- Anuncie
- Assine

 
 
 
Aconteceu // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Claude Lévi-Strauss morre aos 100 anos
AE

Um dos maiores intelectuais do século 20, Claude Lévi-Strauss faleceu na madrugada de domingo 1º em sua residência em Paris. A notícia foi anunciada pela Editora Plon na terça-feira 3, mas a causa da morte não foi divulgada. Nascido em Bruxelas e criado em Paris, Lévi-Strauss lecionou sociologia na Universidade de São Paulo entre 1935 e 1939.

Naquela época, fez uma série de expedições ao norte do Pará e Brasil Central, quando colheu material para o clássico Tristes Trópicos. A morte do antropólogo teve repercussão mundial. Nicolas Sarkozy, presidente da França, declarou em nota: "Um grande sábio, sempre aberto ao mundo, um dos maiores etnólogos de todos os tempos, que elevou ao mais alto grau a reputação das ciências humanas e sociais francesas."

O músico Caetano Veloso relembrou a homenagem que fez a ele nos versos de sua música "O Estrangeiro", primeira faixa do álbum que leva o mesmo nome lançado em 1989: "O antropólogo Claude Lévi-Strauss detestou a Baía de Guanabara/ Pareceu-lhe uma boca banguela", diz a letra. Ex-presidente do Brasil e sociólogo, Fernando Henrique Cardoso divulgou a seguinte nota: "Lévi-Strauss foi um dos maiores antropólogos de todos os tempos. Suas contribuições, especialmente depois que publicou As Formas Elementares do Parentesco, revolucionaram a antropologia contemporânea." Lévi-Strauss completaria 101 anos em 28 de novembro.

Morreu
Na segunda-feira 2 morreu o fotógrafo de celebridades A. J. Sokalner após fotografar a cantora Lady Gaga em um evento em Nova York. Vítima de uma parada cardíaca, ele foi encaminhado ao hospital Bellevue, onde faleceu.

Liberado
Elton John recebeu alta de um hospital em Londres na manhã de quinta-feira 5 após ser internado no fim de semana para o tratamento de uma infecção bacteriana. De acordo com a assessoria de imprensa do músico, ele passa bem, mas precisou adiar alguns shows da turnê Red Piano.

AG. ISTOÉ

Suspendeu
A São Paulo Previdência (SPPrev) suspendeu na quarta-feira 4 duas pensões que totalizam R$ 13 mil, recebidas mensalmente por Maitê Proença. A instituição suspendeu o direito baseada no livro publicado pela atriz Uma Vida Inventada, no qual ela afirma ter constituído uma família durante os anos em que viveu com o empresário Paulo Marinho. Pela lei, o benefício é concedido apenas às filhas solteiras.

 

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS