- Anuncie
- Assine

 
 
 
Música // Home
 
- Edição Atual
- Anteriores
 
- Imagens
- Frases
- Urgente
- Moda
- Estilo
- Fernanda Barbosa
- Paulo Borges
- Agito
- Aconteceu
- Celebridade
- Reportagens
 
- Cinema
- Música
- Livros
- Teatro
- Gastronomia
- Televisão
 

Atualize-se com a
IstoÉ Gente!




- Fale Conosco
- Expediente
- Anuncie
- Assine
- Loja 3
 

 


MPB
Fé no amor e nos santos
Maria Bethânia lança dois grandes discos em que reafirma devoção aos sambas da Bahia e às canções caipiras

Tua e Encanteria figuram entre os melhores da discografia da baiana

MARIA BETHÂNIA DECIDIU lançar dois álbuns de repertórios inéditos, tal como em 2006, quando revirou suas memórias das águas ao gravar os CDs Mar de Sophia e Pirata. Encanteria e Tua têm conceitos distintos, mas complementares.

O primeiro aborda a festa da fé - inclusive a religiosa - no ritmo dos sambas que reproduzem a cadência do Recôncavo Baiano. Com direito a louvações aos santos católicos e aos orixás do candomblé. Voltado para as canções românticas, o segundo tem tom mais suave. Ambos reafirmam a devoção da cantora às canções caipiras. A viola é instrumento recorrente nos dois discos.

Tanto Tua quanto Encanteria confirmam o grande momento da intérprete, cujo canto parece envelhecer como um vinho. Essa excelência forma vocal é posta a serviço de um repertório que reitera o estilo de Bethânia com sutis inovações como a convocação da carioca Orquestra Portátil de Música para gravar "Encanteria" e o samba "Feita na Bahia".

O dueto com Lenine em "Saudade", interiorana faixa de Tua, se destaca entre canções expressivas de Adriana Calcanhoto e Roque Ferreira, o compositor mais presente e inspirado dos dois discos. A presença de virtuoses como Hamilton de Holanda - cujo bandolim acentua a beleza de "Remanso", obraprima de Moacyr Luz e Aldir Blanc - contribui para que os álbuns figurem entre os melhores da discografia da artista.

(M. F.)

 



Copyright © 2009 - Editora Três Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
ContentStuff Media Solutions | Gestão de Conteúdo | CMS