- Anuncie
- Assine

   
 
Paulo Borges // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Capital do mundo novo
Istambul, na Turquia, quer se tornar uma das cinco capitais da moda mundial até 2023

Paulo Borges

 

 

Acontece entre os dias 25 e 28 de agosto a 3ª edição do Istanbul Fashion Week - o principal evento de moda da Turquia, voltado para promover estilistas e marcas da região. Mas resumir a semana de moda a apenas esse tagline seria como deixar boa parte de sua ambição de lado. Fruto de uma iniciativa do governo local em conjunto com associações do setor, o IFW tem como principal objetivo criar um núcleo de moda e design local e assim levar a "marca Turquia" para além dos parques industrias e fábricas têxteis.

Atualmente o país é o segundo maior fornecedor de tecidos e aviamentos da Europa. Marcas como Gucci, Dolce&Gabbana e Armani produzem boa parte de suas roupas em solo turco, aproveitando não apenas os tecidos de altíssima qualidade, como a mão de obra qualificada e a imensa atenção aos trabalhos manuais.

Hoje a indústria têxtil e do vestuário na Turquia é responsável por cerca de 20% da economia do país, dado que a coloca entre as principais fontes de renda e emprego na região. Porém, os impactos de crise começam a impor alguns desafios.

Com a falência dos bancos europeus, os produtos turcos tornaram-se caros demais para seu principal mercado consumidor (os demais países da Europa Ocidental). A desvalorização do Euro, somada à iminência de uma nova estiagem econômica, caso a Grécia não consiga se recuperar e a concorrência virtualmente imbatível vinda da China, são outras grandes ameaças que dificultam a evolução da indústria.

A solução encontrada pelos principais players do setor, e com aprovação do governo, foi investir na Turquia como uma marca. Incentivar características exclusivas do produto turco - qualidade e primor artesanal - e torná-lo conhecido ao redor do mundo.

Top models fazem parte do casting da Istanbul Fashion Week

 

Criar um terreno mais favorável para as grifes nacionais é outra solução encontrada pelos organizadores do IFW, evento que tem como inspiração e referência principal o São Paulo Fashion Week. Com planos de se tornar a 5ª semana de moda mais importante do mundo até 2023, os organizadores do IFW pretendem criar um núcleo de design que, além de ressaltar as qualidades da indústria têxtil, se torne uma fonte de renda alternativa para o país, conquistando novos mercados emergentes.

Entre os dias 25 e 28 de agosto, a equipe da Luminosidade vai conferir in loco os lançamentos do IFW com cobertura fotográfica, matérias e entrevistas exclusivas e um diário de bordo resumindo o dia a dia da semana de moda que pretende entrar para o top 5 mundial. Fiquem ligados no FFW.com.br

+ Site oficial do evento: ifw2010.com

 

 

   


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS