que se veste de maneira simples, mas elegante.

Wilma não pensa em refazer a vida afetiva e segue como uma voluntária pronta para qualquer obra ou boa causa. E vai dando o seu recado, realizando um sonho de sua grande paixão. "Plantei uma semente", acredita ela, que colhe e cuida dos frutos de Serjão.

<<anterior

Comente esta matéria

 




Búzios
Quiromancia
Horóscopo chinês
Altar Virtual
Cartomancia
Novo Tarô
Biscoito da sorte
Realejo
Bola 8
Par perfeito
I-Ching
Runas
Vidente
Numerologia
Horóscopo
 
ENQUETE
Você acha que o senador Eduardo Suplicy e Ana Miranda formam um bom casal de namorados?
:: VOTAR ::
 
FÓRUM
A segunda versão de Casa dos Artistas entrou no ar e, mais uma vez, arrasou a audiência da Globo. Qual é o segredo de Silvio Santos?
 
CHAT
Nome (até 20 caracteres):
Escolha uma sala

| ISTOÉ | DINHEIRO | PLANETA | ISTOÉ DIGITAL |
EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL
© Copyright 1999/2002 Editora Três