- Anuncie
- Assine

 
 
 
Música // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


AXÉ
O tabuleiro cosmopolita da baiana
Daniela Mercury celebra o samba e usa recursos eletrônicos com fartura em disco de inspiração tropicalista

Fotos DIVULGAÇÃO
A cantora faz dueto virtual com Carmen Miranda em Canibália

DE TODAS AS ESTRELAS DA AXÉ MUSIC, Daniela Mercury é a que mais tem ampliado os limites estéticos da música afro-pop-baiana.

Em seu disco Canibália, nas lojas do Brasil no fim do mês depois de ter sido lançado em Portugal e Argentina, a cantora se vale das liberdades antropofágicas herdadas da tropicália para pôr no mesmo caldeirão fervente samba, pop, eletrônica e até um r & b, "Life Is Beautiful", parceria da artista brasileira com o rapper norte-americano Wyclef Jean, projetado nos anos 90 no trio Fugees.

Rodeada pelo samba de Dorival Caymmi (1914 - 2008), de quem regrava, "O Que É que a Baiana Tem?" em dueto virtual com Carmen Miranda (1909 - 1955), Daniela cruza as fronteiras brasileiras em tom cosmopolita. Se "One Love" mixa o baticum afro-baiano com fartos beats eletrônicos, com direito a versos poliglotas, o reggae "Sol do Sul" ilumina o sonho de uma América do Sul mais integrada social e politicamente.

Entre duetos com Seu Jorge (o medley "Preta") e Margareth Menezes ( "Oyá por Nós"), em faixas mais identificadas com o universo da axé music, a cantora recria canção de Chico Buarque ( "O que Será?", 1976) com levadas contemporâneas e turbina o chorinho "Tico-Tico no Fubá" com a eletrônica que dá a Canibália tom mais universal. Tem novos balangandãs no tabuleiro da baiana. M.F.

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS