 |
San velis alisl ulla accum doleniam, quis digna feui ex e |
O ANO COMEÇOU com um marco para a indústria nacional. Se Eu Fosse Você 2, lançado em 1º de janeiro, se tornou a maior bilheteria de um filme brasileiro desde a retomada da produção cinematográfica na década de 90. A comédia estrelada por Gloria Pires e Tony Ramos levou mais de seis milhões de pessoas aos cinemas este ano.
O responsável pela maior bilheteria geral também é uma sequência. O público de A Era do Gelo 3, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, ultrapassou nove milhões. Em contrapartida, o grande vencedor do Oscar 2009 não foi uma típico filme hollywoodiano. Quem Quer Ser Um Milionário? é uma pequena produção sem elenco de famosos que reverencia Bollywood - a indústria de cinema da Índia.
Ao contar a história verídica de Harvey Milk, o político americano assumidamente homossexual, Milk, A Voz da Liberdade foi escolhido o melhor roteiro e garantiu ao ator Sean Penn seu segundo prêmio da Academia. Destaque entre a safra nacional deste ano, Salve Geral, de Sergio Rezende, é o candidato brasileiro a estatueta em 2010.
A franquia mais badalada foi Lua Nova, o segundo capítulo da saga Crepúsculo, e a surpresa ficou por conta da ótima comédia Se Beber Não Case, que fez do loirinho Bradley Cooper um dos novos queridinhos de Hollywood. Polêmica também não faltou: Brüno levou o humor politicamente incorreto de Sacha Baron Cohen a um novo patamar, enquanto Anticristo, terror psicológico do dinamarquês Lars Von Trier, causou repulsa no Festival de Cannes com suas cenas de mutilação.
E 2009 se encerra com Avatar ocupando mais de 600 salas. A ficção científica do diretor James Cameron é considerada uma revolução visual e tecnológica da sétima arte.
1 | 2 | 3 | Próxima >>