 |
“Nunca achei que perdi parte da adolescência por causa do trabalho. Consegui fazer todas as bagunças que queria”, conta ela |
 |
Renata relaxa em Campos fazendo o que mais gosta: posando para uma câmera |
EM CAMPOS DO JORDÃO, durante o ensaio de moda para Gente, Renata Kuerten fazia mil planos para mais uma temporada de trabalho em Nova York. Desde os 15 anos, quando deixou a pequena cidade de Braço do Norte, no interior de Santa Catarina, aprendeu que só a dedicação e a paciência dariam a ela o sucesso que tem hoje. “Não foi fácil me separar da família, dos amigos. Fui aprendendo tudo aos poucos e logo me encontrei na profissão. Nunca fiquei pensando se perdi um pedaço da adolescência, essas coisas. Estava concentrada na chance que obtive e fui em frente. Consegui fazer todas as bagunças que queria. Faço até hoje. Tenho 19 anos e às vezes as pessoas se esquecem disso. Nunca quero deixar de ter este espírito leve”, diz ela, sorrindo. E, para manter a mente tranquila e o corpo super em forma – são 52 quilos distribuídos em 1m 75 --, ela arruma tempo para três atividades que ama: ioga, circo e musculação. “Dou um jeito. Uma folga na agenda e saio correndo para um dos três”, conta.
São muitos editoriais de moda e campanhas. Renata recusa muito trabalho por falta de tempo. Mas jamais perde o foco. “Estou ao lado de profissionais competentes que me ajudam muito. E quero me dedicar bastante, juntar mais dinheiro. Não tenho vergonha nenhuma de dizer que ajudo minha família. Quero que eles fiquem bem”, diz a modelo com convicção. Da vida simples em Braço do Norte – ela é filha de agricultores –, a modelo lembra da infância simples, mas feliz. Apesar do sucesso na carreira, ainda sonha em fazer uma faculdade. “Não sei se quero administração, marketing ou letras”, declara com a indefinição de uma garota da sua idade. Alguém duvida que ela vai conseguir?
Figurino BARBARA BELA, MARCELO DEGANG E KAVALO, CUPCAKE E ATELIER CORTIÇO
Agradecimento MIRIAN TAWIL
 |
A modelo revela que teve infância humilde no interior de Santa Catarina |