- Anuncie
- Assine

   
 
Estilo // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Estilo casa
Natureza chique
A arquiteta Ana Maria Vieira abre as portas de sua casa de praia na baía de Iporanga, no litoral paulista, e mostra como harmonizou as belezas naturais do local com seu conceito clean, mas requintado

Por Bruno Deminco fotos Marcelo Navarro/Ag. IstoÉ

 

Há seis anos, a arquiteta Ana Maria Vieira Santos optou por conviver com uma natureza deslumbrante em sua casa de praia na baía de Iporanga, no litoral de São Paulo. Projetada por ela no topo de um morro, a casa tem 32 metros de queda distribuídos em 3 pisos que se harmonizam com perfeição às belezas naturais do local. Além da impecável vista para o mar, a construção é vizinha de uma área de Mata Atlântica preservada. Por isso, os hóspedes de Ana costumam ser surpreendidos por convidados inusitados como cotias, esquilos e tucanos. Da casa, nos dias de sol forte e mar calmo, é possível ver também arraias e tartarugas marinhas. Toda essa envolvente e rica fauna, somada ao carisma da dona, faz da casa um recanto especial.

Certa vez, Ana recebeu um casal de amigos franceses que ficaram encantados pelo lugar. Depois de um fim de semana cercados pela natureza e pelo calor humano da anfitriã, o casal apelidou o local de nid d'aigle, que em português significa ninho de águia. A brincadeira faz mesmo jus ao lugar. Para a arquiteta, que divide seu tempo entre reuniões, projetos e viagens a trabalho, a casa é o seu refúgio. "É engraçado, mas toda vez que chego aqui, assim que desço do carro, já consigo desconectar", diz.

sempre respeitando o meio ambiente, Ana planta ervas e temperos como alecrim, orégano e manjericão em vasos, com o cuidado de não interferir na vegetação nativa. Para os convidados, ela faz questão de oferecer refrescos de erva cidreira colhida na hora e preparar receitas especiais sempre com um toque natural.

Chique e simples

Ana na sala de estar com a luminária em formato de navio ao fundo. Acima, vista do cinema. Abaixo, detalhe da estante com objetos de arte

 

A casa é dividida em três andares. No primeiro, o hall de entrada é decorado com corais, velas e plantas, bem ao estilo Ana Maria Vieira. No terraço, um espelho d'água confronta a vista do mar azul. As três suítes que ficam nesse pavimento, todas com vista para o mar, são reservadas aos hóspedes. imediatamente abaixo estão as acomodações da família. A área social está no último andar. Lá estão o living, o cinema, a sala de jantar, a cozinha e o lavabo. Do lado de fora, o espaço mais disputado nos dias de sol: a piscina com fundo infinito. "Adoro tomar sol aqui. sempre que acordo, eu desço até a praia para caminhar e depois subo e relaxo na piscina", conta.

A decoração da casa é "chique e simples", como a própria Ana define. "Queria algo que fosse clean, mas que tivesse um toque sofisticado." Para o conceito, a arquiteta trouxe muitos móveis e adornos de viagens internacionais, como as cadeiras da sala de estar, que ela comprou na China. Outro objeto que chama a atenção é a luminária em forma de navio feita com ferro e cristais que Ana encontrou em um antiquário em são Paulo. Em uma das laterais da área social está o aconchegante deque que abriga uma mesa de madeira de lei. "Nos dias de calor, a gente toma café da manhã e almoça aqui. À noite, é muito gostoso para tomar drinques". Esse espaço, conta Ana, tem ainda a bênção especial da estátua de Yemanjá trazida de trancoso, na Bahia. E é ela que recarrega a energia contagiante da dona da casa e de seus exclusivos convidados. Odoyá!

 

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
   


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS