- Anuncie
- Assine

   
 
Teatro // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


A nata do teatro mundial
Montagens de Bob Wilson e Eimuntas Nekrosius despontam como principais atrações do Porto Alegre em Cena

Daniel Schenker Wajnberg

 

O FESTIVAL PORTO ALEGRE em Cena chega à 17ª edição reunindo, até o dia 27, espetáculos de Japão, França, Lituânia, Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Itália, Venezuela, Argentina, Uruguai e, claro, Brasil. Entre os destaques estão Dias Felizes, apropriação de Bob Wilson da peça de Samuel Beckett, e O Idiota, versão de Eimuntas Nekrosius para a obra de Dostoievski, autor também representado no festival pela montagem de Rubens Rusche para O Grande Inquisidor. “Nekrosius e Wilson são, hoje, nomes do primeiríssimo time dos encenadores mundiais. Suas direções têm assinaturas pessoais e intransferíveis. São portadores de uma linguagem própria que só os grandes criadores ostentam”, elogia Luciano Alabarse, curador do festival, que, entre as montagens nacionais, contará com as elogiadas Máquina de Abraçar, Anatomia Frozen, In on It, Hamelin, As Troianas – Vozes da Guerra, Kabul, Psicose 4h48 e Na Solidão dos Campos de Algodão.

Cabarecht A montagem, baseada na obra de Bertolt Brecht, revisita os cabarés alemães nas primeiras décadas do século 20. A direção musical de Cida Moreira vai ao encontro do que Brecht costumava fazer em seus espetáculos: pontuar com música suas óperas e peças, propondo ora entretenimento, ora estranhamento.

O Idiota – Dostoievski conta a história do Príncipe Michkin que sofre as desventuras de sua bondade ao voltar para a terra natal para receber a herança de sua família falecida enquanto se tratava contra epilepsia no Exterior. A produção é dirigida pelo lituano Eimuntas Nekrosius.

Dias Felizes – Escrito por Samuel Beckett, ganha nova montagem, a cargo de Bob Wilson. Agora, Adriana Asti (foto), atriz que trabalhou com diretores como Luchino Visconti, Pier Paolo Pasolini, Bernardo Bertolucci, Vittorio de Sica e Luis Buñuel, interpreta Winnie, personagem que vai sendo soterrada, mas não perde o otimismo.

Por tu Padre – O espetáculo argentino para o texto de Dib Carneiro Neto trata da relação de paternidade, do desafio de saber sobre a própria origem. No enterro do pai, o filho, próximo de se tornar também pai, resolve esclarecer a dúvida sobre sua verdadeira ascendência. No elenco, o ator Federico Luppi, conhecido por suas participações em filmes como Elsa e Fred e O Labirinto do Fauno.

   


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS