- Anuncie
- Assine

   
 
Reportagens // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


24 horas com Alexandre Birman
Gente acompanhou a jornada de reuniões, eventos e até a apresentação de karaokê do empresário e designer de sapatos brasileiro que conquistou as celebridades norte-americanas

Bianca Zaramella, de Nova York

Luciana Prezia/ Ag. IstoÉ

JÁ PASSAVAM DAS 14H, e Alexandre Birman ainda não tinha almoçado. A sexta-feira 10 tinha começado com duas reuniões e o empresário ainda teria vários compromissos em Nova York, onde aterrissara no domingo 5. Filho de Anderson Birman, dono da Arezzo, uma das maiores empresas do Brasil no setor de calçados, Alexandre estava na cidade por conta da sua marca própria que vem fazendo o maior sucesso nos Estados Unidos.
No restaurante da loja de departamento Bergdorf Goodman, que tem uma linda vista para o Central Park, ele checava os últimos e-mails no telefone e aguardava o prato, quando viu uma moça com uma bela sandália se sentar à mesa ao lado. Birmam não teve dúvida e lançou imediatamente seu olhar apuradíssimo sobre os pés dela. "Vocês viram que legal a sandália dela? Tem uma cor ótima", comentou se dirigindo à sua mulher, Johanna Birman, e à Laurita Mourão, coordenadora de sua marca. Aos 33 anos, Alexandre é assim, antenadíssimo. "Não adianta, olho para sapatos o tempo todo!", comentou ele. É a partir dessas observações que Birman comanda a Schutz, sua marca de sapatos no grupo Arezzo, e a grife própria, Alexandre Birman. Suas sandálias de phyton, couro especial de cobra, tornaram-se objeto de desejo entre atrizes como Kate Hudson, Demi Moore e a socialite americana Olívia Palermo, que usou sapatos da marca para prestigiar o desfile de lançamento no Fashion's Night Out, realizado no Lincoln Center, na terça-feira 7. Birman foi o único brasileiro a participar do evento. "O phyton virou minha marca registrada porque é exótico e tem uma sensualidade que as mulheres adoram", contou ele.
Alexandre frequenta Nova York há 20 anos e ama a cidade, onde tem investido em estratégias para valorizar sua marca. Com mais de 55 pontos de venda no mercado americano, seu nome está em lojas como Saks e Bergdorf Goodman, sempre ao lado de designers conceituados mundialmente, como Christian Louboutin e Jimmy Choo. Alexandre aprendeu a fazer sapatos aos 14 anos, na garagem de sua casa, em Belo Horizonte. Foi ali que nasceu a Arezzo, em meados dos anos 80. "Meu primeiro sapato foi um mocassim marrom. Fiz para o meu pai. Eu mesmo cortei o couro, costurei e fiz a prova. A partir daí, a coisa não parou mais", recordou ele, que aprimorou o talento com formação na Itália e nos Estados Unidos.

Em boa companhia
Recém-casado, Alexandre adora passear com a esposa e fazer surpresas de vez em quando. "Somos muito companheiros mesmo", diz Johanna, que passou vários momentos do dia ao lado do marido. Johanna tem apenas 19 anos e estava em uma das lojas da Arezzo com a mãe quando viu o empresário pela primeira vez, em 2008. "Quando ele entrou, me chamou a atenção. Depois de um tempo, descobrimos amigos em comum e a história começou. Mas acho que foi amor à primeira vista mesmo", contou ela.
Depois de um breve passeio com a mulher, Alexandre seguiu para o seu hotel para se preparar. Ele estava entre os convidados de um karaokê armado na Bergdorf Goodman para comemorar as ações do Fashion's Nights Out. Organizado pela editora de moda Anna Wintour desde o ano passado, o evento reverte parte das vendas realizadas nesse dia pelas lojas participantes para a Fundação de Combate a Aids nos EUA. Birman aceitou o convite e chamou a top brasileira Fernanda Motta para cantar ao seu lado. Após um drinque no hotel Plaza Athénée, o empresário foi a pé para a loja, onde encontrou as amigas Fernanda Barbosa e Raquel Silveira. Sarah Jessica Parker, Nicole Richie e Victoria Beckham também estavam por lá.
No fim da noite, o brasileiro foi jantar no Phillipe, descolado restaurante do chef Phillipe Chow. No dia seguinte, a agenda do empresário incluía o lançamento de sua nova coleção na loja Saks. "As coisas estão se realizando de forma natural e acredito que isso é o resultado de muita dedicação. Estar com meus sapatos em todas estas lojas é mais do que esperava."

 

9H47 Depois de correr no Central Park, Alexandre Birman toma café e faz reunião com Tatiana Nigro e Luana Lanzini, da equipe de estilo da grife de sapatos Schutz, no hotel The Mark Luciana Prezia/ Ag. IstoÉ

 

Luciana Prezia/ Ag. IstoÉ 11h15 No carro, o empresário organiza o dia com Laurita Mourão, coordenadora da marca Alexandre Birman. "Discutimos os retornos de reuniões e planejamos ações que ainda vamos fazer" explica ele, enquanto pede ao motorista: "Aumenta um pouco o som, por favor? Adoro hip-hop"

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
   


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS