- Anuncie
- Assine

   
 
Livros // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Nos bastidores com Kurosawa
Por quase meio século, Teruyo Nogami foi o braço direito do cineasta japonês Akira Kurosawa (1910-1998). Da convivência com o homem que descreve como "genial e complicado", guarda lembranças preciosas, registradas em À Espera do Tempo - Filmando com Kurosawa (Cosac Naify, 320 págs., R$ 69). A obra ainda reúne desenhos realizados por Teruyo nos sets de clássicos como Rashomon e Os Sete Samurais.

Por Suzana Uchôa Itiberê

 

Fotos DIVULGAÇÃO

TEMPO, ANIMAIS E MÚSICA
Nos filmes, somente três coisas não obedeciam à vontade de Kurosawa: o tempo, os animais e a música. Nesses casos, era esperar ou desistir. E claro que Kurosawa não desistia. Ele esperava. Pelo tempo, até quando o orçamento permitisse. (...) Quanto aos animais, havia sempre a possibilidade de contratar substitutos. (...) Durante as filmagens, Kurosawa ouvia discos (...) à procura de material para utilizar nos filmes.

Fotos DIVULGAÇÃO

ACESSO DE FÚRIA

“Essa aqui era a cena que eu queria ter filmado!”, disse sacudindo as folhas. Afastou para longe o prato de mingau de arroz. (...) pegou as folhas e rasgou-as em mil pedaços, que atirou no chão. Ajoelhei para apanhar o papel rasgado quando ouvi: “O que é isso? Droga!”. Kurosawa arremessou o prato de mingau na minha direção. (...) estava à beira do abismo, cansado de tanta ansiedade e solidão.


Fotos DIVULGAÇÃO

DROGA NA BANDEJA

Naquela época, metanfetamina ainda não era proibida. Seu uso era permitido em público, inclusive nos estúdios. Quando atravessávamos a noite em claro, o encarregado da produção trazia cápsulas de metanfetamina e seringas numa bandeja, e nos oferecia sem cerimônia: “Deseja que injete pra você? Não?”, e seguia seu caminho.

 

 

 

 

 

   


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS