Brasil: o mundo fashion está de olho
Suleman Anaya, do blog The Business of Fashion, diz que o Brasil está em ascensão e é a terra das oportunidades no mercado da moda
 |
Oscar Freire e Shopping Iguatemi, ambos em São Paulo: consumo de moda em alta no País |
Depois do WWD e das revistas Economist e Wallpaper agora foi a vez do blog The Business of Fashion ressaltar o boom do mercado de moda em solo verde e amarelo. “Algo especial está acontecendo no Brasil”, escreveu Suleman Anaya, que esteve em São Paulo durante a última edição do SPFW. “O país está conquistando seu espaço no cenário global, sendo que a moda tem um grande papel nesta ascensão.”
Na matéria publicada no dia 5 de agosto, Suleman comenta como o Brasil tem se mostrado uma terra de grandes oportunidades para grifes como Diane Von Furstenberg, Missoni, Chanel, Louis Vuitton e Gucci, que investem no mercado brasileiro. Um dado interessante da matéria é que, segundo o porta-voz da Gucci, a loja de São Paulo, localizada no Shopping Iguatemi, foi uma das que mais lucraram no ano passado.
O blog aponta como alavancas para esse sucesso o favorável cenário econômico, resultado de um clima político e social razoavelmente estável; o crescimento da classe média e o aumento da renda nacional (ainda que com grande índice de desigualdade); e a própria cultura brasileira que, segundo o jornalista, ajudou a construir um certo apuro estético e de qualidade no consumidor nacional.
Além de falar sobre marcas internacionais fincando raízes no Brasil, a matéria ainda cita o crescimento da moda feita por aqui, destacando que uma das maiores virtudes da moda brasileira é que ela é praticamente autossustentável. Ou seja, só o nosso mercado interno já dá conta de movimentar as engrenagens da indústria. Isso também contribui para que marcas locais comecem a estudar planos de internacionalização.
Suleman faz o contraponto citando a alta taxa de importação e exportação como um dos principais problemas a serem resolvidos tanto para grifes nacionais, como para o próprio consumidor brasileiro.
+ Leia na íntegra: businessoffashion.com
<< Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>