- Anuncie
- Assine

 
 
 
Estilo // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


Casa
Porta-joias
O apartamento do designer de joias Mario Pantalena, em São Paulo, é o retrato de tudo que ele viu e viveu, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos

Silviane Neno

fotos Júlia Moraes/Ag. IstoÉ

Quand o era menino, um dos programas preferidos do designer de joias Mario Pantalena era acompanhar o pai nos leilões da Sotheby’s e da Christie’s, em Londres e Nova York. Ficava na pontinha dos pés para admirar a delicadeza de uma bailarina do romeno Demetre Chiparus (1886-1947), radicado em Paris. Assim foi treinando o olhar e aprendendo a reconhecer o valor de uma obra de arte. O resultado não podia ser outro: seguindo os passos do pai e do avô, Mario se tornou mestre na concepção de peças delicadas e, claro, um colecionador. O apartamento no bairro dos Jardins, em São Paulo, guarda boa parte do acervo herdado da família e um outro, que ele mesmo arrematou desde que passou a assinar os próprios cheques.
Há ali também o seu lado arquiteto. Há pouco mais de 20 anos, quando entrou na faculdade, Mario viu na arquitetura o meio mais próximo de chegar ao desenho de joias, a paixão da família. Com o tempo, pouco tempo, aprendeu direitinho como dar bossa ao próprio espaço. Já no hall de entrada, forrado de tecido vermelho, vê-se uma de suas relíquias: uma “Deusa Pagã da Primavera” do francês René Lalique (1860- 1945) dá as boas-vindas. O apê é pontuado de pequenos tesouros como o quadro do italiano Giuseppe de Ribeira, do século 16, um dos expoentes da escola veneziana.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>


Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS