- Anuncie
- Assine

   
 
Paulo Borges // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Capital da cultura
A maior cidade da Turquia está pegando fogo. De calor, de ideias, de novidades. Esta é a conclusão que a equipe FFW e MAG! tira depois da semana de moda de Istambul


A maior retrospectiva do trabalho do estilista Hussein Chalayan está em exibição no Stanbul Modern. Abaixo, Istambul , a Capital Cultural da Europa 2010

O Istanbul Fashion Week (IFW) pretende colocar a moda turca no circuito oficial. Isso ocorre em um momento em que a Turquia é cortejada para se integrar à Comunidade Europeia, por motivos óbvios: economia forte (a lira turca se mantém estável há anos), mercado interno com quase 70 milhões de consumidores, iniciativas importantes para tolerância/contenção religiosa e recuperação do acervo histórico do país. O setor têxtil turco ocupa o terceiro posto no ranking mundial.

A primeira prova das alterações em curso está no fato de Istambul sediar em 2010 a Capital Cultural da Europa, posição disputada por dezenas de cidades-candidatas e que confere imenso prestígio a essa metrópole populosa (13 milhões de habitantes) com 3,5 mil anos de interligações entre as civilizações europeias e asiáticas. Atualmente, a cidade já recebe 8 milhões de visitantes por ano.

Os planos de preparar Istambul para essa data começaram em 2007. O objetivo seria administrar com antecipação as atividades que transcorrem desde janeiro de 2010, todas apoiadas por instituições estatais e setores privados. Foram desenvolvidos três mil programas em 14 áreas: projetos urbanos; artes tradicionais; herança cultural e museus; artes visuais; música turca clássica; cultura urbana; educação; literatura; cinema/documentário/animação; teatro e artes performáticas; turismo e promoção; mar e esportes; e relações internacionais.

E a festa poderá continuar por muito tempo. Os setores "europeizantes" da Turquia querem dissolver o dilema de viver entre o peso histórico que detêm no contexto mundial e as mudanças exigidas pelas novas sociedades. Isso se reflete também na moda. Entre as discussões no IFW, destacava-se a importância de se exportar um estilo "turco" ou a opção de produzir roupas "sem fronteiras". Ser turco ou ser internacional, eis a questão.

Paulo Borges, em palestra promovida na semana passada em Istambul pela revista Elle turca, foi claro (e premonitório), ao dizer que, em negócios de vulto, nada se faz de forma acelerada. Ele deixou a plateia atônita ao ressaltar que o São Paulo Fashion Week - o evento que Istambul toma como modelo de crescimento - foi criado com planejamento de 30 anos. E não de cinco anos, como a Turquia espera ver os resultados dos investimentos substanciais aplicados na moda.

Moda premiada

Pela primeira vez um representante da indústria da moda recebe a Medalha dos Bandeirantes

Aconteceu na noite da terça-feira 31 a entrega da edição 2010 da Medalha dos Bandeirantes, condecoração do Estado de São Paulo que visa premiar as pessoas por seus méritos e serviços dignos de especial destaque prestados ao Estado e ao seu povo. Toda feita de prata, a Medalha tem um valor que transcende suas dimensões pequeninas: neste ano, pela primeira vez, eu fui um dos escolhidos para recebê-la, representando a indústria da moda nacional. E recebi o prêmio das mãos do governador Alberto Goldman.

"Essa medalha tem dois aspectos: o reconhecimento à indústria da moda, que realmente é muito importante do ponto de vista da economia. E também o reconhecimento ao Paulo Borges, que é essa pessoa que aqui no Brasil conseguiu transformar essa indústria em algo que não é apenas passageiro", disse o político. Amigos estilistas e empresários como Fause Haten, Nelson Alvarenga e Alberto Hiar estiveram presentes à cerimônia.

 

   


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS